TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA CONTROLADORIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS

Dissertações: ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA CONTROLADORIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  5.530 Palavras (23 Páginas)  •  857 Visualizações

Página 1 de 23

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

CONTROLADORIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS

Feira de Santana - Ba

SETEMBRO/2013

CRISTIANEY ARAUJO DA SILVA – RA 244766 cristianey27@hotmail.com

GESSICA CARDOSO CERQUEIRA DOS SANTOS – RA 263098 gessicagel71@hotmail.com

GILVAN SILVA FIGUEIREDO – RA 244753 gilvan_fig@hotmail.com

JOÃO DE FRANÇA CORDEIRO NETO – RA 242124 joao_franca19@hotmail.com

MARCELY CAROLINY BASTOS VALENTE – RA 266030 marcely_carolinnefs@hotmail.com

MARCIA DE MACÊDO SILVA – RA 244858 marcia_macedo25@homail.com

SILVIA DIAS BRITO – RA 263097 silviamix1@hotmail.com

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

CONTROLADORIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS

Trabalho apresentado à disciplina Noções de Atividades Atuariais como requisito de obtenção de nota sob orientação do Prof. Me. Hugo David Santana.

Feira de Santana - Ba

SETEMBRO/2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.......................................................................................................... 04

CAPÍTULO I..............................................................................................................

(Importância de se estabelecer a missão, visão e valores numa organização).

05

CAPÍTULO II.............................................................................................................

(Valor da empresa, suas metodologias de cálculo e diferença entre lucro econômico e lucro contábil.)

11

CAPÍTULO III............................................................................................................

(Interpretação e avaliação da matriz SWOT em português PFOA (Potencialidades, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), Balanced Scorecard: Tradução da Visão, Comunicação e Comprometimento, Planejamento de Negócios e Feedback e Aprendizado, avaliações de risco que envolvem as grandes organizações.).

CAPITULO IV...........................................................................................................

(Estruturações do ativo e do passivo, bem como a respeito da alavancagem financeira e combinada).

15

20

CONCLUSÃO............................................................................................................ 30

REFERÊNCIAS......................................................................................................... 31

INTRODUÇÃO

Esta ATPS consiste no desenvolvimento de um Plano de Controladoria, sugerindo nas etapas a prática de diversas atividades ligadas à função do controller, iniciando desde o conhecimento da empresa como um sistema harmonizado de estratégias, práticas e decisões, passando por aspectos da cultura organizacional e chegando até a análise financeira de operações e avaliação de resultados de agregação de valor.

No cenário atual, não há espaço para erros, devendo sempre procurar a perfeição, a utilização de decisões estratégicas antevendo cenários contrários ou favoráveis tem mostrado uma nova realidade para as empresas, ditando a sua permanência no mercado. A sobrevivência das empresas depende cada vez mais de uma gestão subsidiada de informações gerenciais eficientes e precisas para o desempenho das mesmas, que tornem o processo de tomada de decisão o mais racional possível, proporcionando a maximização da lucratividade e da rentabilidade do negócio.

Este trabalho pretende mostrar nesse contexto, um modelo de Plano de Controladoria como conjunção de diversos estudos, que são direcionados para a melhoria de desempenho das organizações, bem como oferecer perenidade às atividades, a partir das suas ferramentas específicas de gestão do controller.

CAPÍTULO I

Os autores Tiffany e Peterson defendiam a visão geral da empresa e da organização do planejamento estratégico, depende de alguns componentes e aspectos do Subsistema Institucional da empresa, que são:

- Declaração de valores: um conjunto de crenças e princípios que guiam as ações e atividades da empresa, independente do seu porte.

- Declaração de visão: uma ou duas frases que anunciam aonde a empresa quer chegar ou traça um quadro amplo do futuro que se deseja para ela.

- Declaração de missão: uma declaração do propósito da empresa, definindo o que ela faz e o que não faz.

- Metas e objetivos: uma lista com todas as principais metas que foram definidas para a empresa, juntamente com os objetivos que precisa alcançar para cumpri-las.

As crenças e valores são conceitos que formam a cultura organizacional, e que, por sua vez interagem e conduzem a criação do modelo conceitual a ser adotado para gerir a empresa. É o que chamamos de Modelo de Gestão que é o produto do Subsistema Institucional e pode ser definido como o conjunto de normas e princípios que devem orientar os gestores na escolha das melhores alternativas para levar a empresa a cumprir sua missão com eficácia.

O modelo de gestão deve ser estruturado pelos seguintes aspectos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com