TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Monografias: ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Doação de Sangue

Doação de sangue é o processo pelo qual um doador voluntário, em um ato espontâneo, voluntário e não remunerado, tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para futuramente ser usado em uma hemotransfusão transfusão. Trata-se de um processo de fundamental importância para o funcionamento de um hospital ou centro de saúde. É superseguro para o doador, pois, é executado apenas com material descartável. A decisão de doar sangue deve ter como motivação o exercício da cidadania em sua forma mais nobre, Legislaçãobrasileira:

A lei nº 10.205, de 21 de março de 2001, regulamenta o §4º do art. 199 da Constituição Federal, relativo à coleta, processamento, estocagem, distribuição e aplicação do sangue, seus componentes e derivados e estabelece o ordenamento institucional indispensável à execução adequada dessas atividades.

No Brasil, trabalhador sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário, por um dia, em cada doze meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada art. 473 da CLT. Na triagem de doadores, a Fundação Pro sangue obedece as normas nacionais e internacionais, como as do Ministério da Saúde, Associação Americana e Concelho Europeu de Banco de Sangue. O alto rigor no cumprimento dessas normas visa oferecer segurança e proteção ao receptor e ao doador.Os requisitos básicos e alguns dos principais impedimentos temporários e definitivos para doação de sangue é necessário, porém, a lista não esgota os motivos de impedimentos para doação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com