TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA SOCIAL PSICOLOGIA SOCIAL

Por:   •  8/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 4

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA DE BRASÍLIA

Psicologia

PSICOLOGIA SOCIAL

Brasília

2014

APRESENTAÇÃO

O ser humano evoluiu ao longo dos anos, tanto fisicamente quanto em seu comportamento através de experiências que lhe fizeram progredir para alcançar um objetivo, e as disciplinas Filosofia, Comunicação e Ética e Psicologia Social abordaram como o ser humano se capacitou ao longo dos anos para progredir e se socializar com os demais indivíduos que o cercavam. Para essa socialização acontecer com mais êxito e de forma mais rápida, o ser humano criou outras fontes melhores e mais objetivas para alcançar determinado conceito de socialização, algumas delas são: No campo da comunicação, as informações são transmitidas em tempo real, possibilitando acompanhar, de forma quase instantânea, vários acontecimentos que ocorrem no planeta. Existem os meios de comunicação de massa, como a própria expressão indica, são aqueles meios capazes de atingir um grande numero de pessoas, de diferentes lugares e classes sociais. A globalização pode ser entendida então como um modo de comunicação que os seres humanos criaram para se comunicarem e trocarem informações de maneira mais rápida e eficaz.

REFLEXÃO

A Globalização está na ordem do dia; uma palavra da moda que se transforma rapidamente em um lema, uma encantação mágica, uma senha capaz de abrir as portas de todos os mistérios presentes e futuros. Para alguns, a globalização é o que se deve fazer se quiser ser feliz, para outras, é a causa de muita infelicidade. Para todos, porém, globalização é o destino irremediável do mundo, um processo irreversível, é também um processo que afeta a todos.

Tanto para a psique humana quanto para as organizações essa nova realidade representa um enorme desafio. Afinal, as aquisições de qualquer ordem têm um preço. Nesse caso, podemos citar os inconvenientes da torrente de informações que chega até nós quase em tempo integral, o isolamento social e a confusão entre vida privada e trabalho.

A influência da globalização não se limita à socialização de maneira mais rápida e eficaz. Quando os indivíduos são expostos aos valores da cultura global, podem perder o interesse em manter sua cultura original, mas também rejeitarem ou não se integrarem à nova cultura porque esta vai contra os seus valores. O resultado é o que Arnett(2002) chama de confusão de identidades, com a consequente marginalização e tendência a maiores taxas de depressão, suicídio e abuso de drogas.

Segundo Kurt Lewin, as possibilidades de futuro dos grupos sociais seriam de assimilação, independência, dispersão. Para que isso aconteça de maneira eficaz o psicólogo tem um papel muito importante, onde ele deve tentar resgatar a identidade dos indivíduos e fazer com que eles interajam mais entre si, para que assim consigam surgir novos grupos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

De acordo com George Herbert Mead existe uma interação simbólica, onde o autor não explora somente a relação entre sociedade e o individuo como expõe a gênese do “self”, o desenvolvimento de símbolos significantes e o processo de comportamento da mente.

A sociedade humana é constituída através de gestos, onde ocorre uma interação na base de consenso para que tais gestos possam ser interpretados. Quando tais gestos assumem um sentido comum, quando adquirem um elemento lingüístico , podem ser chamados de símbolos significantes. De acordo com Mead essa interação dos indivíduos entre si surge a partir do desenvolvimento de habilidades de responder seus próprios gestos. A partir de tal habilidade constituída os indivíduos vão interagindo entre si através de gestos, o que possibilita que eles compartilhem experiências entre si. Para o homem essa interação tem como objetivo a sua sobrevivência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (140.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com