TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE FINAL PLI

Casos: ATIVIDADE FINAL PLI. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  1.146 Palavras (5 Páginas)  •  3.506 Visualizações

Página 1 de 5

1- INTRODUÇÃO

Um bom projeto educacional exige do professor constante atualização, com uma prática que se apropria da realidade como instrumento pedagógico e que utiliza os variados materiais didáticos disponíveis, incluindo o livro didático. O Programa do Livro Didático (PLI) tem por objetivo dar suporte ao trabalho pedagógico dos professores e muitas vezes, é a única referência para o trabalho do professor, assumindo até mesmo o papel de currículo e de norteador das estratégias de ensino.

Por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica, o Programa Nacional do Livro Didático (PNDL) garante grande melhoria na qualidade da educação e a permanência do aluno na escola, já que muitos pais não teria possibilidade de adquirir o material por conta do alto custo do mesmo. O livro didático representa importante ferramenta para o ensino e aprendizagem contribuindo de forma substancial tanto para o trabalho do professor quanto para a aprendizagem do aluno. Para que suas possibilidades sejam aproveitadas ao máximo, o livro didático deve estar adequado às necessidades da escola, do aluno e do professor.

A conservação e a devolução do livro didático são de suma importância para o sucesso do programa e exige a participação e comprometimento de todos os envolvidos.

A escolha dos livros didáticos na escola ocorre com o envolvimento de todos os professores reunidos para a escolha dos mesmos e após a solicitação é feita pela SME (Secretaria Municipal de Educação) através da internet, pois os programas trouxeram mais agilidade, segurança e redução dos custos.

2- PROBLEMA

O livro didático tem o tempo de uso de três anos, o que fazer para que este chegue aos usuários finais em bom estado de uso.

3- OBJETIVOS

a) abordar os pontos positivos e negativos do programa do livro didático na instituição escolar;

b) refletir sobre o papel do livro didático na escola.

4- JUSTIFICATIVA

O MEC faz campanha na TV para a conscientização quanto à conservação e devolução do livro didático distribuído através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) que prevê a durabilidade de três anos e seja repassado ao próximo aluno durante os anos letivos enquanto em uso. O objetivo da campanha é chamar atenção para a importância do cuidado com o livro dentro da sala de aula. A escola, o aluno, sua família ou responsáveis precisam estar engajados nas ações que busquem a boa conservação através das campanhas promovidas pela direção, coordenação e professores.

5- DESENVOLVIMENTO

A finalidade deste trabalho é compreender como acontece o programa do livro didático em uma das escolas do município de Nova Aurora, no Paraná.

Através do estudo do módulo PLI (programa do livro) que faz a distribuição do livro didático gratuitamente às escolas públicas, adquiriram-se conhecimentos importantes para melhor compreensão e valorização do programa que confere melhor qualidade do ensino público e fomentação à leitura. Na escola pesquisada, o objetivo do programa vem sendo contemplados, a maioria dos alunos recebem os livros didáticos no momento em que o professor solicita.

A escolha é feita obedecendo a critérios e necessidades dos professores, geralmente a escola recebe a primeira opção de escolha e se reúnem para análise, discussão e escolha final. Os aspectos negativos na hora da escolha, na maioria, é a exigência do programa de escolher todos os livros de uma mesma coleção para todas as disciplinas e às vezes o livro de uma disciplina preenche as necessidades do professor, mas de outra disciplina não, trazendo descontentamento em relação à escolha.

A respeito da não devolução dos livros por parte dos alunos, na escola pesquisada, tem sido satisfatória, ficando a não devolução por conta de algumas famílias que se mudaram repentinamente para outra cidade sem avisar a escola. Nesse caso a escola conta com a reserva técnica através do SISCORT (Sistema de Controle de Remanejamento e Reserva Técnica), um recurso com a finalidade de atender novas escolas, novas turmas e novos alunos, mas que atende também aos déficits de livros causados pela má conservação ou não devolução dos livros didáticos reutilizáveis. Para que as escolas públicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com