TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ATRIBUIÇÕES DA ORIENTAÇÃO EDUCIONAL E A MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NO COTIDIANO ESCOLAR

Ensaios: AS ATRIBUIÇÕES DA ORIENTAÇÃO EDUCIONAL E A MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NO COTIDIANO ESCOLAR. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/7/2014  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 3

processo educacional e social. As novas tendências da educação propõem que se busque formar cidadãos críticos e atuantes. O aluno que é a razão de existir a escola, necessita do trabalho deste profissional, pois é o Orientador Educacional quem se preocupa com a formação pessoal, escolar e para a vida. A Orientação Educacional se faz necessária por ser um mediador entre o aluno e o meio social. Com o regresso da Orientação Educacional torna-se viável este objetivo, pois, sua atuação contribuirá para elaboração de novos projetos com alunos nos quais, por meio de problematizações e através da observações curiosas e da investigação da realidade da sua escola, trabalhando juntamente com demais profissionais, poderão discutir questões como: valores, atitudes democráticas, entre outros temas que visem à inserção da escola no contexto social, político e econômico. A Orientação Educacional poderá contribuir para a transformação da escola em um local de busca constante de soluções de problemas, planejando momentos culturais em que a família, juntamente com seus filhos, possa participar ativamente. Servindo de ligação entre o aluno e a família, compreendendo a realidade, os interesses e as necessidades dos mesmos, e servindo-se disso para elevar o nível cultural da comunidade, através de debates envolvendo questões do dia a dia, este profissional não tem currículo a seguir, podendo assim, usar de fatos marcantes que a mídia transmite como a corrupção, terrorismo, violência urbana, ética, cidadania, entre outros temas, fazendo com isso, que a curiosidade dos alunos possa ser aguçada através de pesquisas, tornando-os assim, conscientes de que podem transformar a sociedade, descobrindo-se como seres que sentem, fazem e pensam.

Conforme Grinspun (2001), quando a escola trabalha as questões sociais, ela está exercendo o seu real papel pedagógico. Todo projeto político da escola deve estar em consonância com o avanço da própria sociedade. O trabalho do Orientador Educacional nessa dimensão é contínuo, dinâmico e permanente. Sua atuação na escola contribuirá para a aquisição do conhecimento a ser construído, oferecendo-lhe os meios necessários para tal atividade.

Referências bibliográficas

ANFOPE/ANPED, 10/09/2004, apresenta Documentos enviados ao Conselho Nacional de Educação visando elaboração das Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia. Disponível em: http://aprender.unb.br/mod/discss.php?d=1558, acesso em 08/08/2008.

GARCIA, Regina Leite (org), Orientação Educacional: O trabalho na escola, São Paulo: Loyola, 1990, 111 p.

GRINSPUN, Mirian P.S.Zippun. Síntese reflexiva de quem foi e quem é o Orientador Educacional dentro do processo histórico da educação no Brasil. Disponível em http://www.faced.ufba.br/rascunho_digital/textos/770.htm, acesso em 08/08/200.

GRINSPUN, Mirian P. S. Zippun (org) et al.,: A prática dos Orientadores Educacionais, 4. ed. São Paulo: Cortez ,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com