TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Exames: ATPS AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  1.599 Palavras (7 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Através da Avaliação de Desempenho, será identificado se o perfil comportamental e técnico dos colaboradores de uma empresa está alinhado ao perfil ideal exigido pelos cargos. A Avaliação de Desempenho é uma maneira de estimar o aproveitamento do potencial individual de cada colaborador dentro das organizações. O resultado da Avaliação será a identificação das competências comportamentais e técnicas que precisam ser aperfeiçoadas. Assim, sendo um sistema formal e sistemático de apreciação do trabalho desenvolvido pelos colaboradores de uma organização, durante um período de tempo a fim de gerir melhor o seu desempenho, este pode ter um impacto significativo sobre a produtividade do trabalho enquanto processo de controlo do desempenho e através das suas relações com a seleção, formação, desenvolvimento profissional, promoção e remuneração dos colaboradores na organização. A avaliação não é um fim em si próprio, mas um meio para atingir determinados objetivos organizacionais.

A importância da Avaliação e Gestão e desempenho nas organizações

Por causa da globalização e a constante competitividade entre as empresas e dando visibilidades à maximização de resultados, além da ampliação de suas capacidades várias empresas vêm buscando alternativas para se manterem lideres no mercado. E uma delas é a valorização do seu maior bem que são os seus funcionários que são as peças principais para o sucesso da empresa. É cada vez mais importante reconhecer e valorizar os colaboradores que se destacam em seu trabalho, permitindo o autoconhecimento e o seu desenvolvimento, o que refleti na motivação e na busca de resultados para a empresa tornando-a mais competitiva no mercado, ou seja, com o funcionário mais motivado ele “veste” a camisa da empresa e auxilia no crescimento desta.

Por essa razão surge o conceito de competência, uma avaliação de desempenho que amplia o processo de desenvolvimento individual e da equipe, o que proporciona desenvolvimento pessoal e profissional, apontando falhas e ao mesmo tempo fornece ferramentas para corrigir e valorizar as competências já existentes proporcionando um crescimento na carreira, tudo isso vinculado com os objetivos e as metas estratégicas da empresa.

Em que se baseia a competência, na realidade esta avaliação tem como base os conhecimentos, as habilidades e as atitudes que possuímos, ou seja, o conhecimento é a formação acadêmica (a teoria), a habilidade está ligada a prática, a vivência e ao domínio do conhecimento e a atitude representa as nossas emoções, os valores e os sentimentos, ou seja, o comportamento humano.

A Gestão de Desempenho por Competências é uma alternativa aos modelos gerenciais tradicionalmente utilizados pelas organizações. É uma ferramenta que identifica as competências essenciais, as habilidades e conhecimentos determinantes da eficácia profissional e também as lacunas da qualificação do funcionário para tarefas específicas fornecendo recursos para aperfeiçoar suas capacidades. A Gestão por Competências é muito mais de que administrar: é um desafio de desenvolvimento de talentos nas empresas Metodologia aplicado a Avaliação de Desempenho

No momento em que vivemos com alta competitividade entre as empresas, essas vem buscando diariamente informações sobre metodologias, inovações e várias ferramentas que permitam a elas melhoria nas suas produções e na qualidade do serviço prestado a nos clientes. Assim, as empresas devem mensurar o seu desempenho de diversas maneiras utilizando diferentes estratégias para obtenção de bons resultados, mas para que isso ocorra de forma efetiva algumas pessoas devem estar satisfeitas com a política da empresa em relação ao cuidado com elas, ou seja, a gestão de pessoas tem uma influencia muito grande e importante na obtenção destes resultados, por essa razão a avaliação de desempenho vem de encontro com a obtenção de resultados e lucros positivo, pois ela possibilita a redução de gasto no processo de avaliação, efetuando uma analise sistêmicas dos pontos relevantes de determinados aspectos o que prevê as necessidades e carências na área de gestão de pessoas da organização.

A avaliação de desempenho é uma apreciação de cada pessoa em sua função, das atividades que ela realiza e dos resultados que serão alcançados dentro da organização. Para Bergamini a organização pode ser entendida como uma realidade social que trabalham, no sentido de atingir os objetivos do empreendimento, pois a intenção das pessoas em realizar determinada atividade resulta na possibilidade de obterem algo como retorno. Citaremos algumas razões para que as empresas implantem a avaliação de desempenho:

• Proporcionar um julgamento sistemático para fundamentar aumentos salariais, promoções, transferências e muitas vezes demissões de funcionários.

• Através delas os funcionários poderão saber como estão indo ao trabalho, aceitando sugestões para que seu comportamento, atitudes mude e habilidades e conhecimentos possam ser aprimorados.

• Permite que os subordinados conheçam aquilo o que o seu chefe pensa a seu respeito.

A avaliação de desempenho deve atender as seguintes linhas básicas:

• Deve abarcar não somente o desempenho dentro do cargo, como também o alcance de metas e objetivos;

• Deve concentra-se em uma análise objetiva do desempenho e não uma avaliação subjetiva de hábitos pessoais;

• Deve-se ser aceita tanto pelo avaliador quanto que pelo avaliado;

• Deve-se ser utilizada para melhorar a produtividade do indivíduo dentro da organização.

Como toda avaliação tem os seus aspectos negativos e iremos destacá-las são:

• Pode ser percebida como uma situação de recompensa ou punição pelo desempenho passado;

• A ênfase pode repousar mais sobre o preenchimento de formulários do que sobre a avaliação crítica e objetiva do desempenho;

• As pessoas avaliadas podem perceber o processo como injusto ou tendencioso;

• Os comentários desfavoráveis do avaliador podem conduzir a uma reação negativa do avaliado;

• Pode ser baseada em fatores que não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com