TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Monografias: ATPS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  3.702 Palavras (15 Páginas)  •  1.887 Visualizações

Página 1 de 15

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

POLO BOM JESUS DATA 06/2013

CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS SEMESTRE 7°

TURMA MODULO/ DISCIPLINA COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Professor EAD PROF. GLENDA DE ALMEIDA SOPRANO

PROFESSOR – TUTOR PRESENCIAL – HUDSON COELHO ROSAL

Aluno (a) EMERSON JOSE OLIVEIRA DA SILVA JUNIOR RA 219055

Aluno (a) ERIEISE FERNANDES DE AMORIM RA 270557

Aluno (a) LETÍCIA TAVARES PEREIRA RA 223965

Aluno (a) LUSIMARIO CUSTÓDIO PEREIRA RA 232705

Aluno (a) JOABES CAMPOS DA SILVA RA 200050

Aluno (a) RENATO GOMES DE LIMA RA 229161

Bom Jesus – PI, Junho de 2013.

SUMÁRIO

1. ETAPA I – Passos 1 e 3 pág. 3

2. ETAPA I – Passos 4 pág. 5

3. ETAPA II – Passo 1 e 2 pág. 6

4. ETAPA II – Passos 3 pág. 7

6. ETAPA III – Passo 1 pág. 7

7. ETAPA III – Passo 2 e 3 pág. 8

8. ETAPA III – Passo 4 pág. 9

9. ETAPA IV – Passo 1 e 2 pág. 9

10. ETAPA IV – Passo 3 pág. 10

11. ETAPA IV – Passo 4 pág. 11

12. CONSIDERAÇÕES FINAIS pág. 17

13. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS pág. 18

Etapa 1

Passo 1 (Equipe)

O segmento que será abordado neste trabalho será o de ATIVIDADES DE CONTABILIDADE EM GERAL, com foco em um Escritório Contábil formado por seis sócios contadores.

Etapa 1

Passo 3 (Equipe)

O ano de 2013 nomeado por entidades de classe como o ano da contabilidade é uma realidade quando se pensa nas mudanças ocorridas numa profissão que não consegue atender toda a atual demanda de mercado.

Vagas para áreas especializadas do segmento contábil não são preenchidas e um estudo de uma respeitada empresa de consultoria em recursos humanos apontam que a média salarial de um cargo de analista contábil cresceu 24,9% somente em 2012 colocando a profissão entre as cinco maiores valorizações do mercado nesse ano.

Paralelamente a demanda por serviços para empresas qualificadas também não para de crescer e uma porta de oportunidades surgem para escritórios de contabilidade capazes de atendê-la.

Segundo constatei nas analises que realizei nos dados do Conselho Federal de Contabilidade o número de organizações contábeis (sociedades) cresceu em maio de 2013 16% quando comparado com dezembro de 2011. Os dados mostram também que o crescimento das empresas individuais de contabilidade cresceu no mesmo período somente 1,5% o que indica o movimento das empresas contábeis de se solidificarem em forma de sociedade profissional.

Mesmo com esse crescimento de empresas de contabilidade, faltam empresas e profissionais qualificados para atender todas as necessidades de mercado. Esse cenário vai se acentuar ainda mais nos próximos anos, visto que a maioria das empresas registradas no Brasil, as micros e pequenas empresas, estão começando a sentir agora os reflexos das novas exigências a atender.

Qual é o segredo para que uma empresa de contabilidade possa ser bem sucedida nesse novo cenário? Primeiramente, é necessário possuir uma exímia qualificação técnica, especialmente em temas ainda pouco dominados pelo mercado e onde a concorrência é significativamente menor. Um dos erros cometidos por entrantes no mercado contábil é oferecer o que a grande maioria já está oferecendo e assim enfrentando dificuldade de se posicionar com rentabilidade, por isso, qualifique-se para que a sua empresa possa dispor de diferenciais técnicos.

Outro aspecto fundamental é que elas devem ser administradas com alto grau profissionalismo nas relações com os stakeholders. A figura do contador amigo existe, mas os limites dessa relação especialmente com os clientes devem ser respeitados. Nesse aspecto destaco a importância de manter contratos profissionais, instruções devidamente documentadas, adimplemento de honorários e outros. Nas consultorias que realizo em todo o Brasil posso afirmar que há muito campo de melhoria nesse sentido.

A importância da contabilidade plena para avaliar a situação da empresa, para produzir dados essenciais e para criar sugestões contra as ameaças ocasionadas pela crise é evidente. Só empresas que mantém melhor controle interno e analisem seus demonstrativos com frequência estão prontas para enfrentar a crise.

Levando-se em conta que a economia não é uma ciência exata ao contrário da contabilidade que sempre mostra a verdade. Independente de crise ou não, um bom gestor sempre faz seu planejamento estratégico e toma suas decisões com realismo e para isso ele precisa da contabilidade como a ferramenta exata.

No artigo “Crise e contabilidade”, Valor Econômico 06/11/2008 conta que os balanços das maiores construtoras mostrarão os estragos da crise. O mesmo artigo fala sobre os ajustes já feitos nas projeções: “As oito empresas que ajustaram lançamentos previam R$ 16 bilhões em novos empreendimentos só neste ano. Agora, reduziram a meta para R$ 11,6 bilhões. Por enquanto, apenas empresas médias e pequenas corrigiram metas. Qualquer empresa, seja micro, pequena, média ou grande, sempre deve reavaliar metas em sintonia com o momento socioeconômico.

Mas será que as ferramentas de contabilidade são respostas para enfrentar a crise? No artigo “Crise financeira e contabilidade” (Portal da contabilidade) Júlio César Zanluca escreve: “Em qualquer situação, a gestão das empresas precisará ser voltada para um controle estrito de fluxo de caixa, de redução de custos e de aumento da competitividade dos negócios. E não adianta “chutar” números,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com