TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DA QUARTA SEMANA

Artigo: ATIVIDADE DA QUARTA SEMANA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 2

Embora através de importantes documentos nacionais a legislação garanta a educação inclusiva, somente estas ações não são suficientes para que os alunos com necessidades educacionais especiais tenham acesso a uma educação inclusiva eficaz e de boa qualidade.

Criar uma legislação que inclua nos cursos de Pedagogia e licenciatura a capacitação para lidar com alunos com necessidades educacionais especiais é um importante passo na luta pela inclusão, mas é necessário que além dessa disciplina o aluno dos cursos de Pedagogia e licenciatura busque conhecer sobre cada necessidade educacional especial em diferentes disciplinas para que ao se deparar nas salas de aula com cada situação tenha embasamento para escolher as melhores estratégias de ensino e fazer as adaptações necessárias. (PEDROSO; CAMPOS; ROCHA, 2013).

A escola também tem grande participação neste processo, pois é necessário disponibilizar ao professor todo suporte necessário para cada necessidade educacional especial como linguagem de sinais para surdos, materiais impressos em Braile para os cegos, adaptação do mobiliário para deficientes físicos, flexibilidade no currículo para que o professor possa adaptar os conteúdos nos casos de alunos com deficiência intelectual, etc. (PEDROSO; CAMPOS; ROCHA, 2013).

Conclui-se então que a construção de uma escola realmente inclusiva é o fruto do trabalho conjunto, leis são importantes, mas somente isto muito pouco ou nada mudará para o aluno com necessidade educacional especial, cabe a cada um enquanto participante do processo educacional, proporcionar através do conhecimento adquirido a possibilidade desse aluno aprender, e ter uma vida escolar mais feliz.

Fonte: Apostila Fundamento da Educação Inclusiva – Unidade 1: Formação de Professor na Perspectiva da Educação Inclusiva (Cristina Cinto Araújo Pedroso, Juliana Cardoso de Melo Rocha, Juliane Aparecida de Paula Perez Campos – Batatais, SP: Claretiano, 2013.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com