TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Algoritimos

Ensaios: ATPS Algoritimos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  4.636 Palavras (19 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 19

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Administração

(1º Bimestre)

Prof.º Dimitri

HENRY GUGONI PEREIRA 6894516676

Série A - 1º Semestre

SUMÁRIO

Introdução ___________________________________________________________ 3

Relatório 01_________________________________________________________ 4

Referências Bibliográficas _____________________________________________10

INTRODUÇÃO:

Requisitou-se um relatório eximindo o conteúdo do livro PLT de Administração, das paginas 31 até 100 e segue agora descrito.

RELATORIO 01

As Empresas.

As empresas representam um tipo de organização: a organização focada no lucro. As empresas constituem umas das complexas e admiráveis instituições sociais que a criatividade e engenhosidade humana construíram. As empresas de hoje são diferentes da de ontem e, provavelmente, a manhã e no futuro distante serão ainda mais diferentes, pois a principal característica delas é sua grande diversidade.

Empresas são empresas.

Cada empresa é única por isso que se é necessário entender e interpreta-las da maneira conveniente.

As empresas como organizações sociais.

Vivemos em uma sociedade moderna, quase todo o processo produtivo e realizado dentro de organizações. Assim, a nossa sociedade moderna e industrializada se caracteriza por ser uma sociedade composta de organizações.

O Homem moderno passa a maior parte do seu tempo dentro de organizações das quais depende para nascer, viver, aprender, trabalhar, ganhar seu salário, curar suas doenças, obter todos os produtos e serviços de que necessita, entre outras coisas.

1-Razões sociais: As pessoas são seres gregários que necessitam de relacionamento com outras pessoas para viver. As pessoas se organizam por causa dessa necessidade de estar juntas e procuram satisfações sociais que somente as organizações podem atender.

2-Razões materiais: As pessoas se organizam para alcançar três coisas que isoladamente jamais conseguiriam sozinhas:

• Aumento de habilidades;

• Compressão de tempo;

• Acumulação de conhecimento.

3-Efeito Sinergístico: As organizações apresentam um efeito multiplicador das interações entre seus membros. Assim, o resultado da tarefa organizacional e mais do que a simples soma das tarefas individuais.

Sinergia e Entropia.

Sinergia: É o efeito multiplicador.

Entropia: Significa perda.

Conceito de organizações.

Dentro de uma abordagem mais ampla, as organizações “são unidades sociais, intencionalmente construídas e reconstruídas, com o fim de atingir objetivos específicos”. Isso significa que as organizações são propositadas e planejadamente construídas e elaboradas para atingir determinados objetivos.

Organizações Formais

São caracterizadas por regras e regulamentos formalizados por escrito e por estruturas de posições e hierarquia que ordenam as relações entre os indivíduos ou órgãos componentes.

Organizações Lucrativas e não lucrativas.

As empresas normalmente constituem exemplos típicos de organizações lucrativas. A empresa é todo o empreendimento humano que procura reunir e integrar recursos humanos e não humanos para alcançar seus objetivos de sustentação e lucratividade através da produção e da comercialização de bens ou serviços.

Porém existem organizações voltadas para o bem social que não necessitam gerar um lucro para sobreviver como, por exemplo, ONG’s.

Para que servem as organizações?

Para produzir bens; prestar serviços à comunidade e à sociedade; cobrar impostos dos contribuintes; proporcionar educação, saúde, segurança; proporcionar valores ás pessoas.

Rápida História das Organizações.

A administração surgiu com o crescimento e a complexibilidade das organizações. Durante toda sua longa historia até meados do século XVIII, as organizações se desenvolveram lentamente.

A Revolução Industrial.

A história da revolução industrial começa com a invenção da máquina á vapor (James Watt 1736 – 1819) e sua aplicação à produção. Com ela surgiu uma nova concepção de trabalho responsável por modificar completamente a estrutura comercial e social da época, provocando inúmeras mudanças de ordem econômica política e social.

A história das organizações podem se dividir em seis fases:

• Fase Artesanal;

• Fase da transição do artesanato à industrialização;

• Fase do Desenvolvimento industrial;

• Fase do gigantismo industrial;

• Fase moderna;

• Fase da Globalização.

A era da incerteza.

A era da incerteza foi localizada na I Guerra Mundial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com