TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Competências Profissionais

Pesquisas Acadêmicas: ATPS - Competências Profissionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  6.630 Palavras (27 Páginas)  •  2.060 Visualizações

Página 1 de 27

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

COMPETÊNCIAS PROFISSIONIAS

CAMPINAS

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

Introdução 04

2. ETAPA 01

Pesquisar informações que indiquem quais áreas e segmentos são mais promissores para empreender.......................................................................................................05

3. ETAPA 02

Conhecimentos de administração a uma situação prática fundamentada em pesquisas e cenários..................................................................................................................09

4. ETAPA 03

Esta atividade é importante para que você coloque em prática a implementação de uma empresa por meio de seus diversos setores...........................................................................11

5. ETAPA 04

Esta atividade é importante para que você pratique seus conhecimentos em contabilidade e finanças aplicados no momento da implantação de uma empresa....................................15

6. CONCLUSÃO

Conclusão ................17

7. REFERÊNCIAS

Referências Bibliográficas............................................................................................18

INTRODUÇÃO

Vivemos num mundo globalizado, a grande maioria da população está inserida no mercado de trabalho, falta tempo para o serviço doméstico, e devido a este fato houve a necessidade da terceirização da lavagem de roupas em algumas residências e este projeto, de criar uma lavanderia voltada para o segmento residencial, suprirá esta necessidade.

Lavar roupa é como se alimentar, temos que fazer isto toda a vida e com isso criou-se o habito de utilizar menos a máquina de lavar doméstica e requisitar mais os serviços das lavanderias, em especial para roupas que merecem um melhor tratamento de limpeza e conservação. Investir na criação de uma lavanderia é participar de um negócio com fortes características de expansão e consolidação no Brasil.

No Brasil há um grande numero de pequenas empresas, mas, sua maioria não ultrapassa um ano de funcionamento com isso é importante analisar os fatores que causam este problema, dentre eles estão à grande carga tributária, a falta de conhecimento dos empresários de como gerir melhor seus recursos e administrar suas receitas e despesas e a falta de conhecimento no ramo de atividade.

Algumas empresas conseguem até prolongar seu segmento, mas este não é nosso objetivo, queremos criar uma empresa qualificada para atender as necessidades de nossos clientes com projetos duradouros. Portanto um projeto de criação de uma lavanderia deve ser bem planejado e suas definições referentes à localização, aos fluxos, aos acessos, às dimensões e a qualidade devem ser bem elaboradas por profissionais competentes. Com um bom planejamento terá condições de oferecer melhores condições de trabalho, uma produção suficiente para atender seus clientes, uma boa qualidade no serviço prestado, seu custo será compatível e o lucro será uma conseqüência.

Nesta lavanderia serão utilizados bons produtos químicos proporcionando a conservação do equipamento, das roupas, o custo será baixo, o risco à saúde dos funcionários será mínimo e sua qualidade será incomparável. Seu processo de lavagem deverá ser orientado pelo princípio da busca do prolongamento do seu tempo de vida útil, com o devido cuidado ao equipamento, aos produtos químicos e aos procedimentos de lavagem.

Com base neste cenário, o estudo se propõe a avaliar um plano de abertura e implementação de uma lavanderia e a oportunidade que a mesma tem para inserir no mercado, contendo um relatório com o plano de abertura e implementação esclarecedor visando à viabilidade do projeto.

ETAPA 01

Esta atividade é importante para que você pratique a observação de oportunidades de mercado. O grupo deve pesquisar informações que indiquem quais áreas e segmentos são mais promissores para empreender.

A oportunidade de mercado escolhido nessa atividade foi o ramo de Lavanderia.

A prestação de serviços está presente de forma cada vez mais significativa na vida econômica social e no entretenimento das pessoas. O setor de prestação de serviços desempenha o papel de um dos líderes da nova onda de expansão econômica e tornou-se peça fundamental no processo de crescimento global (AVILA; AVILA, 2001).

Uma característica essencial e distintiva da sociedade pós-industrial, nos dias de hoje, é a ênfase dada à prestação de serviços, que está presente de forma cada vez mais significativa na vida econômica social e no entretenimento das pessoas. O setor de prestação de serviços desempenha o papel de um dos líderes da nova onda de expansão econômica e tornou-se peça fundamental no processo de crescimento global.

Essa atividade econômica proporciona, atualmente, ocupação para uma parcela cada vez maior da população mundial. Com isso, a estrutura industrial da sociedade vem mudando aceleradamente nas ultimas décadas. Um terço da população rural já está no setor de serviços e, nas áreas urbanas, esse índice ultrapassa 50% (ANTILLA, 1994).

Inúmeras empresas de prestação de serviços estão sob a forte pressão da concorrência e precisam elevar o grau de produtividade para garantirem a sua participação no mercado e expandir suas ações.

Alguns fatores como desejo de aumentar a qualidade de vida; mais tempo para lazer; inserção da mulher no mercado de trabalho; aumento da expectativa de vida (maior número de idosos), entre

outros, têm aumentado a demanda por serviços (GIANESE E CORREA,1994) citados por MONTE (1997). E um serviço que está crescendo é o de lavanderia.

A rotina mais atribulada das pessoas, a quase extinção da profissão de lavadeira e as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com