TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIENCIAS CONTABEIS

Pesquisas Acadêmicas: ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIENCIAS CONTABEIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  3.227 Palavras (13 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

DESENVOLVIMENTO 4

CONCEITO, OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE 4

ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL 4

A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL 5

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 5

A MISSÃO DA EMPRESA 6

A VISÃO EMPRESARIAL 6

PROCESSO ADMINSTRATIVO 7

AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES 8

ASPECTOS JURÍDICOS RELEVANTES PARA O PROFISSIONAL CONTÁBIL 8

PRINCIPAIS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS PRESENTE NOS CÁLCULOS CONTABEIS 10

CONCLUSÃO 13

REFERÊNCIAS 14

INTRODUÇÃO

Neste trabalho estão expostos os aspectos introdutórios em Ciências Contábeis e o objetivo proposto é de grande importância para o profissional Contábil garantir uma visão clara e fundamental da Contabilidade. O seu funcionamento, sua gestão, os direitos e deveres, a estrutura Patrimonial, escrita fiscal, a missão da contabilidade, a visão empresarial, o processo administrativo, o ambiente das organizações, os aspectos jurídicos e os cálculos matemáticos presentes na contabilidade.

Quando imaginamos uma empresa, dificilmente conseguimos vê-la desassociada à contabilidade.

A história da Contabilidade é tão antiga quanto à própria história da civilização, daí se conclui que, já naqueles tempos, o homem se preocupava em ter o controle dos estoques dos seus bens.

Diante destas necessidades dos homens, onde eles criam organizações nas mais diversas áreas do relacionamento, vamos abordar no decorrer deste trabalho os aspectos necessários para o inicio do entendimento da contabilidade e sua aplicabilidade nas empresas.

O estudo da Contabilidade transforma-se numa fonte de informações na medida em que pode facultar a qualquer momento o conhecimento da situação da empresa e o andamento dos seus negócios.

CONCEITO, OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE

A Contabilidade é o grande banco de dados históricos da Empresa. Ela é conceituada como uma ciência que apura, controla e interpreta o patrimônio das Entidades.

Francisco D’Auria, um dos principais estudiosos no Brasil, por sua vez, assim à define:

“..A Contabilidade é .a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica”.

O Patrimônio das entidades é o objeto da Contabilidade e tem como objetivo analisar, mensurar, registrar e controlar o patrimônio, fornecer informações aos seus usuários para tomada de decisões.

Podemos dizer, que a Contabilidade é uma técnica de gestão que tem como finalidade a determinação da situação patrimonial das empresas e dos seus resultados.

ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL

A Escrituração Contábil é o registro dos fatos contábeis de acordo com o método das partidas dobradas considerando o plano de contas e observando os princípios e normas contábeis. A Escrituração é realizada no livro Diário e Livro Razão.

O Livro diário é obrigatório, todas as empresas devem fazer os lançamentos na ordem cronológica, observando dia, mês e anos, os registros devem ser numeradas, encadernados e registrados em órgãos competentes, como juntas comerciais e cartórios.

O Livro-razão, é um livro atualmente obrigatório, é indispensável em qualquer tipo de empresa. Por meio deste livro, controla-se a movimentação ocorrida individualmente em cada conta, isto é, cada folha desse livro é destinada a uma única conta. O livro razão aponta o saldo diário de cada conta utilizada pela Empresa.

A contabilidade deve escriturar toda a movimentação financeira, inclusive bancária, contendo a movimentação das contas: caixa, bancos conta corrente, bancos conta aplicações, numerários em trânsito, entre outras. Uma empresa que não possui escrituração contábil é uma entidade sem memória, sem identidade e sem as mínimas condições de sobreviver ou de planejar seu crescimento. As informações geradas pela Contabilidade são úteis e de interesse de uma extensa gama de usuários, que podem ser internos (administradores em todos os níveis) ou externos (investidores, fisco e instituições financeiras, etc). A escrituração contábil completa é incontestavelmente necessária à empresa de qualquer porte, como principal instrumento de defesa, controle e gestão do seu patrimônio.

A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL

A Contabilidade é uma ferramenta indispensável na gestão empresarial. Ela não é somente um simples atendimento das legislações vigentes e cálculo de impostos, mas também uma ferramenta que soluciona problemas, antecipa situações e explica mudanças ocorridas no patrimônio.

Os processos de Gestão visam organizar as rotinas, definir objetivos e metas, planejar e executar estratégias, reduzir custos, prestar contas em relação às metas traçadas e desenvolver lideranças.

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

As demonstrações contábeis devem evidenciar informações úteis e diferenciadas para cada tipo de usuários, internos e externos. Devem prover informações úteis para as tomadas de decisões econômicas.

As demonstrações contábeis Internas não são obrigatórias, elas fornecem informações importantes aos gestores e as demonstrações externas são obrigatórias e são para uso do público em geral por isso tem formato e regras obrigatórias por lei. Como exemplo temos: Balanço patrimonial, Demonstração do resultado do exercício DRE, Demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados DLPA, Demonstração das mutações do patrimônio líquido DMPL, Demonstração do fluxo do caixa DFC, Demonstração do valor adicionado DVA.

As demonstrações Contábeis obrigatórias são o balanço patrimonial e a demonstração do resultado do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com