TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Algoritimo E Programação

Artigos Científicos: ATPS Algoritimo E Programação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 1: CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE PROGRAMAÇÃO.

1.1. NOÇÃO DE ALGORITMOS

Para resolver um problema, no computador, é necessário que seja encontrada uma maneira de descrever este problema de uma forma clara e precisa. É preciso uma sequência de passos que permitam que o problema possa ser resolvido de maneira automática e repetitiva. Portanto, a solução de um problema por computador é baseada em dois pontos: a sequência de passos e a forma como os dados serão armazenados no computador. Esta sequência de passos é chamada de algoritmo.

Algoritmo, “linguagem natural”, é um conjunto de ações com propriedades especiais e específicas e com algumas estruturas padrões para controlar a ordem na qual as ações são realizadas, tendo como propriedade ações simples e bem definidas (não ambíguas), sequência ordenada de ações e uma sequência finita de passos constituindo soluções computacionais ou reais.

1.2 PSEUDO LINGUAGEM

A transposição de problemas do universo real para o computacional é expressa na forma de algoritmo na linguagem natural fundamentalmente, porém algoritmos computacionais requerem um nível de detalhamento próximo da linguagem computacional, representando comandos realizados pelo computador.

As pseudo linguagem têm a função de aproximar algoritmos computacionais da linguagem natural, tornando possível postergar detalhes para a modelação do algoritmo na linguagem executável do computador, demonstrando grande flexibilidade. É uma linguagem de programação simplificada. É usada para escrever algoritmos, sem se preocupar com todos os detalhes de uma linguagem de programação real. É uma forma genérica de escrever um algoritmo, utilizando uma linguagem simples (nativa a quem a escreve, de forma a ser entendida por qualquer pessoa), sem necessidade de conhecer a síntese de nenhuma linguagem de programação, sua elaboração é executada em papel.

Dentro das pseudo linguagens podemos citar o Portugol, que permite o pensamento no problema em si e não no equipamento que executa o algoritmo.

1.3 ESTRUTURAS DE UM PROGRAMA

A construção do algoritmo possui dois conceitos básicos e fundamentais que são: memória (estruturas de dados) para manipulação de informações, e algoritmo (estruturas de controle) para manipulação de ações. Estes conceitos são representados na linguagem de programação através de variáveis (são os nomes que utilizamos para referenciar as posições de memória) e ações (para expressar a solução na forma algorítmica).

Algoritmos são sequências de comandos especiais com estrutura de controle, um comando bastante importante é o comando de atribuição, utilizado para atribuir conteúdo a variáveis.

- Primeiramente o algoritmo é iniciado, preparando um ambiente para a execução do programa.

- Em seguida uma variável X é declarada, reservando um espaço na memória do computador para armazenar a variável, assim, toda vez que ela aparecer no programa, será referenciado ao conteúdo da memória reservada a X.

- Logo após a expressão é avaliada e o resultado atribuído a X.

- Posteriormente o programa é finalizado, liberando o ambiente de execução do programa.

A estrutura de um algoritmo em PORTUGOL pode ser dada como:

início

< declarações de variáveis > (estrutura de dados)

< ações > (algoritmo)

Fim

1.4 TIPOS PRIMITIVOS PARA REPRESENTAÇÃO DE DADOS E VARIÁVEIS

Variáveis são componentes das linguagens de programação, que identificam as informações que estão sendo manipuladas pelos programas.

Uma variável é um local (área da memória do computador) que armazena um tipo específico de conteúdo. Ela contém um valor que pode ser modificado durante a execução do programa. Uma variável é declarada em função de um tipo associado.

O tipo tem duas características importantes: o intervalo de valores possíveis e o conjunto de operações que podem ser realizados, que admite as quatro operações aritméticas básicas, mas não permitem operações de conjunto.

O Tipo define duas características importantes:

1. Intervalo de valores possíveis.

Por exemplo: se pensarmos em números naturais, estamos identificando o conjunto de números inteiros e não negativos (inclui o zero).

2. Conjunto de operações que podem ser realizados.

Os mesmos números naturais, admitem as 4 operações aritméticas básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão, mas não admitem por exemplo operações de conjunto, como União e Interseção.

Os tipos são divididos em tipos básicos e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com