TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES EM UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

Pesquisas Acadêmicas: ATIVIDADES EM UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  2.462 Palavras (10 Páginas)  •  1.394 Visualizações

Página 1 de 10

Atividades desenvolvidas na Unidade Básica de Saúde Deputado Federal Olavo Calheiros (Mutirão) durante o Estágio Rural Curricular Obrigatório (UFAL)

Período: 20 de agosto a 23 de novembro de 2012

1. A Unidade Básica de Saúde:

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Deputado Federal Olavo Calheiros está localizada no Conjunto Mutirão, Quadra 03, no bairro Centro do Município de Rio Largo. Está localizada na área 13 e possui 6 micro áreas. Possui uma estrutura física que permite um bom acolhimento dos usuários por ter um interior amplo composto por consultórios e salas distribuídas por especialidade profissional, onde todos ocupam o espaço mediante planejamento semanal das consultas. Além dos consultórios e das salas multiprofissionais (médico, enfermeira, odontológico, NASF, Agentes de Saúde), a UBS conta com sala de vacina, sala para pré-consulta, sala para curativos, sala para arquivo dos ACS’s, farmácia, sala de espera, arquivo, salas para esterilização (CME), sala para produtos de limpeza, banheiros para funcionários e para usuários, copa, cozinha.

Para um melhor entendimento da estrutura física da UBS, sua planta baixa pode ser observada abaixo:

Gráfico 1: Planta Baixa da UBS Deputado Federal Olavo Calheiros (Mutirão). Desenvolvida pelas enfermeirandas Andrea Costa e Layanne Tenório.

2. Equipe de Saúde:

A comunidade usuária do serviço ofertado pela UBS está localizada ao redor da mesma, tendo como prestadora de serviço uma equipe da Estratégia de Saúde da Família composta pelos seguintes funcionários:

- 1 Médico da família: Paulo Moreira Casado;

- 1 Enfermeira: Euridice Café Santos Silva;

- 2 Técnicas de Enfermagem: Helena Ramos dos Santos e Mª de Lourdes dos Santos Ferreira;

- 6 Agentes Comunitários de Saúde (ACS): Creviane Cristina Cazado de Melo, Gilson José dos Santos, Ivana Patrícia da S. Vieira, José Adriano Alves, Mª Cícera Francisco da Silva e Rosicleide da Silva Santos;

- 2 Cirurgiões dentista: Josete Juvenal Vrijdags e Carlos André Vieira da Silva;

- 2 Auxiliares de Consultório Dentário: Rosa Mª Alves da Silva e Mª Celina da Silva;

- 1 Fisioterapeuta: Rafaela Farias;

- 1 Arquivista: Edvânia Nogueira de Oliveira;

- 2 Serviços Gerais: Lenira Vieira e Maria do Carmo da Conceição;

- 2 Vigias: José Cardoso de Oliveira e Geraldo Godoi;

A UBS conta ainda desde o mês de abril deste ano com uma equipe do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), composta pelos profissionais:

- 1 Nutricionista: Ebson Santos Moreira da Silva;

- 1 Farmacêutica: Eline Cristina Baracho;

- 2 Psicólogos: Mª Anyelle Martins de Melo Santos e Fabiano Cavalcante de Melo;

- 2 Educadoras Física: Rafaela Portela Cavalcante e Sandriele Freitas;

- 1 Assistente Social: Lidiane Morais Feitosa Alves;

- 2 Fisioterapeutas: Amália Catarina Agra Batista e Beatriz Dubeux Gouvêa;

A Equipe do NASF promove assistência à saúde na comunidade de acordo com a solicitação dos profissionais da ESF, promovendo ações que objetivam a melhoria da saúde e da qualidade de vida da população residente na área atendida pela UBS.

3. Serviços ofertados pela Equipe de Saúde da UBS:

A ESF proporciona aos usuários cadastrados atividades que visam um atendimento integral e de qualidade, dentre elas estão:

- Visitas domiciliares, onde a equipe básica (médico, enfermeira, auxiliar de enfermagem e ACS) se desloca semanalmente ao domicílio dos usuários impossibilitados de se dirigir à UBS (acamados, puérperas, deficientes físicos, acidentados, etc);

- Consultas médicas e consultas de enfermagem, as quais visam abranger todos os programas do Ministério da Saúde: saúde da mulher, da criança, do idoso, hipertensos, diabéticos, atendimento à usuários com tuberculose e hanseníase, além da demanda espontânea. A saúde do homem ainda se encontra em baixa demanda, porém a equipe percebe essa deficiência e inicia a busca pelos usuários. Entretanto, ainda existe uma resistência por parte dos usuários pela busca dos serviços.

- Consultas de fisioterapia por profissional especializado (fisioterapeuta).

- Consultas e tratamento odontológico realizado por profissional especializado (cirurgião-dentista).

- Prevenção do câncer de colo de útero através da realização do exame de coleta citológica.

- Procedimentos de assistência de enfermagem na unidade e no domicílio (como curativos, aferição de pressão arterial e glicemia, retirada de pontos de sutura, vacinação, entre outros);

- Grupos educativos: os grupos objetivam levar o conhecimento aos usuários visando a prevenção de doenças e promoção da saúde para as mulheres, gestantes, crianças, famílias, adolescentes, hipertensos e diabéticos. Grupos já ofertados: planejamento familiar, gestantes, hipertensos e diabéticos. O grupo de adolescentes já se encontra em planejamento.

- Dispensação de medicamentos;

- Promoção à saúde da população com atividades realizadas pelo NASF e pela equipe do PSF.

4. Perfil da Comunidade:

A comunidade residente no conjunto Mutirão, a qual é atendida na UBS Deputado Federal Olavo Calheiro, possui até o mês de outubro de 2012 um total de 3.534 pessoas totalizando 943 famílias cadastradas. Essa população está dividida de acordo com o sexo e a faixa etária da seguinte forma:

Gráfico 2: Distribuição da população residente, por sexo.

Fonte: SIAB – Sistema de Informação da Atenção Básica. Consolidado até outubro do ano de 2012 da Unidade de Saúde Deputado Federal Olavo Calheiros (Mutirão).

Percebe-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com