TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - ETICA E RELACOES HUMANAS NO TRABALHO

Exames: ATPS - ETICA E RELACOES HUMANAS NO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 5

Centro Univ. Plínio Leite – UNIPLI

Tecnólogo em Gestão Comercial

ATPS

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Niterói / Rio de Janeiro

2013

I – INTRODUÇÃO

Ética e Administração

Sempre procuramos uma resposta significativa aos nossos atos, com o intuito de fazermos parte de uma sociedade totalmente igualitária em direitos cívicos. Esta questão é que realmente deve ser debatida no meio acadêmico e exposta à sociedade de uma forma esclarecedora, e que realmente venha a mudar esses conceitos egocêntricos que (nos) deparamos em nosso cotidiano.

Por um lado, se vivemos em grupos, temos aqui um objetivo comum, porem, voltado para o interesse desse grupo. A estrutura da sociedade, por relatos históricos, tem essa característica de privilegio dos interesses dos grupos.

No Brasil dos internautas e consumidores assíduos, das mais variadas tecnologias, da compulsão ao consumo, as diferenças entre as classes sociais exprimem esta realidade. Um cidadão, que passa horas e horas em busca de um atendimento médico-hospitalar, não o encontrando, recorre aos serviços farmacêuticos, onde perpetua ali, total despojo pela integridade da saúde do povo. Cabe aqui nesse exemplo, mencionar que não são dados a farmacêuticos, os direitos legais de medicar sem prescrição de um especialista. Onde entra a ética nesse contexto? No ato de privar mais uma vez o direito do cidadão de uma busca por saúde? No interesse do farmacêutico em lucrar com a situação degradante da saúde brasileira? Se por um lado a lei proíbe o farmacêutico de vender medicamentos, por outro a polução está sempre em busca de sua condição humana de existência.

No texto, O Desafio Ético (Rio de Janeiro: Garamond,2000), é mencionada como característica da sociedade, a questão da exacerbação do narcisismo, descrito por Freud, em que a libido de uma criança é direcionada ao próprio ego e ao próprio corpo.

Em sua análise, o texto determina que cada indivíduo é livre para seguir os seus desejos como quiser e puder. O grande questionamento está relacionado então ao fato de que se um indivíduo permanece ligado a questão narcísica, não compreendendo que existem regras na sociedade que regulam todos os nossos relacionamentos, cairá no mundo das transgressões, sempre em busca da satisfação de seus propósitos.

A sociedade faz com que a maioria das pessoas, aprenda que as regulamentações sociais, busquem um convívio harmônico e direcionem tudo a um interesse comum. Uma minoria continua atraída pelas transgressões inconscientes do desenvolvimento natural de cada um, não levando em consideração o limite entre a razão e a moral. A violência e a corrupção tornam-se ai, um elemento primordial de degradação social. A vida humana nas classes minoritárias passa a ser estatística da violência moral que o poder e a riqueza, sem o menor contexto ético, corrompem todos os dias. Desse modo, as transgressões sociais é que motivam um sério debate sobre a ética no momento atual.

II - RESUMO ANALÍTICO SOBRE O FILME - “AMOR SEM ESCALAS”

No filme, o personagem de George Clooney – Ryan Binghan – trabalha numa firma que auxilia empresas na demissão de funcionários, ele realiza o trabalho “sujo”: substitui os chefes na dispensa olho a olho e sabe agir numa situação tensa como essa. Dessa forma, Ryan passa 330 dias por ano viajando, praticamente não tem uma residência fixa, não tem contato com a família, e gosta disso. Ou pelo menos acha que gosta.

Este funcionário muito bem organizado e com um plano de vida montado e traçado, tem como objetivo o acumulo de milhas aéreas, para conquistar um cartão que poucos possuem. Porém, com a chegada de Natalie - Anna Kendrick - na empresa, ele vê que sua rotina de vida está ameaçada pois, ela achava que as demissões presenciais eram muito desconfortáveis e a também não possuía estrutura emocional para tal feito. Sendo assim, com o intuito de diminuição de custos com viagens, apresentou para a empresa um projeto onde as demissões realizadas eram feitas por vídeo conferência mas, não avaliou a dimensão do impacto humano,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com