TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Anhanguera

Monografias: ATPS Anhanguera. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

O que os alunos aprendem numa série influenciará sua aprendizagem na série seguinte

O Ambiente escolar para uma criança é essencial para o seu desenvolvimento. Quando existe alguma dificuldade com seu psicológico, visão, audição ou no convívio familiar, é necessário entender e agir de forma positiva tentando fazer com que aconteça a superação dessa dificuldade.

A relação afetiva entre professor e aluno reflete na aprendizagem, pois o aluno vê um companheiro além de um educador, e acaba confiando e contando seus problemas á ele. A escola tem como responsabilidade servir de base parar gerar conhecimentos e preparar cidadãos capazes de entender o mundo e transformá-lo melhor.

Para que isso aconteça, é necessário que haja desempenho em melhorar a qualidade da educação. Quem estuda tem como objetivo aprender, e esse processo de aprendizagem é muito pessoal, alguns tem muita facilidade, outros nem tanto. A educação tem projetos ambiciosos dentro de nossos padrões, a melhoria da qualidade de ensino, a elevação da escolaridade, a capacitação dos trabalhadores, ainda são objetivos difíceis de serem alcançados.

A revolução tecnológica tem contribuído muito para educação, formando uma nova sociedade marcada pela técnica, esse conhecimento da tecnologia ao alcance da maioria tem gerado um estado de ansiedade que deve ser visto com muito cuidado. Não podemos negar que o progresso do meio técnico-informacional, trazendo mais facilidades e desenvolvimento e preocupação da escola em formar indivíduos com ética.

Capacidade de dialogar e aceitar as regras da sociedade devem ser destacadas. É de relevante importância o empenho da escola, da família e do aluno no processo educativo. Vendo hoje a situação escolar, os alunos estão cada vez mais se distanciando dos estudos e deixando a desejar para os pais; escola e o seu próprio desenvolvimento. Alguns dos motivos pelo qual eles perdem o interesse pelos estudos é a estrutura familiar, as companhias e alguns vícios que os levam a perderem o interesse pelos estudos e acabam se tornando pessoas de más influências para a sociedade.

Portanto, podemos constatar, o que os alunos aprendem numa série influenciará sua aprendizagem na série seguinte. Por isso, as reformas educativas buscam uma pedagogia de qualidade, onde o grande desafio é ensinar para os alunos que somos todos iguais, não importando a cor, cultura e seus valores. Incluindo todos para uma educação melhor e um futuro sem preconceito.

2º Passo

Apresentar a situação:

Um aluno vem transferido de uma escola do interior e em sua documentação consta que ele cursa o 5º ano do Ensino Fundamental, mas a atual professora nota que ele não consegue acompanhar os demais alunos, pede para que a direção da escola entre em contato com a escola de onde veio à criança para solicitar informações a respeito do aluno. Foi informada pela direção, que as antigas professoras daquele aluno tinham dificuldade de prosseguir com a grade escolar, pois enfrentavam um problema de saúde pública, já que a região em que o garoto morava enfrentava um surto de malária e por isso o garoto enfrentava essa dificuldade.

Apresentar possibilidades:

3º Passo

Com as informações em mãos a diretora embasada na LDB (Lei de Diretrizes e Bases) deverá segundo o Capítulo II, seção I das disposições gerais no Artigo 23º diz: “A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência...”. No Artigo 24º no Inciso II, alínea b diz: “A classificação em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita: por transferência, para candidatos procedentes de outra escola”. Na alínea c diz: “independente da escolarização anterior, mediante avaliação feita pela escola, que defina o grau de desenvolvimento e experiência do candidato e permita sua inscrição na série ou etapa adequada, conforme regulamentação do respectivo sistema de ensino”. Embasada nessa lei a direção da escola deverá aplicar uma prova para avaliar a capacidade do aluno, e inclui-lo em uma turma na qual ele consiga acompanhar as matérias baseado naquilo que ele aprendeu na escola anterior, sendo assim o segmento de ensino em que o aluno deverá se inserido será o 4º ano (ensino fundamental). Modelo de documento requerido pela escola para transferência:

...

Baixar como  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »