TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE ETICA E RELAÇÕES HUMANAS

Monografias: ATPS DE ETICA E RELAÇÕES HUMANAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  5.954 Palavras (24 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 24

ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDERP

POLO MACE

GISLAINE KELY FERNANDES DE SOUZA RA 196623

KETLEN TAYSA L. PEREIRA RA 283948

MARCELA CARDOSO RUFINO RA 230987

CURSO ADMINISTRAÇÃO 7º SEMESTRE

ATPS DE ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Campo Grande MS

Junho 2013

ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDERP

POLO MACE

CURSO ADMINISTRAÇÃO 7º SEMESTRE

ATPS DE ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

ATPS elaborada para Avaliação parcial da Disciplina de Ética e Relações Humanas no Trabalho ministrada pelo Prof. Me. Mauricio Dias, sob a orientação da Profª Iara de Oliveira Rodrigues do Pólo Mace.

Campo Grande MS

Junho 2013

INTRODUÇÃO

A humanidade tem assistido a muitas mudanças em quase todos os da vida humana. O desenvolvimento tecnológico está atingindo termos jamais antes imaginados ou mesmo concebido pelo ser humano. As mudanças decorrentes da evolução e acontecer históricos são muito significativos e representam um exemplo do que pode acontecer com os esforços de criação da mente humana.

Os primeiros estudos sobre ética partiram dos filósofos da cultura ocidental, mais especificamente na Grécia antiga, refletindo sobre os problemas fundamentais da moral, então o homem se consolida em objeto de pesquisa para o discurso moral e político como forma de enquadramento social, no âmbito de teorizar a finalidade e o sentido do viver, as bases da obrigação e do dever, a essência do bem e do mal, o valor da consciência moral, e razões para a justiça e a harmonia das condutas.

A ética pode-se dizer que é na verdade como a educação de nosso caráter, temperamento ou vontade pela razão, em busca de um sentido na vida. Traduzindo é um processo consciente ou intuitivo em que vamos aprendendo ao longo de nossa vida, que nos ajuda a escolher entre vícios e virtudes, entre o bem e o mal, entre o justo e o injusto. É a predisposição habitual e firme, fundamentada na inteligência e na vontade, de fazer o bem. Ser ético, portanto, é buscar sempre estar de bem consigo mesmo, combater vícios e fraquezas, cultivar virtudes, proteger e preservar a vida e a natureza é buscar ser feliz. A prática da ética nas organizações requer convicção, vontade política e competências adequadas para tornar as ações empresariais concretas e objetivas, minimizando as resistências e as incompreensões.

ÉTICA PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

A ética na sociedade brasileira é o estudo reflexivo das transformações na conduta humana no campo ético no âmbito empresarial, profissional ou do senso comum. A palavra ética vem do grego Etikós, que significa "modo de ser”. Trata o comportamento humano pelo seu valor moral, a natureza do bem e do justo, que diz respeito aos costumes, a ética configura a união de um sujeito e seus valores, valores da sociedade para a busca da moralidade e consciência e o meio de como alcançar esses valores podendo ser chamada de filosofia moral. O comportamento ético é o que se considera prudente aos atos justos.

Aplicação ética é sumariamente importante para a efetividade profissional e organizacional. No âmbito profissional, a ética é relevante por estar na estar atitudes e ficar claro que em todas as profissões existe uma maneira certa, prudente e justa, de decidir, de conduzir e fazer uma especifica tarefa em uma determinada atividade profissional, existe o código de ética profissional que é instrumento regulador que apresenta normas de conduta que é responsável pelo desenvolvimento do bem estar individual e coletivo dentro de uma empresa em prol da harmonia social. Já no meio empresarial a ética é necessária para que o mercado tenha uma visão mais positivada sua missão para com o publico alvo de seus negócios e a sociedade, condiz com um valor da organização que proporciona sua reputação, é o comportamento da empresa.

O exercício da profissão de Administrador implica em compromisso moral com as pessoas impondo deveres e responsabilidades indelegáveis. Como o filme “Amor sem Escalas” (Up in the Air, 2009) demonstra o administrador em momento algum foge de seus deveres profissionais. Para que o Administrador amplie sua capacidade de pensar, visualize seu papel e torne sua ação eficaz diante da sociedade O Código de Ética Profissional do Administrador (CEPA) é o guia que estimula novos comportamentos e fundamenta um conceito de ética direcionado para o desenvolvimento. O Administrador tem como dever exercer a profissão com zelo, diligência, honestidade, defendendo os direitos, bens e interesse de clientes, instituições e sociedades como se pode ver no filme o administrador cumpri com os interesses do seu cliente não se preocupando com a opinião dos demais, pois acha que faz muito bem seu serviço e não deve ser mudada sua maneira de trabalhar.

A ÉTICA NA GESTÃO DE PESSOAS

O desempenho da empresa depende muito do desenvolvimento cultural em relação à gestão de pessoas, podemos afirmar que a cultura organizacional afeta muito no desempenho das organizações. Quando pensamos em fazer mudanças em setores das empresas temos que observar e notar as diferentes culturas a ser designada a esse quadro, pois a partir desta mudança e que teremos e iremos saber o nível de desempenho e a qualidade da marca da empresa. Os empregados são responsáveis pela a qualidade da marca da empresa, podemos citar que “o funcionário faz a empresa”, um funcionário independente de sua cultura, tendo uma boa conduta e uma instrução correta dentro da organização e correto dizer que poderá fazer corretamente e sem problemas os serviços designados pela a empresa.

As diferentes ideias apresentadas pelos os funcionários podem auxiliar também no processo de produção de serviços, isso pode ocorrer pelo o fato de haver lideres de culturas diversificadas. Essas lideranças influenciam muito no processo de criação de equipes multifuncionais. As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.9 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com