TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS COMPETENCIAS PROFISSIONAIS

Casos: ATPS COMPETENCIAS PROFISSIONAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  1.179 Palavras (5 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

O mundo está passando por intensas transformações, onde a maior constante é a mudança nas organizações. A economia global proporciona tanto riscos quanto oportunidades forçando as organizações a buscarem melhorias contínuas, não somente para competir, mas para sobreviver. Diante disso, as organizações precisam reinventar-se, sair do status quo, quebrar paradigmas e revolucionar mudanças.

Nesta primeira etapa, tentaremos montar um plano para motivar a equipe de vendas de uma determinada organização e mostrá-los que todos precisaram acompanhar as constantes mudanças para nos mantermos vivos e atualizados no mercado de trabalho.

1.1. PASSO 2

A tabela 1 apresenta as características da equipe que você lidera. A mesma é composta por 6 profissionais e um estagiário, sendo:

Tabela 1 – Funcionários da equipe de vendas

Nome Idade Tempo de empresa Características

Felícia 55 anos 25 anos A mais antiga do setor. Comunicativa e se da bem com todos. Ansiosa para se aposentar.

Beto 52 anos 15, 5 anos Não se comunica e reclama de ter que usar computador e internet. Apresenta visível desmotivação no trabalho. Não faz e não aceita nada que saia da sua rotina.

Joaquim 45 anos 12 anos Adapta-se fácil às situações de mudança, mas também vem caindo seu rendimento frente à desmotivação.

Gertrude 35 anos 6 anos A funcionária que mais vende e mais ganha comissão. Tem seus próprios clientes e sempre busca clientes novos, a qualquer custo. Não trabalha em equipe.

Aurora 23 anos 2 anos Recém-formada em economia e cursando Pós Graduação em Administração. Tem muita vontade de aprender, crescer e vir a ter a mesma comissão alta que sua colega Gertrude.

Felix 20 anos 1 ano Estudante de administração e cheio de idéias inovadoras que conflitam com os demais. Inquieto, não gosta de rotina.

Ana 18 anos Estagiaria Estudante de Administração. Não sabe ao certo se vendas é a área certa para ela.

Compreendemos que já é fato de que a mudança é uma conseqüência natural da evolução, e esta ainda causa temor nas organizações, dado aos impactos causados e à resistência gerada. Este processo faz aflorar forças de integração e desintegração, que se não neutralizadas, provocam resistências à mudança do status quo. A mudança no contexto organizacional engloba alterações fundamentais no comportamento humano, dos padrões de trabalho e nos valores em resposta a modificações ou antecipando alterações estratégicas, de recursos ou de tecnologia. Considera que a chave para enfrentar com sucesso o processo de mudança é o gerenciamento das pessoas, mantendo alto nível de motivação e evitando desapontamentos.

Diante de inúmeras mudanças que podem ocorrer nas organizações, encontramos varias causas comuns de resistência:

 Egoísmo;

 Má compreensão;

 Falta de confiança;

 Avaliações diferentes;

 Baixa tolerância à mudança;

 Receio do futuro;

 Acomodam-se aos seus direitos e conveniências;

 Foco limitado da mudança;

 Inércia de grupo.

1.2. PASSO 3

Apresente um Plano de Ação que você, enquanto líder e gestor pretendem aplicar à sua equipe para motivá-los, mostrando a importância e necessidade das mudanças.

Acreditamos que toda pequena empresa precisa motivar seus funcionários. Assim, eles trabalham com mais eficiência e produzem melhores resultados. Acreditamos que é essencial ouvir o que cada um pensa e aonde querem chegar.

Para motivá-los, pensamos em premiações, mas, antes, precisamos dividir com os funcionários os objetivos e metas da organização de maneira clara e objetiva. Depois disso, é interessante que a empresa faça essas premiações (em dinheiro) e em outros tipos para aumentar a motivação sendo uma idéia simples de maneira justa e eficaz.

PLANO DE AÇÃO

• Primeiramente pensamos em reunir este grupo onde cada um pergunta e anota a resposta do outro, até todos terem respondido.

• Esclarecendo os objetivos da empresa, como isso pode ser conseguido, qual a situação atual, como cada um enxerga este momento, quais são as opções de solução, qual a mais indicada.

• As perguntas serão focadas nos objetivos de aumentar as vendas da empresa e conquistar os clientes perdidos.

• As respostas (sem nome) serão colocadas juntas para que dali saia às soluções para ações que a organização espera.

O ideal é que o primeiro passo seja clarear a missão de vida/empresarial do líder. Nossa missão determina nossa existência e, conseqüentemente, inúmeros outros parâmetros que determinam nossa conduta e caminho para decisões e planos. Assim a equipe poderá se motivar a seguir com um plano em comum.

A comunicação é o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com