TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional - Atividade 1

Artigo: Comportamento Organizacional - Atividade 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2013  •  965 Palavras (4 Páginas)  •  994 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade 1

• Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Sérgio possui conta em um grande Banco Brasileiro, e toda vez que necessita desse tipo de serviço, ele enfrenta um processo padronizado de ações, ou seja, as regras do Banco não se flexibilizam e seguem padrões rígidos de forma eficiente. Por outro lado, os funcionários do Banco realizam tarefas padronizadas, altamente rotineiras, formalizadas com regras e regulamentos. A liderança do Banco é centralizada. Esse cenário nos sugere o Modelo Organizacional:

Resposta

Resposta Selecionada: a.

Burocrático

Resposta Correta: a.

Burocrático

Feedback da resposta: Alternativa Correta, Burocrático, que é uma estrutura com tarefas operacionais altamente rotineiras, realizadas através de especializações, regras e regulamentos muito formalizados e com autoridade centralizada.

• Pergunta 2

0 em 0,2 pontos

A empresa Nucor, é uma siderúrgica de US$ 4.2 bilhões que opera miniusinas em Indiana e Arkansas e seus escritórios centrais, em Charlotte e Carolina do Norte, empregam somente 25 pessoas. Existem quatro níveis gerenciais entre o presidente e os operários, possuindo desta forma uma estrutura enxuta, o que a ajudou a tornar-se uma das siderúrgicas mais lucrativas e de crescimento rápido nos EUA. A Nucor não possui departamento legal, de engenharia, compras, relações públicas ou marketing. Ela é a segunda maior siderúrgica do país. A sua estrutura é:

Resposta

Resposta Selecionada: e.

Independente, com altos encargos e organograma complexo, pois solicita equipe criativa e pró-ativa.

Resposta Correta: c.

Simples, de manutenção barata com responsabilidades claras a todos, com baixa formalização e alta centralização.

Feedback da resposta: Alternativa correta: Simples, de manutenção barata com responsabilidades claras a todos, com baixa formalização e alta centralização.

A Nucor é uma grande empresa que obteve sucesso com uma estrutura simples, com manutenção barata, ágil, flexível, com baixo grau de departamentalização, grande amplitude de controle, autoridade centralizada apenas em uma pessoa e pouca formalização. A estrutura simples é uma organização achatada, com apenas dois ou três níveis verticais, com um grupo pouco ordenado de funcionários e um indivíduo que concentra toda a autoridade do processo decisório.

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

No início do século XX, Henry Ford ficou rico e famoso ao fabricar automóveis. Nas plantas de Ford, cada um dos funcionários recebia tarefas específicas e repetitivas, ou seja, ele padronizava as tarefas ao dividir o trabalho entre os funcionários. Ford chegou a produzir um carro a cada 10 segundos e ainda provou que existe eficácia se os funcionários forem especializados em cada tarefa como, por exemplo, instalar a roda dianteira, ou a porta dianteira direita. A essência desse tipo de comando é que em vez de uma atividade ser completada integralmente por um só funcionário, ela é dividida em certo número de etapas, sendo cada qual realizada por uma pessoa. Dessa forma, cada indivíduo fica apenas habilitado a realizar parte de uma atividade. Essas ideias correspondem ao conceito de:

Resposta

Resposta Selecionada: d.

Especialização do Trabalho.

Resposta Correta: d.

Especialização do Trabalho.

Feedback da resposta: Alternativa correta, Especialização do Trabalho, pois significa o grau em que as funções na organização são subdivididas em tarefas separadas entre os funcionários.

• Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

De acordo com os dados do Center of Creative Leadership de Greensboro, Carolina do Norte, cerca de 40% das novas contratações de executivos fracassam no prazo de 18 meses. A causa desse fracasso, contatou-se que, em 82% dos casos, o problema apresentado era a falta de habilidade em manter um bom relacionamento com os seus pares e seus subordinados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com