TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Competências Profissionais

Artigos Científicos: ATPS Competências Profissionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  2.992 Palavras (12 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução

Uma gestão baseada em valores éticos e morais, exige muito mais cuidado

e atenção por parte da organização, do que uma gestão sem princípios.

Porém para conduzir esta gestão rica e valorizada, é preciso conhecer melhor alguns conceitos, como ética e moral, parte do objetivo deste desafio visa, interpretar estes conceitos na realidade de uma organização e como isto pode influenciar.

A equipe que precisa ser conduzida apresenta características específicas, por isso algumas ferramentas serão necessárias na solução dos problemas e na tomada de decisão e dentre os meios podemos destacar o brainstorming.

Partindo da avaliação do perfil de cada integrante da equipe e seguindo os princípios da organização. Será apresentado um plano de ação, para auxiliar o direcionamento da tomada de decisão.

Ética

Definir ou explicar o que é Ética, é uma missão um pouco complexa pois muitas vezes vai do ponto de vista de cada pessoa. Analisando os artigos, podemos entender melhor que Ética é muitas vezes uma reflexão do comportamento humano, ou seja, a conduta de cada pessoa.

Podemos dizer que a Ética é um conjunto de normas, formas de pensar ou até mesmo princípios que de alguma forma ajudam no caminhar de uma sociedade, sendo assim, qualquer tipo de comportamento integro e consciente do próprio ser humano para com os demais é definido como comportamento Ético.

Ética é a forma como nos posicionamos perante aos conflitos e problemas que encontramos no dia-a-dia da sociedade, é a capacidade de pensar sobre normas que já foram estabelecidas a tempos atrás e que tenha algum fundamento.

Ou seja, Ética é uma capacidade dos seres humanos que serve para expressar seus sentimentos ou opiniões através de condutas julgadas corretas.

A palavra Ética na sua origem grega significa comportamento – costume.

O que é ética organizacional?

A Ética tem uma grande importância no ambiente profissional, essa importância se dá, pois sem ela não seria possível desenvolver um trabalho bom e também seria difícil uma interação com os demais colaboradores dentro da empresa.

Muitas empresas levam em conta o papel ético de seus colaboradores, pois é com ela que ele conseguirá se enxergar como profissional, trabalhar em equipe, ter atitude e se destacar perante os demais colegas também, ela é essencial para que se possa construir algum valor profissional durante sua carreira afinal sem ética não é possível ter caráter, respeito e profissionalismo.

A Ética está envolvida também na confiança em que é depositada no profissional, nenhuma empresa confiaria algum cargo ou delegaria demais poderes a algum profissional que não é Ético, que não sabe trabalhar em equipe, que fala mal dos colegas ou até mesmo da empresa em que atua, este certamente não conseguirá um cargo de confiança ou mais elevado na empresa.

Podemos então ver a real importância da ética no papel profissional, as empresas que valorizam um profissional Ético com certeza terão profissionais melhores, portanto melhores resultados para sua empresa.

Comparativo entre ética e moral

A Ética é consistente em princípios, já a Moral em regras.

A Ética está relacionada á ambientes profissionais, á partir do momento em que você encontra-se dentro de um ambiente profissional, você é obrigado a exercê-la.

A Moral está relacionada á sociedade, é tudo que a pessoa pode exigir contanto que esteja de acordo com a lei, com o que a sociedade impôs.

A Ética define como deve agir.

A moral define o que indivíduos de determinada sociedade podem fazer.

Apesar de todas as diferenças as finalidades da ética e da moral são semelhantes pois ambas estão responsáveis pelos alicerces que ali irão direcionar a conduta de cada indivíduo, e que irão determinar o seu caráter, suas virtudes, e por comandar ensinar e descobrir a melhor forma de agir e também de se comportar perante a sociedade e perante ambiente profissional.

Qualidade e valorização dos clientes

A qualidade é uma característica imprescindível em qualquer lugar, tanto na vida pessoal quanto na profissional, a pessoa que presta um serviço com qualidade, independente de sua natureza será reconhecido e valorizado, tanto por si mesmo quanto as pessoas a sua volta.

Apresentar um trabalho com qualidade, transparência, eficiência e eficácia está entre as atribuições do administrador ou gestor e isto deve refletir em toda equipe.

Dentro da organização e envolvidos no processo de qualidade, estão os clientes, que podem ser internos ou externos e tanto um como outro é de fundamental importância para um bom desempenho da organização.

Os fatores que podem influenciar na valorização dos clientes e que remontam a um modelo de gestão que preserva a ética : bom relacionamento, a clareza nas informações prestadas e solicitadas, a boa comunicação, o respeito, a troca do conhecimento, das experiências e, sobretudo no tratamento ético e moral, no desempenhar das funções e no cotidiano. Seguindo as regras da moral e os valores da organização e do bom convívio em sociedade como um todo.

Quadro de funcionários (brainstorming)

De acordo com a situação apresentada, a equipe é bastante divergente em relação às ideias, interesses e métodos de desenvolvimento profissional por parte de cada colaborador. São sete pessoas com idades diferentes, visão de mundo e organizacional distintos e propósitos pessoais bastante singulares.

De acordo com as características apresentadas no quadro da atividade é evidente que esse modelo de gestão está ineficiente.

Isso poderia permitir certo sucesso do setor caso não houvesse um fator tão contundente e irrefutável: a necessidade de uma inovação fugaz e global, diante da velocidade com que os concorrentes se apresentam e se destacam.

Os membros “que fazem parte” dos que possui mais tempo de empresa, têm mais idade e são menos propensos a mudanças, já os mais novos não se habituam à rotina e desejam alternâncias constantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com