TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE V- UNIDADE 2

Trabalho Universitário: ATIVIDADE V- UNIDADE 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha referente à Atividade V.

Para a empresa ALFA, a prevenção contra a ação nociva dos membros deve se iniciar na fase de antecipação, quando dos projetos arquitetônicos, layout de máquinas e processos industriais e comerciais.

Na etapa de antecipação dos riscos é fundamental a atuação do engenheiro de segurança do trabalho. Nessa fase, envolve processos de trabalho, projetos de novas instalações, modificação dos já existentes, visa identificação dos riscos potenciais e introdução de medidas de proteção para sua redução ou eliminação.

A atuação do engenheiro nesta etapa, irá garantir projetos que eliminem antecipadamente alguns riscos e/ou neutralizarem aqueles inerentes à atividade ou aos equipamentos.

A investigação e monitoração de riscos ocupacionais é a forma mais eficiente de promover e preservar a saúde e a integridade física dos trabalhadores, cuja ação é obtida na elaboração e implantação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais PPRA (NR-9), é fundamental a intervenção do engenheiro de segurança do trabalho para analisar e propor alterações que venham em benefício da saúde e integridade do trabalhador, pois sempre que se intensifica ação preventiva visando eliminação ou neutralização dos riscos ocupacionais presentes.

A adoção das medidas de controle, que representa uma outra etapa da prevenção, será antecipada pela etapa de avaliar dos riscos, quando eles serão quantificados para subsidiar seu controle. Sendo assim, o engenheiro deverá especificar e propor equipamentos, alterações no arranjo físico, obras e serviços nas instalações, procedimentos adequados, enfim, uma série de recomendações técnicas pertinentes a projetos e serviços de engenharia.

Em todas as etapas, o engenheiro de segurança do trabalho contribui com a prevenção das doenças do trabalho, pois os agentes causadores estarão sendo o objetivo principal de sua atuação. Assim, não apenas se caracteriza um papel preventivo, mas também se observa que o engenheiro de segurança do trabalho é peça vital na condição de agente de promoção da saúde e integridade física do trabalhador.

O engenheiro de segurança do trabalho é um dos profissionais que tem grande responsabilidade com a promoção e preservação da saúde e integridade física do trabalhador. Com base nisso, a empresa BETA, deve manter um índice de acidentes de trabalho baixo, de maneira que o engenheiro de segurança continue seu trabalho de fiscalização e controle da situação, ou seja, a empresa deve manter as funções determinadas aos trabalhadores, assegurar que os equipamentos estejam sendo utilizados de maneira correta, etc.

No meu ponto de vista, a alta rotatividade interfere e atrapalha no desempenho dos trabalhadores, sabendo que o engenheiro de segurança do trabalho é um profissional que tem grande responsabilidade com a promoção e preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores, a média rotatividade faria os trabalhadores renderem mais e terem melhores condições na saúde, pois o organismo se acostuma a um ritmo de trabalho, e quando este é quebrado, tem-se um tempo adaptativo, isto interfere na saúde e bem estar do ser humano.

Com relação à mão de obra com baixa especialidade, para os acidentes de trabalho serem evitados,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com