TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Aquecimento Solar

Ensaios: ATPS - Aquecimento Solar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  1.722 Palavras (7 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 7

Funcionamento do Sistema de Aquecimento Solar

O sistema básico de Aquecimento de água por Energia Solar é composto por dois itens: coletores solares (placas) e reservatório térmico (boiler).

Dos Coletores Solares

As placas coletoras absorvea radiação solar, ou seja, o calor do sol captado pelas placas coletoras são transferidos para a água que circula no interior de suas tubulações de cobre.

Quando os raios do sol atravessam o vidro da tampa do coletor eles esquentam as aletas que são feitas de cobre ou alumínio e pintadas com uma tinta especial e escura que ajuda na absorção máxima da radiação solar. O calor passa então das aletas para os tubos (serpentina) que geralmente são de cobre. Então a água que está dentro da serpentina esquenta e vai direto para o reservatório do aquecedor solar .

Os coletores dividem-se em dois grupos: os planos e os alternativo. Os planos têm maior utilização em geral e são constituídos por tubos absorvedores de cobre e chapa absorvedora de cobre ou alumínio, fechados por uma placa de vidro, vedação de borracha e isolados termicamente por lã de vidro. Normalmente esta grade absorvedora é construída com configuração em paralelo.

E são instalados sobre telhados ou lajes sempre o mais próximo possível do reservatório térmico.

O numero de coletores a ser usado em uma instalação varia de acordo com o tamanho do reservatório térmico, mas também pode variar de acordo com o nível de insolação de uma região ou até mesmo de acordo com as condições da instalação.

O custo dos coletores equivale a metade do custo total de um sistema de aquecimento de água. E o melhor arranjo dos tubos é aquele de espaçamento zero entre estes.

Mais a mais, diversas grandezas podem ser atribuídas aos coletores, porém, a mais comum é sua capacidade de absorção de calor, em geral referida a área de exposição, que geralmente é de cor preta fosca. E ainda, os coletores com duas placas paralelas (TPPC) tem eficiência 6% maior que coletores com tubo em serpentina (STC) e 10% maior do que os que tem tubos paralelos (PTC).

Já os coletores alternativos tem como objetivo a redução de custo da fabricação, buscando a socialização do seu uso em sistemas de aquecimento de agua domestico e industrial.

É um sistema de aquecimento de aguas potáveis por meio de captação de energia solar em painéis termo solares. O projeto da construção do equipamento emprega materiais de baixo custo e fácil aquisição no mercado, tais como placas de forraçãoalveolares, tubos de conexão de PVC, etc.E podem ser construídos inclusive com material reciclável.

O Boiler

Já o Boiler conhecido como reservatório térmico é um recipiente para armazenamento da água aquecida.

O Boiler nada mais é do que cilindros de cobre, inox ou polipropileno, isolados termicamente com poliuretano expandido sem CFC. Desta forma, a água é conservada aquecida para consumo posterior. Já a caixa de água fria alimenta o reservatório térmico do aquecedor solar.

Alguns reservatórios térmicos vem com sistema de aquecimento auxiliar que pode ser elétrico, a gás ou ate mesmo sem esses recursos.

O tamanho do reservatório, ou seja, o volume de agua que ele é capaz de armazenar, varia de acordo com o numero de pessoas que vão utilizar o sistema diariamente, a duração média e a quantidade de banho diário, quantos serão os pontos de uso de agua quente, ou dimensão da piscina etc.

Os boilers possuem duas superfícies, uma interna e outra externa, separadas por um isolante térmico que em geral é a lã de vidro. Podem ser horizontais ou verticais.

E ainda, dividem-se em baixa pressão ou alta pressão:

• os de baixa pressão são mais econômicos e mais apropriados para construções onde a caixa de água fria estiver pouco acima do boiler, com no máximo 2 metros de desnível para os de cobre e 5 para os de aço inox. Não podem ser pressurizados ou ligados na rede pública.

• os de alta pressão são mais apropriados para sistemas pressurizados ou onde a caixa de água fria estiver muito acima do boiler, com no máximo 40 metros de desnível.

O reservatório térmico é o elemento mais custoso em um sistema de aquecimento solar e deve ser instalado, se possível, no interior das habitações (para proteção atmosférica e térmica) a um nível superior aos coletores, por forma a que a canalização seja o mais vertical possível, dispensando assim a bomba de circulação.

Do sistema

Em sistemas convencionais, a água circula entre os coletores e o reservatório térmico através de um sistema natural chamado termossifão, na qual a água dos coletores fica mais quente e, portanto, menos densa que a água no reservatório. Desta forma, a água fria força a água quente gerando a circulação. Esses sistemas são denominados decirculação natural ou termossifão.

Outrossim, a circulação da água também acorrer através de motobombas em um processo denominado de circulação forçada ou bombeado. Tais processos são normalmente utilizados em piscinas e sistemas de grandes volumes.

Dos Materiais utilizados para um aquecedor solar de baixo custo

A necessidade de soluções adequadas à realidade da pobreza faz com que se busque uma tecnologia solar para aquecimento de água, que possa atender a população com recursos financeiros limitados. Apesar de pouco difundidas e ainda restritas a experiências isoladas, as tecnologias de baixo custo para aquecimento de água residencial aliam baixos investimentos e eficiência térmica.

Esses tipos de coletores tem sido objeto de inúmeros estudos e pesquisas desde 1950.

Willier e Hottel em 1958 e Bliss em 1959, estudaram pela primeira vez o desempenho térmico de coletor com tubos paralelos e suas conclusoes seriram de base para muitas outras pesquisas.

Riviera, em 1994, apresentou trabalho sobre coletor alternativo tubular com varias unidades absorvedoras de PVC. Lourenço em 1997, mostrou nos resultados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com