TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES EDUCATIVAS NO RESPETO

Tese: ATIVIDADES EDUCATIVAS NO RESPETO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  Tese  •  1.108 Palavras (5 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM REFERENTE À UNIDADE I

1. Faça um breve resumo de sua pesquisa sobre as teorias da aprendizagem.

A aprendizagem é muito mais significativa à medida que o novo conteúdo é incorporado às estruturas de conhecimento de um aluno e adquire significado para ele a partir da relação com seu conhecimento prévio. Ao contrário, ela se torna mecânica ou repetitiva, uma vez que se produziu

menos essa incorporação e atribuição de significado, e o novo conteúdo passa a ser armazenado isoladamente ou por meio de associações arbitrárias na estrutura cognitiva. Assim, o objetivo deste artigo é identificar as propostas sobre a aprendizagem escolar e a instrução formuladas pelo psicólogo norte-americano D. P. Ausubel. As idéias de Ausubel, cujas formulações iniciais são dos anos 60, encontram-se entre as primeiras propostas psicoeducativas que tentam explicar a aprendizagem escolar e o ensino a partir de um marco distanciado dos princípios condutistas.

Neste processo a nova informação interage em comum à estrutura de conhecimento específico, que Ausubel chama de conceito “subsunçor”. Esta é uma palavra que tenta traduzir a inglesa “subsumer”. Quando o conteúdo escolar a ser aprendido não consegue ligar-se a algo já conhecido, ocorre o

que Ausubel chama de aprendizagem mecânica, ou seja, quando as novas informações são aprendidas sem interagir com conceitos relevantes existentes na estrutura cognitiva. Assim, a pessoa decora fórmulas,

leis, mas esquece após a avaliação.

2. Elabore um pequeno texto sobre a epistemologia construtivista de Piaget ou Epistemologia Genética.

R= A Epistemologia Genética proposta por Piaget é essencialmente baseada na inteligência e na construção do conhecimento e visa responder não só como os homens, sozinhos ou em conjunto, constroem conhecimentos, mas também por quais processos e por que etapas eles conseguem fazer isso. A grande preocupação da Epistemologia Genética é explicar a ordem de sucessão em que as diferentes capacidades cognitivas se constroem. O fato da formação de capacidade cognitiva acontecer em períodos sucessivos decorre, principalmente, de que as competências que vão sendo adquiridas pelo sujeito ao longo de sua vida, pressuporem outras que lhes são anteriores.

Logo Piaget afirma que "o conhecimento não pode ser concebido como algo predeterminado nem nas estruturas internas do sujeito" e "nem nas características preexistentes do objeto". No primeiro caso a afirmação é respaldada, segundo ele, no fato de que as estruturas "resultam de uma construção efetiva e continua". Para o segundo caso, o respaldo é que aquelas características "só são conhecidas graças à mediação necessária dessas estruturas, e que estas, ao enquadrá-las, enriquecem-nas.

Todo conhecimento contém um aspecto de elaboração nova, e o grande problema da epistemologia consiste em conciliar essa criação de novidades com o fato duplo de que, no terreno formal, elas fazem-se acompanhar de necessidades imediatamente elaboradas, e de, que, no plano do real, permitem (e são, de fato, as únicas a permitir) a conquista da objetividade.

3. Para se conhecer melhor como estudante, responda na forma solicitada às questões apresentadas abaixo. A seguir reflita sobre seu modo de ser em cada aspecto questionado.

Parte I - Assinale com um X as alternativas que correspondem à sua maneira de ser e/ou traduzam seu pensamento.

1. Em sala de aula sou:

( ) inquieto

( ) curioso

( ) sempre presente

( ) brincalhão

( ) participativo

( ) sempre ausente

( ) questionador

( x ) calmo e calado

2. Na hora das explicações:

( x ) fico atento

( ) não presto atenção

( ) fico em silêncio

( ) logo me desinteresso

( ) sempre tomo notas

( ) converso com colegas

( ) absorvo bem tudo o que é dito.

( ) acompanho a explicação pelo livro de texto.

3. Na realização de tarefas prefiro:

( ) trabalhos individuais.

( ) trabalhos em grupo.

( ) atividades desafiadoras.

( ) atividades de reforço iguais às mostradas em sala.

( ) atividades que envolvam apenas leitura; nada de escrever.

( x ) atividades que levem a fazer algo prático.

4. Na realização de tarefas costumo:

( ) ser lento

( ) ser rápido para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com