TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA

Por:   •  13/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

LICENCIATURA

Disciplina: Atividades Aquáticas

Tarefa: Atividade do Ciclo 2

Nome:

RA:

Turma:

Parecer do Tutor:

1) Complete o Quadro 1 que segue. Insira os dados necessários acrescentando linhas dento do quadro.

Manifestações Aquáticas

Conceito

Adequada para aulas de Educação Física Escolar?

Por que?

Nadar

Nadar é a execução do indivíduo na água, de maneira proposital, imóvel ou em movimento, sem necessitar de artifícios para simplificar sua sustentação.

( X ) Sim  (   ) Não

O educador poderá guiar suas aulas, realizando atividades que utilizem o próprio corpo do discente, fazendo com que o mesmo se movimente, passando a entender melhor o meio líquido. Dessa maneira, o educando poderá executar exercícios variados, sem a preocupação do ganhar ou perder, vivenciando assim, momentos de diversão e aprendizado no ambiente líquido.

Natação

A natação tem uma natureza desportiva de procura, através de movimentos técnicos definidos, visando grandes conquistas em sentido à vitória.

(   ) Sim  ( X ) Não

Possui caráter desportivo, que usa movimentações técnicas prefixadas, objetivando o rendimento e o desempenho.

Atividades Aquáticas

São todos os tipos de exercícios que se manifestam no meio aquático e podem englobar muitos âmbitos, entre eles: âmbito utilitário, âmbito educativo, âmbito desportivo ou competitivo, âmbito da saúde, âmbito terapêutico e âmbito recreativo.

( X ) Sim  (   ) Não

È possível que o educador adapte atividades existentes no meio aquático, como as que englobam o âmbito desportivo e competitivo, de maneira com que os alunos possam realiza-las com a finalidade alcançar propósitos comuns à educação, engrandecendo e evoluindo o conhecimento dos indivíduos.

2) Descreva uma atividade a ser desenvolvida em sala de aula, para trabalhar a manifestação aquática mais adequada para as aulas de Educação Física Escolar. Cite o objetivo da atividade proposta.

Uma atividade que pode ser desenvolvida em sala de aula, para trabalhar a manifestação aquática é o esqui aquático adaptado. Na aula o educador formará duplas entre os educandos, um da dupla usará um papelão preso aos pés e o outro uma corda para puxá-lo simulando o esqui aquático. As cadeiras da sala serão colocadas todas de lado para deixar o meio da mesma o mais livre possível e serão colocados alguns cones em linha reta para dificultar. Quando o professor der o sinal duas duplas irão puxar o seu colega partindo do fundo da sala até frente, contornando em zigue-zague os cones. Na volta os discentes irão trocar de posição, o que estiver com o papelão preso aos pés troca com o que estava puxando a corda, dessa maneira após o sinal do docente irão retornar completando a atividade até o fundo da sala, assim, as outras duplas farão o mesmo até todos participarem. Com esse exercício proposto, os alunos poderão conhecer mais sobre as atividades aquáticas e particularmente mais sobre o esqui aquático, vivenciando o grau de dificuldade e as possibilidades que a modalidade pode apresentar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (357.2 Kb)   docx (258.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com