TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Educativas Em Espaços não Formais

Artigo: Atividades Educativas Em Espaços não Formais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  1.074 Palavras (5 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE PORTO-ALEGRENSE – FAPA

CURSO DE PEDAGOGIA

ANA PAULA GARCIA DE ALMEIDA

E

TÂNIA WOBETO

PROJETO PARA OFICINA DE RECREAÇÃO E JOGOS COOPERATIVOS

ESCOLA ABERTA

PORTO ALEGRE

2011

Faculdade Porto - Alegrense – FAPA

Projeto para Oficina de Recreação e Jogos Cooperativos

Escola Aberta

Trabalho apresentado à Faculdade Porto-Alegrense como instrumento parcial de avaliação da disciplina de Fundamentos da Ação Educativa em Espaços Não–Escolares I.

Porto Alegre

2011

Oficina: Hora do Conto e Jogos Cooperativos

Contos, Brincadeiras e Guloseimas

Justificativa

O Projeto tem como base vivenciar brincadeiras que fazem parte do universo infantil a fim de entreter e também de levar a criança a desenvolver a psicomotricidade ampla, além de fazer com que a mesma reflita sobre normas e regras. As brincadeiras oportunizam o prazer de brincar com o próprio corpo, entendendo como meio e fim nas interações sócio-afetivas e no resgate das rodas e brinquedos populares cantados, é uma experiência significativa.

Os jogos, as brincadeiras, revelam, por seu lado, a cultura corporal de cada grupo social, constituindo-se em atividades privilegiadas nas quais o movimento é aprendido e tem um significado.

A contação de história permite que a criança consiga articular um movimento interno, permitindo-lhe percorrer um longo e lento caminho no campo do imaginário e construir suas relações com o real. A linguagem destas histórias leva a criança a uma viagem onde se misturam o real e a fantasia.

Objetivo Geral

Apresentar às crianças a cultura popular brasileira, bem como as diversas possibilidades de brincadeiras que venham a intermediar e construir novos conhecimentos possibilitando o desenvolvimento afetivo, motor e social da criança conhecimentos através de atividades lúdicas interativas e de vivência.

Objetivos Específicos:

• Imitar, imaginar, adquirir competência e confiança e autonomia;

• Construir novos conhecimentos, habilidades e pensamento lógico;

• Observar, experimentar, movimentar-se e cooperar;

• Conhecer e valorizar a si mesmo e as próprias forças;

• Consolide o desenvolvimento de normas e valores sociais;

• Promover a socialização e o respeito mútuo entre as crianças

• Reforçar a importância do brincar;

• Estimular a atenção, concentração;

Desenvolvimento:

A escolha do local e público alvo para realizar este projeto foi a Escola Aberta localizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Lauro Rodrigues; tendo como objetivo propor momentos de recreação e lazer para crianças e jovens. As atividades serão realizadas por duas estagiárias da educação em um período de quatro horas tendo como foco principal trabalhar a cultura brasileira através das brincadeiras e jogos, a fim de contemplar uma participação mais efetiva dos alunos nos processos sócios - educacional e ainda colocar as crianças em atividades que pudessem despertar habilidades individuais como o entendimento do trabalho em equipe.

Desse modo, o professor percebe a verdadeira importância do ensino-aprendizagem o sentido além do ambiente escolar, proporcionando ao seu aluno uma percepção mais clara sobre o verdadeiro sentido do conhecimento, sua aplicabilidade no meio social em que vive, pois, “esse trabalho de ampliação é vital quando se quer que os conhecimentos instalem-se e integrem-se ao olhar global que um sujeito lança sobre o mundo” (PERRENOUD, 2000, p.67).

As atividades serão realizadas em grupos, proporcionando a socialização e integração entre os alunos. Dentre as atividades desenvolvidas, organizamos três momentos: hora do conto, as brincadeiras e jogos, e por fim a entrega de guloseimas.

Primeiro momento: Hora do conto com a história do Patinho Feio. Material (livro, avental com fantoches, papel ofício, lápis diversos).

Segundo momento: Brincadeiras e jogos como cobra-cega, corre cotia, vamos passear. Materiais lenço.

Cobra-cega:Todas as crianças deverão sentar-se na roda,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com