TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS HISTÓRICOS E CONCEITOS DA DANÇA CRIATIVA

Trabalho Escolar: ASPECTOS HISTÓRICOS E CONCEITOS DA DANÇA CRIATIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  9.223 Visualizações

Página 1 de 4

ASPECTOS HISTÓRICOS E CONCEITOS DA DANÇA CRIATIVA

Na década de 40, a dança vem sido utilizada como forma de tratamento de problemas de aprendizagem, depressão, ansiedade, agressividade, apatia, autismo, tendo revelado resultados positivos no desenvolvimento do autoconceito e da imagem corporal. No século XX, Rudolf Van Laban e Margaret H'Doubler, foram as influências mais importantes na criação e difusão dos discursos e práticas da "dança criativa" no âmbito Internacional. A criatividade é a capacidade de a pessoa produzir várias ideias, descobertas, invenções e reestruturações, que são aceites pelos especialistas como elementos valiosos no domínio das Ciências e da Arte, que é caracterizado por todos os seres humanos. É uma forma de arte, tem lugar na recreação e no palco.

Nas Diretrizes Curriculares do Paraná, a dança é a manifestação da cultura corporal responsável por tratar o corpo e suas expressões artísticas, estéticas, sensuais, criativas e técnicas que se concretizam em diferentes práticas, como nas danças típicas (nacionais e regionais), danças folclóricas, danças de rua, danças clássicas entre outras.

Sendo nas escolas, o que se procura não é a criação a perfeição ou/a execução de danças sensacionais, mas sim o efeito benéfico que a criatividade da dança tem sobre o aluno, pois a dança criativa é caracterizada pelo uso do corpo seguindo de movimentos previamente estabelecidos (coreografia), ou improvisados (dança livre), pode existir de manifestação artística ou como forma de divertimento ou cerimônia.

Ainda nas escolas Alguns assuntos podem ser discutidos com os alunos, como o uso exacerbado da técnica, mostrando que a dança pode ser realizada por qualquer pessoa Educação Física independentemente dos seus limites. A dança é uma forma de libertação do ser e promove a expressão de movimentos.

BENEFÍCIOS DA DANÇA CRIATIVA

Arce & Dácio (2007) afirma que a realização de exercício físico é importante tanto para nossa saúde corporal como nossa saúde mental, psicológica e emocional. Com a dança vamos estimular a criatividade e a memorização do praticante, sendo assim, a dança vai proporcionar essa interação entre corpo e mente.

A modalidade de dança trabalha a coordenação motora, agilidade, ritmo e percepção espacial, desenvolve a musculatura corporal de forma integrada e natural, permite uma melhora na autoestima e quebra de diversos bloqueios psicológicos, possibilita convívio e aumento do rol de relações sociais e torna-se uma opção de lazer.

Na vida da criança, a dança deixou de ser apenas uma formação artística e passou a fazer parte do seu desenvolvimento como ser humano, com o outro e com seu meio. A criança vai estar fixada no movimento com uma linguagem especial de comunicação e não em um objeto ou em uma pessoa.

A dança criativa tem o enfoque no equilíbrio entre os desafios com as capacidades pessoais, consideram-se como desafios os fatores de movimento: espaço, tempo, peso e fluência, as capacidades foram consideradas as habilidades motoras fundamentais classificadas por Gallahue (2001).

A DANÇA CRIATIVA NO CONTEXTO ESCOLAR

Na prática, o professor poderá aliar aos aspectos culturais e regionais específicos, vivências desses diferentes estilos de dança, possibilitando a liberdade de recriação coreográfica e a expressão livre dos movimentos.

No ambiente escolar, segundo Costa, et sal (2009), a dança vai estimular a capacidade de expressão do aluno, através de atividade corporativa e física, que mantém o corpo em forma, propiciando assim a capacidade cognitiva, cultural, sensitiva do aluno, na escola o estudo da dança, não deve priorizar as técnicas, execução de movimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com