TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ANHANGUERA

Trabalho Escolar: ATPS ANHANGUERA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  2.859 Palavras (12 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 12

Projeto Interdisciplinar Aplicado

ao Curso Superior em Gestão Financeira_III

Prointer _ III

MANUAL DE ELABORAÇÃO DOS RELATÓRIOS: PARCIAL E FINAL

Coordenação – Cursos Superiores de Tecnologia EaD

Campo Grande

2

I. Apresentação

Caro(a) Acadêmico(a)!

A Proposta do Prointer_III é que você desenvolva um ensaio acadêmico, uma modalidade de texto que consiste em expor suas ideias e pontos de vista sobre determinado tema, sempre trazendo originalidade. Esta proposta tem como base a ATPS desenvolvidas no 2º Bimestre.

O leitor de um ensaio acadêmico espera ser informado corretamente sobre o tema a ser tratado e como o mesmo será trabalhado.

Para ensaios acadêmicos é adotada, normalmente, a estrutura lógica típica de um texto científico (título, lista de autores, resumo, introdução, contextualização e conclusão). A Ideia a ser defendida aparece de forma sucinta no titulo e no resumo, tornando a ser apresentada de forma mais detalhada na Introdução.

Ao desenvolver o Prointer_III, você estará interagindo entre a teoria e a pratica profissional, e também com o leitor. Para tanto, deve-se ter alguns cuidados ao defender sua ideia sobre o assunto, pois as "verdades" não são absolutas. Não emita juízo em seu texto. Deixe o leitor tirar a suas próprias conclusões.

Bom estudo! Boa prática!

3

II. Introdução

Você (e sua equipe) terá (ão) de expor a(s) ideia(s) e ponto(s) de vista sobre os conteúdos e as situações problemas das ATPS’s realizadas no 2º Bimestre com as disciplinas norteadoras, buscando originalidade no enfoque, sem, contudo, ignorar / desdenhar a teoria relacionada ao tema.

O ensaio acadêmico é uma breve descrição contendo a análise de determinada situação problema, identificando uma questão, ou um assunto pré-determinado, discorrendo sobre a situação ou assunto e visando assim às considerações finais, sempre embasadas na teoria e prática. O que se pede não é uma narrativa, nem uma simples descrição de fatos ou posições doutrinarias, o propósito do Prointer III é levar o acadêmico a explicitar e interpretar a situação.

A idéia principal é que se faça uso do conhecimento teórico das aulas, combinados á pratica adquirida no desenvolvimento das ATPS’s que estão sendo realizadas no 2º bimestre, para expressar claramente sua posição sobre as (os) questões / assuntos colocadas (os) a você e sua equipe.

O ensaio descritivo deve apresentar e explicitar a situação problema/assunto, para que o leitor consiga entender e imaginar situações semelhantes na sua prática profissional, tendo uma sensação clara sobre aquilo que foi descrito, a fim de gerar senso analítico e crítico sobre determinado assunto profissional.

4

III. Orientações:

Este trabalho será desenvolvido em duas etapas:

O objetivo do Prointer III a ser desenvolvido nesta primeira etapa é:

Você e seu grupo deverão elaborar um ensaio acadêmico descritivo a partir das atividades práticas supervisionadas (ATPS’s) desenvolvidas no 2º bimestre, o que os levará a uma breve experiência de integração entre a prática (ATPS’s) e o acadêmico (teoria – definição dos conceitos embasados em autores da área, e levantamento de bibliografias teóricas em diversas fontes – livros, artigos, periódicos etc) de áreas correlatas.

O Prointer III (ensaio acadêmico - descritivo) deve estar fundamentado em pesquisa bibliográfica exaustiva sobre o tema / assunto das ATPS’s, particularmente das disciplinas norteadoras do 2º bimestre.

Objetivo: utilizar as propostas das ATPS’s - 2º Bimestre, bem como os conteúdos das disciplinas norteadoras, visando desenvolver um ensaio acadêmico - descritivo, a qual você e sua equipe descreverão na forma de descritiva os assuntos envolvidos, discorrendo com propriedade conceitual (análise, explicitação e interpretação) sobre a problemática e ao final realizarão uma breve consideração final.

ETAPA 1.

a) Relatório Parcial => Levantamento Bibliográfico + Adequação das ATPS’s a Proposta do Prointer_III.

5

III. Das Atividades Previstas

A seguir, são apresentadas as atividades que deverão ser desenvolvidas nesta primeira etapa.

Da constituição do grupo

 Conforme as Diretrizes CEAD – Prointer – 2014/1.

a) Utilize(m) as ATPS’s e os conteúdos das disciplinas do 2º Bimestre para realizar o Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior em Gestão Financeira – III. (PROINTER - III)

b) Desenvolver as etapas das atividades previstas nesse manual de elaboração (etapas 1 e 2).

c) Ao final dessa etapa 1, apresentar um Relatório (parcial) dentro do modelo proposto, a saber:

I. Capa contendo o logo da Instituição, Titulo do Trabalho, Curso Superiores de Tecnologia em Gestão Financeira.

II. Equipe dos acadêmicos: nome dos acadêmicos e respectivos RA.

III. Nome dos tutores (presencial e a distância).

IV. Nome da disciplina: Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Curso Superior em Gestão Financeira_III (PROINTER_III)

V. Polo presencial.

VI. Conteúdo do Relatório Parcial.

6

Esclarecimentos do item VI - Conteúdo do Relatório Parcial

Com a experiência apreendida das situações problemas das ATPS’s do 2º Bimestre, você e sua equipe deverá(ão) abordar os seguintes assuntos:

TEMA => Gestor Financeiro Contemporâneo: a importância da Análise de Custos, Matemática Financeira e Estatística no trabalho cotidiano da área financeira.

Para facilitar o desenvolvimento do ensaio acadêmico descritivo, utilize(m) os assuntos das respostas relativo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com