TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE EDUCATIVA

Projeto de pesquisa: ATIVIDADE EDUCATIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 3

UNIDADE IV - ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM

1) Diferencie planejamento estratégico, tático e operacional, indicando a abrangência de cada um.

Planejamento estratégico: Ocupa-se das grandes questões e requer visão de futuro, pois cuida do que se deseja que aconteça nos próximos anos. É nessa fase que são definidas a missão (razão de ser da organização), visão (como a organização quer ser reconhecida), valores, diretrizes, fatores críticos, objetivos e indicadores estratégicos. O planejamento estratégico diz respeito à organização como um todo.

Planejamento tático: Tem por objetivo otimizar determinada área e não a organização como um todo, isto é, trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidos no planejamento estratégico. O planejamento tático é desenvolvido em níveis organizacionais inferiores, ou seja, é realizado no nível gerencial ou departamental, tendo como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos disponíveis.

Planejamento operacional: Esse é o planejamento das rotinas de trabalho, os manuais de procedimento, envolvendo atividades isoladas diárias, de curto prazo. Este planejamento é feito no nível das operações nas empresas ou órgãos.

2) Quais os elementos do organograma de uma organização formalizada? Identifique esses elementos em uma das organizações estudadas na Unidade 1.

Diretoria executiva, Presidencia, Diretorias, Gerencial, Coordenadoria, Área Administrativa e Área Operacional.

Na empresa de Varejo estudada temos em seu organograma: Conselho Executivo, Presidência, Diretorias, gerencias, coordenadorias e operações.

3) Para você, qual o papel do líder no alcance dos objetivos nas organizações? Nas empresas estudadas na Unidade 1, qual o estilo de liderança é adotado nas mesmas? Justifique.

A figura do líder é de fundamental importância para efetivação das estratégias montadas nos diversos níveis e até mesmo para aprimoramento e implantação das melhorias, porém onde essa figura é mais exigida é no cotidiano das atividades junto com o capital humano, onde precisa ter a habilidade de lidar com as criticidades e diversidades desta area. O líder na empresa de varejo tem uma nomenclatura peculiar este é denominado como “líder servidor” que retrata uma figura próxima das atividades diária dos liderados mostrando-se presente e participativos na construção dos resultados.

4) Qual a importância dos mecanismos de controle na realização das estratégias e objetivos nas organizações? Cite alguns critérios utilizados nas organizações estudadas na Unidade 1, caso tenham planos, objetivos e metas.

Este mecanismo de controle tem a finalidade de mostrar o comportamento e correção do rumo da empresa no caso de resultados não desejados, é necessário como instrumento que possa ajudar as organizações a desenvolverem ações que podem ser vital à existência.

Indicadores.

Indicador de nível de abastecimento: Tem como finalidade demonstrar o nível de mix existente nas prateleiras e se todas as mercadorias cadastradas e ativas estão no salão de vendas.

Indicador de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com