TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Competencias Profissionais

Ensaios: ATPS Competencias Profissionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  1.456 Palavras (6 Páginas)  •  737 Visualizações

Página 1 de 6

Etapa 1: Teorias da Administração. Processos Administrativos.

Passo 1

A palavra administração tem origem no latim e significa: administratione

Ad = (direção para, tendência, junto de)

Minister = Comparativo de inferioridade, o sufixo ter (subordinação e obediência) aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem. Função que se desenvolve sob o comando de outro, um serviço que se presta a outro.

A palavra Administração envolve o processo de decidir e resolver problemas com eficiência e eficácia. O conceito de administração foi criado acerca de 3.000 a.C. onde surgiram os primeiros dirigentes e funcionários administrativos profissionais (MAXIMIANO 2012). Com o passar do tempo alguns conceitos mudaram, de acordo com a necessidade e com as circunstâncias de cada época. Segundo Maximiano a partir do século XXI ocorreram várias mudanças em todos os ambientes da Administração: competitivo; tecnológico; econômico e social, o que levou ao surgimento de novas técnicas e conceitos na Administração.

É o processo de planejar, organizar, liderar e controlar os esforços realizados pelos membros da organização e o uso de todos os outros recursos organizacionais para alcançar os objetivos propostos (CHIAVENATO,2000).

Dentro da Administração, existem três tipos de habilidades importantes para o desempenho administrativo bem-sucedido: as habilidades técnicas, humanas e conceituais.

• Habilidade técnica: Consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de suas tarefas específicas, através de sua instrução, experiência e educação.

• Habilidade conceitual: É o entendimento das dificuldades da organização como um todo e o ajustamento do comportamento do colaborador dentro da mesma. Esta aptidão permite que a pessoa se adapte e tenha uma conduta de acordo com os objetivos da organização e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades pessoais ou do seu grupo imediato.

• Habilidade humana: É a habilidade mais importante para o Administrador. Baseia-se na capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes, anseios e motivações e aplicar uma liderança eficaz, incentivando a criatividade do colaborador. As organizações são formadas por pessoas e saber trabalhar com elas é fundamental para o sucesso do profissional.

Os gestores devem saber lidar com as pessoas, de modo a compreender crenças e valores individuais e através da relação de confiança, oferecer novas possibilidades de crenças e valores que promovam o auto crescimento e o crescimento organizacional.

O bom gestor de pessoas deve ter habilidade para possibilitar espaços de trabalho nos quais a criatividade e a intuição tenham voz e vez. O ambiente de trabalho deve ser agradável, no qual as pessoas não vivam o medo e ousem apresentar ideias sem sofrerem repressão.

Outro grande desafio é saber ouvir; os gestores precisam estar preparados para lidarem com situações em que os colaboradores ou parceiros (conceito mais moderno) sintam-se à vontade para apresentar propostas que pareçam absurdas ou incoerentes com a postura da organização; pois o bom gestor tem a sensibilidade para se colocar no lugar do outro(empatia) e respeitar as opiniões alheias, sejam coerentes ou não.

A gestão de pessoas requer, ainda, que talentos sejam percebidos e aprimorados. O gestor precisa estar atento aos potenciais dentro da empresa, bem como planejar estratégias capazes de reter talentos.

Segundo pesquisa realizada em empresas:

"[...] as organizações desejam profissionais de Administração com as seguintes características: Capacidade de identificar prioridades; Capacidade de operacionalizar ideias; Capacidade de delegar funções; Habilidade para identificar oportunidades; Capacidade de comunicação, redação e criatividade; Capacidade de trabalho em equipe; Capacidade de liderança; Disposição para correr riscos e responsabilidade; Facilidade de relacionamento interpessoal; Domínio de métodos e técnicas de trabalho; Capacidade de adaptar-se a normas e procedimentos; Capacidade de estabelecer e consolidar relações; Capacidade de subordinar-se e obedecer à autoridade. MEIRELES (2003, p. 34)."

Passo 2

ÊNFASE TEORIAS ADMINISTRATIVAS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS

ENFOQUES CRÍTICAS

Nas tarefas Administração Científica (Taylor – 1903) Corrente iniciada por

Taylor; considera a

administração uma

ciência aplicada na

racionalização e no

planejamento das atividades operacionais Racionalização do

trabalho no nível operacional. Transformou o homem em uma máquina; o operário adquire apenas uma visão limitada do processo; não leva em conta o lado social e humano do trabalhador.

Na Estrutura Teoria Clássica

(Fayol –1916) Corrente iniciada por

Fayol para o tratamento da administração como

ciência na formatação e na estruturação das organizações. Organização formal, princípios gerais da administração

funções do administrador. Obsessão pelo comando; a empresa como sistema fechado; manipulação dos trabalhadores.

Teoria da Burocracia

(Weber – 1909) Corrente baseada nos

trabalhos de Max

Weber; descreve as

características do

modelo burocrático de organização; divisão do trabalho em hierarquia de autoridade, doação de normas legais. Organização formal burocrática

racionalidade organizacional. Exibição de sinais de autoridade; internalização das diretrizes; excesso de formalismo e de papelório; resistência a mudanças.

Teoria Estruturalista (1947) Corrente baseada na

Sociologia organizacional; foco na análise organizacional e na análise interorganizacional. Adoção de princípios de teoria clássica e da teoria das relações humanas,aceitação da organização formal e informal. Convergência de várias teorias; Dupla tendência teórica; Ampliação do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com