TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES EAD MEIO AMBIENTE

Por:   •  1/12/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.571 Palavras (7 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 7

Um bom meio de despertar essa consciência é através de campanhas educativas em escolas, ou a partir do uso da propaganda. Tais formas não irão superar as perdas ambientais que ocorreram ao longo dos anos, mas conseguem minimizar problemas futuros.

O ser humano busca na natureza seus recursos e o que ela tem de mais proveitoso, por isso necessita estar sempre em contato com a mesma, mas hoje trava uma batalha contra seus próprios atos, pois descobriu que a natureza também tem bens finitos. Ate pouco tempo atrás o homem utilizava a natureza da forma que queria, infelizmente com esse pensamento hoje temos rios poluídos, florestas devastadas, natureza e meio ambiente adoecidos.

Por conta disso diversos países se reúnem de tempos em tempos para tentar reduzir os efeitos provocados pela poluição em conferências que debatem a importância da sustentabilidade. Manter fóruns de discussão e conferências que discutam sobre o assunto também é fundamental, já que eles despertam o senso crítico da população, além da consciência do próprio cidadão. A Eco-92 foi  uma dessas  Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvol- vimento, realizada no Rio de Janeiro para que fossem vistos como os países iriam se comportar perante a degradação e o que iria ser feito para a melhoria da qualidade de vida. Mais para que dê certo o desenvolvimento social deve estar atrelado à conservação do meio ambiente, pois precisa desenvolver-se junto a outras esferas da sociedade, como a esfera econômica, por exemplo.

Sustentabilidade pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras.
O meio ambiente envolve todas as coisas vivas e não-vivas ocorrendo na Terra, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos. É o conjunto de condições, leis, influências e infra-estrutura de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.

Hoje finalmente estamos começando a mudar nossos hábitos, nossa forma de viver, nunca se falou tanto em sustentabilidade, qualidade de vida, meio ambiente devastado e reciclagem, que bom, poius estavmos em um ciclo vicioso de poluição, como se o meio ambiente fosse ilimitado, hoje sabemos que não é.

Verifica-se os impactos que essa destruição desenfreada feita por nós mesmo causou e começamos a pensar sobre isso, o que já é um grande começo.

Existem ótimos projetos de sustentabilidade, mas será que estão mesmo sendo colocados em prática? Todos nós, como bons cidadãos, devemos ter atitide e fazer a nossa parte. Pequenos atos como economizar água, não jogar lixo em lugares inadequados, já são pontos de partida para ajudarmos o nosso planeta.

Muito Bom saber que existem, pessoas que se preocupam com o futuro , pessoas que não são egoistas , devemos sim abraçar esta causa e lutar para q esta ideias se espalhem por todo o mundo por que podemos fazer cada vez mais pelo Meio Ambiente

É muito bom saber que existem projetos como estes para tentar amenizar o desastre ambiental, mas será que, depois de tantos anos com hábitos extremamente prejudiciais ao ambiente e com os gastos que o governo teria ao botar em prática esses projetos, será que os mesmos sairão do papel ? Acho difícil, porém não impossível. O grande problema é : infelizmente, para a população se tocar e fazer algo em relação à destruição ecológica, é necessário esse "choque" de realidade, é necessário que todos sofram as conseqüências para depois agir !
Precisamos destruir menos !

ATIVIDADE 1

Um dos impactos ambientais na cidade de Manaus é o crescimento desordenado que acaba por retroceder o processo de modernização da cidade pois causa muita degradação ao meio ambiente.

Como consequências vimos os desmatamentos, através de invasões, onde não são verificados as condições do solo e seus processos corrosivos, as construções inadequadas de prédios e ruas, a poluição atmosférica através das queimadas, TUDO ISSO JUNTO COM ALAGAÇÕES E TEMPORAIS PROVOCANDO INUNDAÇÕES DE RUAS E DESTRUIÇÃO DE CASA, pois o volume de agua.

ATIVIDADE 3

Somos cercados rotineiramente por debates e discussões que convergem de maneira pertinente nos temas ambientais e de desenvolvimento sustentável. Contudo, acabamos não tomando as atitudes devidas para se combater a proliferação antrópica da falta de consciência, na ótica de se preservar a natureza sob as mais variados aspectos, seja no combate ao desmatamento exponencial ou no simples gesto de descartar um papel de "bombom" no lixo. Viver em comunhão social hoje, requer, acima de tudo, força de vontade para estimular e divulgar a eco-educação em todas as camadas da sociedade. Talvez asssim, a questão do futuro do planeta possa passar menos despercepiba diante da avalanche do crescimento das grandes economias capitalistas, que tendem a "engolir" irracionalmente o nosso planeta, em busca de seu paradoxal desenvolvimento!

Meio ambiente e sustentabilidade

Vivemos em um mundo globalizado onde a economia é essencial para o desenvolvimento da integração social, cultural e econômica. Mas o processo de globalização parece apenas visar o [ao] sistema capitalista, impondo métodos para se atender às necessidades de consumo que geram acúmulo de capital.

O consumo em si não é o problema, afinal todos nós temos necessidades básicas e precisamos acudi-las; mas, o que era consumo, tornou-se uma “pilhéria consumista” após o avanço tecnológico, impactando na influência da mídia sobre os cidadãos. E uma das vítimas mais
importantes: [importantes é] o meio ambiente - que sofre avarias “desenvolvimentistas”, como o [como] desmatamento, efeito estufa, etc.

No contexto do paradigma a ser praticado, o tão discutido Desenvolvimento Sustentável - com a Rio+20 responsável
sobre [pela] sua conceituação -, o que deveria já ser decidido de fato é só alusão: países que mais degradam o meio ambiente esquivam-se da responsabilidade de negociação sustentável, o que designa uma falta de comprometimento ambígua, já que são não só os que mais danificam o meio, como também países desenvolvidos.

Por outro lado, impor
sobre novos [novos] padrões de consumo é uma brava iniciativa; ademais, o plano da biodiversidade, pois é sabido que se carece restabelecer o vigor do nosso oceano, protegendo-o da poluição, assim assimilando o aspecto sociocultural.

Em suma, mesmo sem convicção, vale o esforço de todos, sobretudo dos países desenvolvidos. Trabalhando de maneira coletiva, é possível se alcançar o objetivo de um verdadeiro desenvolvimento, que compreende
os recursos do nosso planeta e seu correto manuseio. [o correto manuseio dos recursos do planeta.]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (107.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com