TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASSISTÊNCIA SOCIAL E PSICOLOGIA: SOBRE AS TENSÕES E CONFLITOS DO PSICÓLOGO NO COTIDIANO DO SERVIÇO PÚBLICO.

Pesquisas Acadêmicas: ASSISTÊNCIA SOCIAL E PSICOLOGIA: SOBRE AS TENSÕES E CONFLITOS DO PSICÓLOGO NO COTIDIANO DO SERVIÇO PÚBLICO.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2014  •  1.211 Palavras (5 Páginas)  •  1.395 Visualizações

Página 1 de 5

ASSISTÊNCIA SOCIAL E PSICOLOGIA:

SOBRE AS TENSÕES E CONFLITOS DO PSICÓLOGO NO COTIDIANO DO SERVIÇO PÚBLICO.

SUMÁRIO

SUMÁRIO................................................................................................................3

SINTESE..................................................................................................................4

CONCLUSÃO...........................................................................................................4

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.........................................................................6

SINTESE

O texto nos relata a inclusão da Psicologia na área da Assistência Social como também o trabalho do Psicólogo no setor publico. Contextualizando o momento atual de implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e á atuação nos Centros de Referencia de Assistência Social (CRAS), foi abordado sobre o compromisso social da Psicologia brasileira nas ultimas duas décadas.

Conforme Parker ( 2007 ) a inclusão da Psicologia na Assistência Social de que , historicamente , a Psicologia constituiu-se como um poderoso instrumento da ideologia burguesa a serviço da sociedade capitalista , sobretudo no Brasil onde majoritariamente se voltou à caracterização de um profissional liberal focado no indivíduo isolado de seu contexto social .

O Conselho Federal de Psicologia reconhece, ao publicar referências técnicas para o exercício profissional na área da assistência social, que "a despolitização , a alienação e o elitismo marcaram a organização da profissão e influenciaram na construção da ideia de que o ( a ) psicólogo ( a ) só faz Psicoterapia " ( Conselho Federal de Psicologia e Conselho Federal de Serviço Social , 2007 , p.20).

No âmbito nacional, os psicólogos estão integrando as equipes dos Centros de Referência de Assistência Social ( CRAS ) e dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social ( CREAS ) dos municípios ( Ministério de Desenvolvimento Social , 2004 ). A "I Mostra Nacional de Práticas em Psicologia: Psicologia e Compromisso Social ", realizada em 2000 pelo Conselho Federal de Psicologia , pode ser considerada um evento marcante na visibilização das diversas práticas sociais dos psicólogos . Com o processo de implantação do SUAS em todo território nacional amplia-se, significativamente, o número de psicólogos inseridos no campo da Assistência Social no nível do Poder Público e das ONGs, na composição das equipes da rede sócio assistencial. Mas não basta o ingresso dos profissionais de psicologia no campo. É preciso mais – acompanhamento e formação para a intervenção com uma análise crítica da realidade social e política.

Botarelli (2008, p. 16) enfatiza esse aspecto: o trabalho de profissionais da área de assistência social passou por uma nova estruturação a partir deste novo ordenamento, mas ainda resta aprofundar-se sobre a consolidação do que e quais são as ações e os serviços sócio assistenciais a serem caracterizados como básicos ou especiais.

A atuação em contextos adversos, como em bairros na periferia das cidades ou em ocupações ou favelas implica a elaboração de metodologias alternativas às que são comuns e tradicionais no fazer do psicólogo. Ao profissional de Psicologia cabe a análise da ausência histórica de investimento do Estado nessas comunidades, culminando com a inexistência e insuficiência de espaços e equipamentos públicos, assim como a necessidade de revisitar as próprias intervenções da Psicologia, que precisam transpor os limites de uma sala, para um outro modelo de atendimento fundamentado em uma análise crítica da profissão (Parker, 2007). A importância do olhar crítico dos profissionais da Psicologia que atuam na área da Assistência Social e da articulação necessária entre a prática e a produção de conhecimento acumulada pela Psicologia nos últimos anos. O compromisso social da Psicologia valorizava a construção de práticas comprometidas com a transformação social em direção a uma ética voltada para a emancipação humana ( CFP , 2007a , p. 6). Destacamos aqui a discussão proposta por Guareschi ( 2001 ) de que se torna necessário explicitar de que social estamos falando , quando nos referimos ao compromisso social da Psicologia , desvelando a visão de mundo dos psicólogos .

CONCLUSÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com