TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS ÉTICOS E LEGAIS DOS PROCESSOS

Por:   •  22/10/2019  •  Resenha  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1] 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

CAMPUS V – MINISTRO ALCIDES CARNEIRO

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SOCIAIS APLICADAS CURSO BACHARELADO EM ARQUIVOLOGIA

DISCIPLINA: ASPECTOS ÉTICOS E LEGAIS DOS PROCESSOS

INFORMACIONAIS

PROFª SUERDE MIRANDA DE OLIVEIRA BRITO

 

EQUIPE: CLAUDIO DE LIMA  

JONAS RUFINO

JOAQUIM PEREIRA

VANESSA DOS SANTOS AZEVEDO  

 

O Jeitinho Brasileiro possui duas faces: a positiva e negativa. A positiva está ligada ao jeito leve de ser junto com bom humor, criatividade e cordialidade, está conectado também com o modo de enfrentar as adversidades encontradas ao longo da vida, as desigualdades sociais e as complexidades dos serviços públicos e das legislações pertinentes e burocráticas. Segundo o psicólogo André Rabelo, “o jeitinho brasileiro pode ser entendido como um tipo de ação visando obter benefício próprio ou a resolução de um problema prático, fazendo uso da criatividade, cordialidade, engano e outros processos sociais”. A face negativa é encontrada quando esse jeitinho passa a prejudicar alguém ou um grupo social, quando envolve sentimento pessoal nas relações a fim de criar regras particulares que favorecem a si próprio ou parentes e amigos, flexibilizando ou quebrando regras são para todos, ou seja, a pessoalização acima do dever.  

Um dos exemplos práticos do jeitinho aplicado no cotidiano é o costume brasileiro no qual cada cidadão interpreta as leis da maneira que julgar necessário, como ocorre em grande frequência nas leis de trânsito, cada motorista faz o que quer, simplesmente por achar que seu pensamento está correto, ignorando o que está escrito no Código de Trânsito Brasileiro.  

O maior exemplo de jeitinho brasileiro é a corrupção existente no País, que vai de uma pequena fraude até a corrupção mais graúda, no programa Encontro com Fátima Bernardes, Roberto DaMatta aborda que a “Corrupção é o pior tipo de Jeitinho possível”.  

A diferença de aplicação da punição para o infrator dependendo do seu poder aquisitivo, e talvez a forma mais conhecida de jeitinho, porém essa prática está enraizada na nossa sociedade em todos os níveis e classes, a ideia de “tirar vantagens” de alguma situação ou de alguém e vista por muitos como uma coisa para se gabar e não de se envergonhar.

 

         


 

REFERÊNCIAS

 

BARROSO, Luís Roberto. Ética e jeitinho brasileiro. Disponível em:

Https://oglobo.globo.com/rio/artigo-etica-jeitinho-brasileiro-21784078.  

Acesso em 10 setembro 2019.

 

JOSÉ, Jair. A cultura do Jeitinho Brasileiro. Disponível em:

Https://administradores.com.br/artigos/a-cultura-do-jeitinho-brasileiro.  Acesso em 10 setembro 2019.

 

DAMATTA, Roberto. Corrupção é o pior tipo de jeitinho possível. Disponível em:

Https://globoplay.globo.com/v/2508516/. Acesso em 10 setembro 2019. 

 MOTTA, Fernando C. Prestes; ALCADIPANI, Rafael. Jeitinho brasileiro, controle social e competição. Revista de Administração de Empresas, v. 39, n. 1, p. 6-12, 1999.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (116.7 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com