TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DAS PRÁTICAS CONTROLADAS COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Tese: ATIVIDADE DAS PRÁTICAS CONTROLADAS COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  Tese  •  1.978 Palavras (8 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) apresentada, como exigência parcial para a obtenção da conclusão da Disciplina Empreendedorismo, na Universidade Anhanguera, sob a orientação da Profª. Ma. Yaeko Ozaki

MONTES CLAROS/MG

24/04/2013

Introdução

A inovação em si atua num processo de crescimento e melhoria para as organizações nas empresas que tendem a buscá-la, a inovação fez com as empresas ficassem mais preparadas ás exigências do mercado, gerando colaboradores mais capacitados para enfrentar as crises econômicas e tecnológicas. Apesar da capacitação técnica e intelectual não se pode afirmar que administrar uma empresa ficou mais fácil. Gerenciar um empreendimento hoje em dia, exige muito mais que administrar planejar, controlar, pois as ameaças sofridas pelas organizações, vinda dos clientes, das concorrências e das crises, trás sim refinamento humano, mas não tem o poder de apagar as diferentes formações pessoal e cultural de cada colaborador.

É necessário um método cientifico para ajudar os gerentes a compreender comportamento individual e grupal em situações diversas, este campo é o Comportamento Organizacional. Esse campo de estudo da ao gerente poderosas ferramentas a frente da complexidade gerada pela globalização, diversidade, qualidade total e as continuas transformações ocasionadas pelas rápidas mudanças em varias partes da sociedade. O Comportamento Organizacional cada vez mais se consolida como um campo próprio de estudo por meio de suas teorias e técnicas de pesquisa.

É necessário destacar que os indivíduos são distintos e a aplicação do Comportamento Organizacional tem como base uma estrutura contingencial, embora o estudo do agir humano no trabalho seja rigoroso e sistemático, o estudo vem considerando varias situações compreendendo assim a razão e resultados que são a analise do individuo com o seu ambiente, tecnologia, personalidade e cultura.

Nesse processo a comunicação é importantíssima, pois é através dela que os indivíduos dentro das organizações irão ouvir compreender e absorver os valores ideais, metas e ordens vindas doam gerentes ate o mais simples colaborador, pois sem que haja um bom nível de comunicação entre os sistemas de uma organização, e entre o contexto onde ele opera, não há como tal sistema possa sobreviver e cumprir eficiência o papel a que se destina.

Capítulo 01 – Comportamento Organizacional, Sistema Aberto e Sistema Fechado.

Na área do comportamento existem vários autores que defendem suas teses, os seis principais que compõe o Exagra-Sintese do estudo Comportamento Organizacional e da Comunicação são: Defendendo a tese Educação e Conhecimento Útil tem Alfred North Whitchead, defendendo as Inteligências múltiplas Howard Gardner, Sócrates defende a Maiêutica, Paulo Freire defende a Educação Critica, Daniel Golemair defende a Inteligência Emocional e Peter Senge defende a Aprendizagem Organizacional.

Comparando Petter Senge com Howard Gardner podemos observar que enquanto Gardner defende a teoria das inteligências múltiplas apoiando-se em proposições básicas de que as pessoas não são iguais, da importância do foco nas diferenças vistas como vantagens que devem ser focadas por processos educacionais, e a importância de uma abordagem educacional personalizadas, resultando assim num maior aproveitamento do seu potencial. Já Peler Senger defende perfeitamente que organizações que aprendem são compostas por um grupo de pessoas buscando aprimorar seus conhecimentos aplicados, e que as organizações podem mudar essas pessoas para que assim realizem metas organizacionais. Ele coloca cinco elementos, o primeiro responsável pela nossa obtenção de resultados eficientes é o que ele chama de domínio pessoal, pois por meio dele assimilamos, focamos e intensificamos nossos objetivos pessoais. O segundo fala sobre modelos mentais, ou seja, devemos focar negativamente e positivamente os acontecimentos e mudanças, já o terceiro visão compartilhada, é responsável pela conscientização e foco no objetivo. O quarto envolve o dialogo com objetivo exploratório e a discussão procura busca e melhoramento dentre os componentes identificados através dos elementos do dialogo. Quinto e ultimo elemento é o pensamento sistêmico que vem compreender a organização como sistema aberto, constituído de múltiplos subsistemas dependentes unidos, mais diferentes e complexos.

Conclui-se então que enquanto Gadner da força na educação e utilização do individuo focado nas habilidades naturais e individuais, Senger defende que quando o individuo absorve os cinco componentes da organização de aprendizagem da maneira eficaz ele também se torna um individuo paciente e eficaz.

Sistemas é de fato um processo de transformação de energia, sejam elas humanas braçais, intelectuais, etc. Esse estudo relaciona os elementos componentes, em preferência entre si, destacando os processos e as probabilidades de transição especificada em função dos seus arranjos estruturais e da sua dinâmica. Esses sistemas de partes integrantes e interdependentes, que futuramente formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função. Os sistemas se dividem em Sistema Aberto e Sistema Fechado. Nos fechados não há intercambio com o meio ambiente, não há influenciando nem recebendo influencia do mesmo. Não existe, no entanto sistema totalmente fechado na concepção exata da palavra. Os autores têm assumido para esse tipo de sistema tudo aquilo que é rigidamente determinado, ou seja, os chamados sistemas fechados.

Já os sistemas abertos são influenciados e influenciam o ambiente através das entradas e saídas, sejam elas quais forem. Trocam materiais e energia constantemente com o meio ambiente, ou seja, o feedback, sugestões e interações entre os subsistemas.

Capítulo 02 - Inovação

No Brasil temos muitas áreas dedicadas a pesquisas e desenvolvimentos, mas o investimento nessa área é muito baixo. Existem vários colaboradores como Universidades,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com