TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Buscar melhor compreender os aspectos envolvidos no processo de individuação de um indivíduo

Por:   •  18/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  4.245 Palavras (17 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 17

  1. OBJETIVO


1.1 OBJETIVO GERAL

Buscar melhor compreender os aspectos envolvidos no processo de individuação de um indivíduo.

1.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Mobilizar e conscientizar as pessoas para que possam refletir sobre a possibilidade de se autoconhecerem por meio da vivência simbólica;
  • Melhor compreensão sobre o processo de individuação;
  • Aprofundar o conhecimento acerca da psicologia analítica;
  • Construir caminhos que possam direcionar as pessoas para a sua verdadeira escolha.

  1. INTRODUÇÃO

        A representação é uma metáfora da jornada ao autoconhecimento que todos nós somos convidados a fazer na vida, mas que poucos têm coragem de aceitar. Como podemos dar sentido à vida, considerando o processo de individuação frente à batalha do tempo que travamos todos os dias? 

        O conceito de individuação desempenha papel muito importante em nossas vidas, pois a individuação, em geral, é o processo de formação e particularização do ser individual e, em especial, é o desenvolvimento do indivíduo psicológico como distinto do conjunto, da psicologia coletiva. É, portanto, um processo de diferenciação que objetiva o desenvolvimento da personalidade individual. 

        Jung afirma que o processo de individuação, mesmo chegando-se ao topo, não é um processo linear, porque não há um final. É um processo em espiral ascendente, porque o si mesmo não é fechado, mas dinâmico. Estar consciente de que temos um potencial em nós a ser descoberto é fundamental para que tenhamos mais autodomínio sobre nós mesmos e a nossa vida. Porém, como tornar este processo uma realidade para nós? E quando de fato sabemos que dele estamos fazendo parte?

- Quando nos tornamos mais conscientes, saindo do piloto automático,

- Buscando utilizar o tempo a nosso favor,

- Melhorando as nossas escolhas diárias,

- Interagindo de forma mais autêntica,

- Desenvolvendo a empatia, sermos mais gratos e saber reconhecer o que nos acontece de bom e não só criticar.

        Sobre isso Jung, citado por Dorst nos diz: “É preciso ocupar-se consigo mesmo, senão não há como tornar-se alguém, senão nem é possível desenvolver-se. O objetivo do diálogo interior consigo mesmo é, em última análise, este quanto mais […] alguém se torna consciente de si mesmo mediante o autoconhecimento e o agir correspondente, tanto mais desaparece aquela camada do inconsciente pessoal acumulada sobre o inconsciente coletivo. Por essa via, surge uma consciência que não está mais enredada no mundo mesquinho e pessoalmente sensível do Eu, mas que participa de um mundo mais amplo, do objeto.  Essa consciência ampliada não é mais aquele emaranhado sensível e egoísta de desejos, temores, esperanças e ambições pessoais, que precisa ser compensado ou então também corrigido por tendências contrárias pessoais e inconscientes, mas é uma função relacional vinculada ao objeto, ao mundo, a qual transfere para dentro de uma comunhão incondicional, compromissiva e indissolúvel com o mundo.” (p.31/32)

        Ribas (2017) em seu processo de autoconhecimento cita uma frase de Jung que nos diz algo significativo: “uns sapatos que ficam bem numa pessoa são pequenos para outra; não existe uma receita para a vida que sirva para todos.” (p.72) Portanto, devemos descobrir a nossa melhor forma de iniciar este processo sabendo, por princípio, que ele é individual, não é fácil, não é linear, mas é, antes de tudo, primordial para as nossas vidas.

        Deixo aqui uma dica que vem me ajudando muito nestes últimos meses: O primeiro é um bom processo de análise. Este processo ajuda o indivíduo a estar atento e perfeitamente centrado no que está vivendo. Com a prática, o processo torna-se natural e é possível permanecer nesse estado a maior parte do tempo. Nosso desejo é que todos possam usufruir desta vida, para que ela, de fato, possa ter um sentido para cada um. Que não sejamos apenas repetidores de ideias e de formas de atuar no mundo, mas que tenhamos consciência e respeito pela nossa vida que, a princípio, é uma só.

        O caminho possível é este, o desenho da rota é seu.

  1.  O EIXO EGO-SELF
  1. DESCRIÇÃO DO PROJETO

O projeto tem uma base teórica junguiana e transpessoal, tem como objetivo principal auxiliar as pessoas a entrarem em contato com os aspectos relacionados ao Self através do processo de individuação, o que implica em um processo de autoconhecimento e de escolha pessoal. Realizamos um cenário fictício em que os personagens são postos a entenderem o caminho para a individuação e como fazem esse percurso durante a vida. Os temas pesquisados são: Consciência, Inconsciente Pessoal e Coletivo, Arquétipos (Persona, Sombra, Anima/Animus e Self) e Processo de individuação.

        O vídeo exposto contará com a representação do dialogo entre os principais arquétipos com o Ego (a própria Larissa sendo representada), ocorrendo dentro da sua psique, com base na realidade de uma estudante de faculdade que tem o costume de mentir deliberadamente para seu namorado e colegas. Isto é um dos fatores que tem impedido que seu processo de individuação se inicie, tendo outros, mas achou por bem expor apenas um assunto, para não dificultar a explicação e o entendimento.

  1. PERCURSO TRANSFORMADOR

        O papel do dialogo dos arquétipos, inicialmente deve ser o de mobilizar as pessoas a terem o desejo de se transformar, que nem sempre é algo fácil. Percebemos que este processo depende da maturidade emocional. Assim, começamos o projeto propiciando que as pessoas reconheçam e percebam com quais símbolos, imagens ou valores está identificado. Estes são os passos para sermos despertados pelo universo simbólico. Quando a mente explora um símbolo, segundo Jung, as ideias são conduzidas fora do alcance da razão. A imagem ou palavra, segundo Jung (1987), pode ser simbólica, na medida em que implica algo além do seu significado manifesto e imediato, apresenta um aspecto inconsciente mais amplo, que nunca é precisamente definido ou esgotado.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (163.5 Kb)   docx (304.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com