TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Administração De Recursos Humanos

Pesquisas Acadêmicas: ATPS Administração De Recursos Humanos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  1.455 Palavras (6 Páginas)  •  736 Visualizações

Página 1 de 6

DESAFIO

A equipe deverá elaborar um Plano de Ação, a fim de apresentar estratégias para uma boa relação com os empregados, para que o Gestor de Pessoas consiga ser assertivo no “Gerir Pessoas” dentro das organizações.

Vivemos em um mundo de constantes mudanças e, sem dúvida, a tecnologia é a maior delas, o que pode ser avaliado pelos computadores que cabem na palma da mão, celulares multifuncionais, robôs e mais uma lista sem fim que dá à tecnologia lugar de destaque. (VERGARA, Sylvia Constant. Métodos de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2005)

Mediante todas essas mudanças, como fica o papel do Gestor de Pessoas dentro da organização? Frente a tantas transformações, a tarefa mais difícil para um Gestor é a de lidar com seus colaboradores. Este desafio é importante para que você construa novas dimensões para sua formação profissional e amplie seu conhecimento, desenvolvendo habilidades necessárias para promoção de estratégias de qualidade e produtividade dentro das mudanças constantes.

Objetivo do Desafio Produção de um Plano de Ação com estratégias para uma boa relação com os empregados.

ETAPA 1

Esta atividade é importante para se desenvolver a habilidade do trabalho em equipe, e o entendimento teórico-prático sobre as mudanças ocorridas dentro das organizações e sobre os modelos de Gestão de Pessoas. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Reunir-se e definir Gestão de Pessoas e as mudanças organizacionais. Para isso, pesquisar em livros, no acervo da biblioteca do Polo de Apoio Presencial, além de acessar e ler:

 As definições disponíveis em: <http://www.slideshare.net/martinssoul/gestao-de- pessoas-presentation>. Acesso em: 16 maio 2013.

 O Resumo da Introdução à Moderna Gestão de Pessoas. Disponível em: <https://docs.google.com/fileview?id=0Bx_5PbrqB6B8OTgyODc5MjItZjA3NC00Z TdjLTkxMjItMDc1NjdlMGU0Mzc0&hl=en>. Acesso em: 16 maio 2013.

Passo 2 (Individual)

1 Assistir, atentamente, ao trecho do filme Tempos Modernos (Modern Times), EUA, 1936. Direção: Charles Chaplin, que trata do último filme mudo de Chaplin, focalizando a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 1930, imediatamente após a crise de 1929, quando a

Administração - 6ª Série - Administração de Recursos Humanos

Gislaine Milena Casula Magrini

Pág. 4 de 4

depressão atingiu toda a sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego.

2 Ler o contexto histórico do filme Tempos Modernos disponível em:

 <https://docs.google.com/document/edit?id=1s1wSupW964fwG3QxX4IH0bolcoO AqH5__b3jd2gaezE&hl=en#>. Acesso em: 16 maio 2013.

Passo 3 (Equipe)

Elaborar um relatório, de até duas páginas, retratando um paralelo entre o filme Tempos Modernos, assistido no Passo 2, e A Moderna Gestão de Pessoas, leitura do Passo 1. Reservar o material desenvolvido nesta etapa para auxiliá-los na elaboração do Plano de Ação.

ETAPA 2

Esta atividade é importante para se ter um contato com uma organização e conseguir alinhar teoria à prática dentro do mercado de trabalho. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Ler, em equipe, o seguinte artigo:

 Recrutamento e Seleção de Pessoal: o que a Análise do Comportamento tem a dizer? Disponível em: <https://docs.google.com/leaf?id=0Bx_5PbrqB6B8ODIyOGY0MjUtN2U4MC00MD A0LTllMDgtMDUzMmI0NWY5ZTYy&hl=en>. Acesso em: 16 maio 2013.

Passo 2 (Equipe)

1 Identificar uma organização na qual o grupo possa desenvolver a atividade proposta. Como sugestão, a organização escolhida pode ser o local de trabalho de um dos integrantes da equipe.

2 Fazer o primeiro contato para buscar a autorização da empresa.

Passo 3 (Equipe)

1 Elaborar um questionário diretivo e aplicá-lo ao Gestor, a fim de identificar qual é o modelo de gestão utilizado na organização, desde a forma de recrutamento e seleção até a avaliação de desempenho dos colaboradores.

1.1 Para entender melhor sobre o modelo de Avaliação de Desempenho, ler o artigo indicado a seguir:

 O que é Avaliação de Desempenho. Disponível em: <https://docs.google.com/fileview?id=0Bx_5PbrqB6B8MjQyZTNiYWYtNzBiMS00 ZDgyLWE4MmYtM2M3OGVjNGQ4OGY4&hl=en>. Acesso em: 16 maio 2013.

Administração - 6ª Série - Administração de Recursos Humanos

Gislaine Milena Casula Magrini

Pág. 5 de 5

Passo 4 (Equipe)

Elaborar um relatório, a partir de todas as informações obtidas, com um breve levantamento do histórico da empresa (nome, localização, segmento em que atua, porte/tamanho, missão e valores, o público-alvo, quantidade de funcionários e nome e cargo do contato que respondeu às perguntas). O relatório deve ter, no máximo, cinco páginas, e deve ser elaborado de acordo com o Item Padronização desta ATPS. Reservar o material desenvolvido nesta etapa para auxiliá-los na elaboração do Plano de Ação.

ETAPA 3

Esta atividade será importante para que a equipe consiga desenvolver a habilidade de análise de dados de uma empresa, pois irão identificar quais fatores estão sendo positivos ou negativos nas ações de Gestão de Pessoas dentro de uma organização. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Individual)

Ler o texto indicado a seguir. Focalizar sua leitura nos pontos principais que contribuam com a tarefa.

 Programa de Incentivo. Disponível em: <https://docs.google.com/fileview?id=0Bx_5PbrqB6B8OWNhY2E3YzAtOWM5NC 00YTA3LTgyNjgtZGY0Y2JhZTcwM2Mw&hl=en>. Acesso em: 16 maio 2013.

Passo 2 (Equipe)

Reunir-se para iniciar o planejamento do Plano de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com