TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASSESSORIA E CONSULTORIA EM SERVIÇO SOCIAL

Artigo: ASSESSORIA E CONSULTORIA EM SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  3.692 Palavras (15 Páginas)  •  3.295 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PÓLO PAU DOS FERROS /RN

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: ASSESSORIA E CONSULTORIA EM SERVIÇO SOCIAL

PROFESSORA EAD: ANA LUCIA A. ANTONIO

KELLY DANIELLY DE CARVALHO RA: 344578

MARIA NI KELLY GOMES DA SILVEIRA RA: 293533

NERY GERDANIA COSTA SILVA RA: 293538

ASSESSORIA E CONSULTORIA EM SERVIÇO SOCIAL

PAU DOS FERROS/RN

2014

INTRODUÇÃO

Este trabalho destina-se a desenvolver os conceitos de assessoria e consultoria dentro do campo de Serviço Social, mostrando algumas áreas de atuação, como assessoria e consultoria a outros profissionais da área, organização política dos indivíduos e na gestão de políticas sociais.

Veremos a possibilidade de realizar assessoria e consultoria em serviço social, problematizando estratégias de atuação profissional nas áreas de assistência social, saúde, envelhecimento, criança e adolescente, organização politica da profissão, meio ambiente e sociojurídico , compreendendo o que é assessoria e qual a relação sobre os principais campos de atuação profissional em serviço social.

Pode-se analisar a demanda de assessoria ao Serviço Social como sendo um processo de trabalho para a profissão. As assessorias são consideradas formas indiretas de prestações de serviços a órgãos governamentais, não-governamentais e empresas privadas, sendo que o profissional responsável pela execução desta atividade instrumental, normalmente, não tem vínculo empregatício e atua como prestador de serviço para a organização demandatária.

ASSESSORIA NO SERVIÇO SOCIAL

Segundo o dicionário, a palavra assessorar tem o significado de “dar assessoria a alguém de alguma necessidade ou tarefa, orientando-o; servir de assessor, auxiliar” e pode ser sinônimo da palavra ‘aconselhar’. O assessor é quem assiste ou assessora, é um ajudante, assistente, auxiliar; que tem como função profissional auxiliar um cargo superior nas suas funções.

A assessoria para o profissional de Assistente Social é uma ampliação do seu campo de trabalho, pois segundo Fonseca (2005, p.24) “a população usuária cresce, torna-se complexa e se organiza através de serviços”, fazendo com que o profissional procure estar sempre atualizado, se qualificando profissionalmente para atender as novas demandas. Assim, o profissional se torna capaz de realizar atividades de assessoria e consultoria nos diversos campos relacionados à implantação e orientação de conselhos gestores de políticas públicas, elaboração de planos, acompanhamento e avaliação de projetos, dentre outros.

Segundo Antonio (2013), a prática profissional se iniciou a partir dos anos 70 e vem crescendo desde então: A trajetória das práticas de assessoria/consultoria no Serviço Social teve suas raízes no final dos anos 1970 e início dos anos 1980 (período de ditadura militar) e acompanhou os movimentos sociais e, consequentemente, o processo de renovação da profissão. (ANTONIO, 2013, p.

A remota produção dos anos de 1970 apresenta a assessoria como uma estratégia de atuação que visa à superação da tricotomia de intervenção, à época, do Serviço Social: caso, grupo e comunidade. Aponta para a riqueza da atuação profissional na assessoria, mas já indica a nebulosa compreensão do que seja assessoria, a partir de entrevistas com assistentes sociais que se julgam assessores.

Os assistentes sociais podem ser excelentes assessores, desde que garantam a sua capacitação profissional continuada, esta, aliás, uma necessidade intrínseca para atuação competente em qualquer área de trabalho. A formação profissional e a experiência possibilitam, especialmente, um domínio sobre as políticas sociais e de práticas educativas com a população.

Se observarmos a atual lei de regulamentação da profissão, Lei n. 8.662/1993, poderemos identificar o exercício da assessoria/consultoria como uma atribuição privativa do assistente social e também como uma competência desse profissional:

Art. 4º Constituem competência do Assistente Social:

VIII – prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública direta

e indireta, empresas privadas e outras entidades, com relação às matérias

relacionadas no inciso II deste artigo2;

IX – prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada

às políticas sociais, no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais

da coletividade;”

“Art. 5º Constituem atribuições privativas do Assistente Social:

III – assessoria e consultoria a órgãos da administração pública direta e

indireta, empresas privadas e outras entidades, em matéria de Serviço Social.

Almeida (2006) trata da experiência de assessoria aos profissionais de Serviço Social por meio da disciplina estágio supervisionado articulada ao projeto de extensão que coordena. Interessante, porque nessa sua proposta os alunos de Serviço Social integram junto com o autor a equipe de assessoria.

No campo das competências profissionais identificamos duas frentes de assessoria/consultoria. Uma que os profissionais de Serviço Social vêm desenvolvendo mais, que é a assessoria à gestão das políticas sociais. Atualmente, várias são as experiências de assessoria prestada por assistentes sociais aos diferentes sujeitos envolvidos nesta área, como por exemplo: aos gestores públicos, privados e filantrópicos; aos conselhos tutelares, conselhos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com