TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTABEIS

Casos: ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTABEIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  9.680 Palavras (39 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 39

1 INTRODUÇÃO

Ao longo deste estudo foi obtidas informações através dos Livros didáticos e várias outras fontes de pesquisas, na qual tive a oportunidade de ampliar meus conhecimentos enriquecendo o vocabulário.

Tendo com parâmetro uma atividade abordando alguns tópicos em relação às Rotinas Trabalhistas e Contabilização. Iniciamos este estudo com as Rotinas Trabalhistas que se trata das rotinas para contratação de funcionários e alguns outros temas que envolvem este assunto. Diferenças Individuais que praticamente trata-se da importância de um sistema de gestão dentro de uma empresa, ele pode ser definido como um conjunto de procedimentos e ações para gerir ou administrar uma organização, de forma a obter o melhor resultado da organizacional.

Serão abordados assuntos bem técnicos sobre Processos Contábeis, descrevendo como é o processo de abertura de uma empresa de prestação de serviços, sendo citado o passo a passo. E também os procedimentos junto a Junta Comercial para a Abertura de uma empresa.

Já no tópico de Descontos Simples, refere-se o que seria um desconto de Títulos, evidenciando principalmente as diferenças conceituais entre eles, como por exemplo, quais são os tipos de descontos, quais são os principais títulos em que se aplicam tais operações. Exemplificando uma situação de desconto de título e seu respectivo cálculo.

Para Análise mercadológica Regional será descrito alguns conceitos de alguns tópicos de microeconomia que devem ser observados para analisar o mercado regional para a abertura de uma empresa de construção civil, considerando alguns itens importantes que serão descriminados neste tópico.

2 DESENVOLVIMENTO

Este estudo nos mostra a importância das Rotinas Trabalhistas e Contabilização. E com pesquisas realizadas sobre alguns tópicos, visa ressaltar a necessidade dos mesmos para um bom funcionamento no Setor de Recursos Humanos das empresas e os reflexos diretos que produzem na contabilidade geral e gerencial destas. Na sequencia serão apresentadas algumas dessas informações.

2.1 ROTINAS TRABALHISTAS

Elas envolvem a relação de emprego desde a admissão até a demissão de funcionários. Sabendo que a admissão, é onde ocorre o registro de empregados com anotações na carteira de trabalho, elaboração do contrato de trabalho em experiência, contrato de trabalho por tempo determinado ou indeterminado, declaração de dependentes para fins de imposto de renda, ficha e termo de responsabilidade de salário-família.

Durante o tempo de trabalho que o empregado permanece vinculado à empresa, é necessário o cuidado sobre o quadro de horário de trabalho, apontamento de jornada de trabalho e outras rotinas específicas de cada empresa. Lembrando que para ocorrer à admissão legal de um funcionário é necessária uma rotina de admissão.

As rotinas trabalhistas dependem do aprendizado conceitual da relação de empregado e, nós que estudamos para sermos contadores futuramente, necessitamos de conhecimentos sobre as diferenças entre empregado/empregador e os diversos tipos de trabalhadores. Com isso, todas as características necessárias para ser um empregado e se enquadrar nos direitos e deveres é algo que todos os dias serão utilizados nas rotinas trabalhistas de uma empresa. Alguns dos itens mais importantes serão citados no decorrer deste estudo.

2.1.1 CTPS - Carteira de Trabalho e Previdência Social

De acordo com a regulamentação do Decreto n.º 22.035, de 29 de outubro de 1932, a Carteira de Trabalho e Previdência Social tornou-se documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço à outra pessoa, seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza domestica.

A Carteira de Trabalho e Previdência Social é hoje, por suas anotações, um dos únicos documentos a reproduzir com tempestividade a vida funcional do trabalhador. Assim, garante o acesso a alguns dos principais direitos trabalhistas, como seguro-desemprego, benefícios previdenciários e FGTS.

A nova CTPS é emitida por meio de um sistema informatizado que permite a integração nacional dos dados, impedindo as emissões em duplicidade, e forma um banco de dados do trabalhador que contém informações dos dados da qualificação civil do trabalhador e outros complementares:

A CTPS será emitida para todos os solicitantes com idade igual ou superior a 14 anos. A contratação dos menores que se enquadrem na faixa etária entre os 14 e 16 anos é da responsabilidade do empregador que, quando necessário, deverá comprovar a sua condição de menor aprendiz.

Para a emissão da 1ª via será necessário todos os documentos pessoais e documentos que contenham informações necessárias ao preenchimento da qualificação civil. Já na emissão da 2ª via somente se emite em caso de extravio, furto, roubo, perda, continuação ou danificação. Nesta ocasião, o requerente deverá apresentar, além de documentos e fotos, o Boletim de Ocorrência Policial, ou declaração de próprio punho, “sob as penas da lei”; e comprovar o número da CTPS anterior por meio de alguns documentos.

2.1.2 Exame admissional

O Exame Admissional está previsto no artigo 168 da CLT. É um exame médico simples e obrigatório solicitado pelas empresas antes de firmar a contratação de um funcionário com carteira assinada (CLT). Sendo necessário para comprovar o bom estado de saúde físico e mental do novo funcionário para exercer a função a que será destinado.

Este exame inicia com uma entrevista sobre doenças ou licenças de empregos anteriores. É realizado por um médico com especialização em medicina do trabalho, pois é ele quem identifica doenças ocupacionais. O médico questiona se o trabalhador sofre alguma doença ou mal estar, mede pressão arterial, batimentos cardíacos e etc.

2.1.3 Registro do empregado

O registro de empregados é um dos meios utilizados para comprovação de tempo de serviço perante a Previdência Social, servindo também para provar a vinculação entre empregado e empregador. As empresas individuais ou coletivas que, assumindo os riscos da atividade econômica, admitem, assalariam e dirigem a prestação pessoal de serviços que estão obrigadas a registrar seus empregados, inclusive aposentados, que retornam à atividade, menores e estrangeiros, em livros ou fichas próprios.

Esta obrigatoriedade é extensiva aos empregadores rurais. Estende-se aos profissionais liberais, às instituições beneficentes, às associações recreativas ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com