TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TRANÇAS DE BINTOU

Ensaios: AS TRANÇAS DE BINTOU. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.514 Palavras (7 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA LICENCIATURA

SILVIA ROBERTA DOS SANTOS

AS TRANÇAS DE BINTOU

Goiânia GO

2013

SILVIA ROBERTA DOS SANTOS

AS TRANÇAS DE BINTOU

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia licenciatura da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas:

Ensino de Artes e Música; Ensino e Alfabetização II; Fundamentos da Gestão Educacional; Ensino da Matemática na Educação Infantil; Ensino da Natureza e Sociedade; Seminário V.

Professor (a): Laura Célia Cabral, Raquel Franco,

Andréia Zompero, Helenara Sampaio, Vilze Vidotte.

Tutora Eletrônica: Maria Fernanda Oliveira

Tutora de sala: Flavia Silva Oliveira.

Goiânia GO

2013

INTRODUÇÃO:

O livro “As tranças de Bintou” é um conto escrito pela autora Sylviane A. Diouf.

Relata a historia de uma garotinha chamada Bintou que sonhava em ter tranças e se livrar dos birotes, que eram um tipo de coque nos cabelos e ela achava feio, sonhava que os passarinhos faziam ninho nos seus birotes.

Bintou admirava as longas tranças de sua irmã, e vivia sonhando com aquelas tranças.

Pois o trabalho relata sobre esse tema, a diversidade cultural dos afro- descendentes, mostrando um povo rico por seus conhecimentos e valores.

Este trabalho também faz uma intertextualidade com o texto “uma abordagem integrada da aprendizagem” pois ele abrange as áreas do conhecimento.

Síntese Reflexiva:

As tranças de Bintou é relata a historia de uma garotinha chamada Bintou, que sonhava em ter tranças e se livrar dos birotes, que eram um tipo de coque nos cabelos e ela achava feio, sonhava que os passarinhos faziam ninho nos seus birotes,

Bintou admirava as longas tranças de sua irmã, e queria muito ter o cabelo igual.

Um dia sua avó Soukeye conta a ela uma historia e explica porque as crianças da aldeia não usam tranças, então Bintou fica mais conformada com as explicações de sua avó. A avó de Bintou passa óleo perfumado em seus cabelos, faz birotes e os enfeita com laços e pássaros amarelos e azuis, e quando Bintou olha no espelho se acha muito bonita.

Podemos perceber a historia valoriza a diversidade cultural e os afro descendentes que são um povo rico em valores e conhecimentos, e que cada povo tem sua historia, seus costumes e origens, que devem ser valorizados e tratados sem preconceitos.

No texto Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem, no primeiro parágrafo, relata o seguinte: Ao permitirmos que as crianças percebam conceitos mais abstratos funcionando na realidade de seu mundo familiar, forja-se outro elo significativo de aprendizagem. Isso mostra que a criança aprendeu outro conceito fundamental para seu desenvolvimento cognitivo. Na historia de Bintou isso ocorre quando a criança não se conforma e questiona porque não pode ter tranças. Então entra ai a figura de uma pessoa experiente como a avó de Bintou. Pois assim como nas experiências cientificas o aprendizado passa de geração para geração.

Percebemos que a leitura desta historia faz se uma intertextualidade com o texto cientifica: Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem, devendo e podendo-se usar diversas atividades integrando a educação cientifica.

Segundo Howard Gardner: as crianças percebem que há um elo entre os conceitos abstratos e a realidade do seu mundo familiar, constituindo assim um elo significativo de aprendizagem através das diversas formas de inteligências.

GARDNER (2002, p.46) entende por inteligência “a capacidade de resolver problemas ou dificuldades genuínos que ele encontra e, quando adequado a criar um produto eficaz, e deve também apresentar o potencial para encontrar ou criar problemas, por meio disso propiciando um alicerse para aquisição de conhecimento novo. Gardner cataloga sete inteligências: lógico-matemática, lingüística, musical, corporal-cinestésica, espacial e pessoal (esta última consolida a interpessoal e intrapessoal).

Na inteligência lógico matemática a criança que tem aptidão especial apresenta facilidade para fazer cálculos, resolver problemas, contar e criar noções práticas de raciocínio.

A inteligência linguistica é a habilidade de usar a linguagem para convencer, estimular, agradar ou transmitir idéias.

A inteligência reproduzir musical se manifesta através de habiblidade para apreciar, compor ou uma peça musical. Inclui discriminação de sons, habilidades para notar temas musicais, rítimos, timbres e habilidades para produzir.

A inteligência cinestesica se refere a habilidade de resolver problemas, usar a coordenação motora grossa e fina, a criaça dotada dessa inteligência demonstra habilidade atlética ou coordenação motora fina perfeita.

A inteligência espacial é a capacidade que a crinaça tem para perceber o mundo visual e espacial de uma forma precisa e de manipular formas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com