TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Competências Profissionais

Trabalho Universitário: ATPS Competências Profissionais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  1.846 Palavras (8 Páginas)  •  1.114 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE ANHANGUERA – SANTA TEREZINHA

BACHAREL EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

PROVA DE SIMULADO DO ENADE E SEU RESPECTIVO

GABARITO COMENTADO

TAGUATINGA - DF

2013.

FACULDADE ANHANGUERA – SANTA TEREZINHA

BACHAREL EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Trabalho apresentado à disciplina

Competências Profissionais,

Ministrada pelo professor Clony Nunes, para fins de avaliação.

TAGUATINGA - DF

2013.

Etapa 01

Passo 01 – Fazer uma pesquisa na internet.

Passo 02 – Fazer pesquisa na internet e download de 4 provas de concursos.

Passo 03 – Fazer pesquisa nos Livros – Textos nas disciplinas de seu curso.

Passo 04- Eleger uma prova para análise e apresente um texto de Introdução em sua prova de simulado comentado sobre a disciplina abordada em todas as questões de formação específica de seu curso na prova escolhida.

R: Enade 2008 - Comentado

Introdução

Com base nas provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes pesquisadas, será relacionado neste trabalho, questões dos cursos Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação todas voltadas para os estudantes de nível superior, com o intuito de avaliar o seu nível de conhecimento. Tendo em vista que na área de Informática não há um sistema Nacional de avaliação.

Etapa 02

Passo 01- Fazer um texto com as instruções sobre a PROVA_DE_SIMULADO a exemplo das provas do ENADE.

1- Este caderno é constituído de questões objetivas e discursivas, referentes à formação geral e ao componente específico da área. No final do caderno, há um questionário de percepção sobre a prova, constituído de 9 questões. As questões da prova estão assim distribuídas.

2- Caso este caderno esteja incompleto, solicite ao fiscal de sala que o substitua.

3- Nas questões objetivas, marque, em cada uma, a única opção correta (A,B,C,D ou E), de acordo com o respectivo comando.

4- Durante a prova, você não deverá levantar-se nem comunicar-se com outros estudantes. Além disso, não será permitida a utilização de material de consulta.

5- Ao terminar a prova, chame o fiscal de sala e devolva-lhe a sua folha de respostas e o caderno de respostas das questões discursivas. Você so poderá sair levando este caderno de prova decorridos noventa minutos do início da prova.

6- A duração da prova é de quatro horas, já incluído o tempo destinado à identificação e ao preenchimento da folha de respostas e do caderno de respostas das questões discursivas.

Passo 02 e Passo 03- Examinar as prova do ENADE de anos anteriores de seu curso, selecione quatro questões de múltipla escolha de formação geral e transcreva-as para sua PROVA_DE_SIMULADO. Passo 03 – Justificar a resposta correta.

QUESTÃO 01

Considere o esquema de relação Cliente (CPF, nome, RGemissor, RGnro, endereco, loginemail, dominioemail) e as seguintes dependências funcionais (DF) válidas sobre o esquema: DF1: CPF ÷ nome, RGemissor, RGnro, endereco, loginemail, dominioemail DF2: RGemissor, RGnro ÷ CPF, nome, endereco, loginemail, dominioemail DF3: loginemail, dominioemail ÷ CPF Qual é o conjunto completo de chaves candidatas de Cliente e em que forma normal mais alta essa relação está?

(A) {(RGemissor, RGnro), (CPF)}, na Forma Normal de Boyce-Codd (FNBC)

(B) {(RGemissor, RGnro), (CPF)}, na Segunda Forma Normal (2FN).

(C) {(loginemail, dominioemail)}, na Forma Normal de Boyce-Codd (FNBC).

(D) {(RGemissor, RGnro), (loginemail, dominioemail), (CPF)}, na Forma Normal de Boyce-Codd (FNBC).

(E) {(RGemissor, RGnro), (loginemail, dominioemail), (CPF)}, na Segunda Forma Normal (2FN).

Gabarito: Alternativa D

Comentário:

Esta questão versa sobre dependências funcionais e normalização. Pelas dependências funcionais listadas, é possível verificar que tanto {(CPF)} como {(RGemissor, RGnro)} e {(loginemail, dominioemail)} determinam as outras colunas de Cliente. Logo os três determinantes são chaves candidatas. Como não existem outras dependências válidas no esquema, a relação Cliente.

QUESTÃO 02

Considere que você trabalhe em uma empresa de desenvolvimento de software e que a empresa tenha decidido desenvolver um novo editor de texto para colocar no mercado. Esse editor deve ser um software que forneça recursos adicionais de apoio à autoria, embasado no estilo de escrita do usuário, o que o torna um software de funcionalidade mais complexa. Considere que a empresa deseje disponibilizar o produto no mercado em versões que agreguem esse suporte de forma gradativa, fazendo análise de risco para avaliar a viabilidade de desenvolvimento de uma nova versão. Tendo de escolher um modelo de processo para desenvolver esse editor, e conhecendo as características dos modelos existentes, entre os modelos abaixo, qual é o modelo apropriado para esse caso?

(A) cascata

(B) espiral

(C) RAD (rapid application development)

(D) prototipação

(E) cleanroom

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com