TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE ETICA

Casos: ATPS DE ETICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  1.246 Palavras (5 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 5

Ética e Administração

Fala-se muito hoje sobre ética, ética na politica no esporte, ética nas profissões e ética nas relações sociais. De acordo com Peter Singer a reflexão ética tem como objetivo orientar nossas ações praticas.

A ética caminha com a liberdade do sujeito em escolher entre o bem e o mal, o justo e o injusto, ou seja, a ética é fruto da ação da vontade humana de visar o bem.

Ser ético significa a capacidade de percepção dos conflitos entre o que o coração diz e o que a cabeça pensa.

Nas organizações, a grande competividade coloca as pessoas em batalhas sem fim conforme observamos no filme amor sem escalas onde para lucrar foram capazes de passar sobre os preceitos da ética e moral. Disputando posições de destaque dentro das empresas e fora delas. Na busca desenfreada pelo reconhecimento, e prestigio lucratividade e poder, muitas vezes, a ética é deixada de lado. Para conseguir conciliar interesse pessoal, com objetivos éticos comuns exige do administrador um bom comportamento ético de respeito ao próximo.

Quanto ao manter-se ético, diante das circunstancias, vai de cada indivíduo, de cada administrador. As regras são postas e impostas pelo mercado, qualquer que seja o mercado. Ser fiel aos princípios de vida em sociedade, respeitar as opiniões divergentes, ser leal aos objetivos organizacionais e ser coerente e ter a consciência de que é preciso estar sempre procurando aprender mais. Para uma administração renovada consiste em buscar na sua forma de gestão uma conduta ética no sentido de procurar o bem-estar próprio e de todos, com práticas mais humanizadas, visando o respeito à dignidade humana e revalorização do homem. Esta visão renovada deve ser vista como uma condição básica para o desempenho positivo organizacional.

Amor sem escalas

O filme explora as relações humanas por meio do olhar de Ryan Bingham (George Clooney), um funcionário dedicado que trabalha viajando por diversos lugares demitindo pessoas. Ele é contratado quando os chefes covardes não têm coragem de dar à infeliz notícia para os funcionários, com a crise americana, o mercado destes serviços estava crescendo. Além de seu trabalho aparentemente sórdido, Ryan dá palestras motivacionais, usando como exemplo uma mala. Se quiser se dar bem na vida, tem de deixar a mala leve, ou seja, sem moradia fixa, sem amigos, sem família, pois afinal tudo isso nos prende em compromissos e obrigações, e é o movimento leve que nos dá liberdade.

Toda essa filosofia um tanto quanto superestimada começa a sumir quando ele conhece Natalie Keener (Anna Kendrick), uma jovem inocente, mas muito inteligente, que propõe para o chefe de Bingham uma proposta mais econômica, pratica e ágil de fazer demissões através da videoconferência. A história muda de figura, pois esse seria o fim da carreira de grandes viagens. As viagens, o tratamento formal e educado das aeromoças, a fidelidade dele com a empresa aérea eram tudo para Bingham, que paralelamente a isso simplesmente esquecia sua família e de sua vida na terra por assim dizer. Suas contradições então se completam quando ele se apaixona por Alex Goran (Vera Farmiga) e assim as lacunas de sua filosofia começam a aparecer.

Analise das situações envolvendo ética profissional em administração

1. Contratar pessoas desconhecidas para iniciar processo de desligamento funcional, pois os gestores não tem coragem para executar pessoalmente este processo; O que ocasiona falta de ética respeito e profissionalismo para com o funcionário que prestou serviços a corporação.

2. Fazer uso de videoconferência para executar processos de desligamentos sem nem se importar com os funcionários; Uma forma não humanizada e desrespeitosa de desligar o colaborador, uma vez que o mesmo esta fragilizado com sua dispensa e o contato humano mesmo que para escutar ameniza esse impacto.

3. Não realizam entrevistas de desligamento com profissionais formados em serviços sociais para avaliar o psicológico do profissional; Efetuando a dispensa de maneira descartável com a visão apenas de diminuição de custos.

4. Querer o bem pessoal sem nem se importar com as pessoas visando o dinheiro acima de tudo sem se importar com os princípios éticos e da moral, apenas visando à organização, custos e cortes sem levar em conta que a função do gestor é intermediar sobre as necessidades da empresa levando em conta o bem estar do colaborador ou ex-colaborador de uma forma ética e polida.

5. Falta de ética quando Natalie desesperada pede desligamento via torpedo para seu chefe a mesma não teve profissionalismo para enfrentar a situação. Porém seu superior efetuando sua indicação a uma nova oportunidade de emprego, pode mostrar que não guardou ressentimentos e mostrou ao final da história que havia um lado humano dentro daquele profissional metódico e gélido, e mostrou também ter entendido o medo e a magoa de sua assistente que embora fosse inteligente não conseguiu lidar com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com