TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE VIRTUAL - I LEGISLAÇÃO E ÉTICA

Trabalho Escolar: ATIVIDADE VIRTUAL - I LEGISLAÇÃO E ÉTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÕES DA ATIVIDADE VIRTUAL – I

a) Faça uma síntese do artigo denominado:

Percepção dos alunos de Ciências Contábeis sobre ética profissional

Apresentado XV Congresso Brasileiro de Custos – Curitiba – PR.

SÍNTESE DO TEXTO

A leitura do texto “Percepção dos alunos de Ciências Contábeis sobre ética profissional” evidencia de forma ampla o entendimento dos estudantes sobre a questão da ética profissional, antes e depois de cursar o componente curricular Ética Profissinal.

A profissão do Contabilista é regida pelas normas do Código de Ética Profissional do Contador (CEPC), que alem de regulamentar a profissão, possui parâmetros que auxiliam os profissionais da contabilidade no dia a dia, auxiliando este em uma série de decisões, baseadas em uma conduta preestabelecida, auxiliando da melhor forma para as tomadas de decisões, tornando assim obri­gatória a sua prática perante a categoria, facilitando assim a relação entre os profissional, organizações e a sociedade. O desempenho da atividade profissionais deve basear na ética profissional, ho­nestidade, independência e qualidade, seguindo sempre os PFCs e as NBCs e o CEPC, estes são vistos como condição de legitimidade pelas Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC). Este conjunto de ferramentas são de fundamental importância, e base para a soluções das questões éticas vivenciadas no desempenho da profissão.

A atualidade nos rodeia de fatos e condutas anti éticas, no âmbito profissional, empresarial como no governamental, sendo notório que está carcteristica prejudica a luta na conscientização do todo de que viver corretamente é viver dentro de normas que regem a sociedade, zelando pela ética, moral e os bons costumes, a ética profissional não é apenas o cumprimento dos códigos específicos ou normas de conduta, mas uma questão de respeito e compromisso para com o crescimento da sociedade em que todos vivem.

Está consiencia reflete, e se multiplica entre os profissionais, empresários e governo, assim a priorização da ética em suas atividades, reflete os hábitos e as escolhas de seus administradores, exigindo de todos uma maior transparecia em suas ações.

Diante do que foi visto, percebe-se que, os acadêmicos, ao avançarem nos estudos, melhoram e ampliam seu entendimento a respeito de ética profissio­nal e a maneira como conduzem seus trabalhos. O componente Ética Profissional norteiando os conhecimentos, culminando por sua vez num entendimento e numa maior conformidade com as normas dispostas no Código de Ética Profissional do Contador (CEPC).

b) Além da síntese apresente sua percepção como aluno de Ciências Contábeis sobre a ética contábil em relação ao artigo estudado.

Vivemos em uma época em que a corrupção é tida como um carácteristica coletiva entre os profissionais, governo e principalmente no meio empresarial, o profissional contabilista precisa estar eticamente preparado para lidar com essas questões. Vivemos em um ambiente por demais competitivo, é sabido que pessoas inescrupulosas não medem esforços para ganhar dinheiro e alcançar sucesso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com