TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE Etica

Pesquisas Acadêmicas: ATPS DE Etica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  2.330 Palavras (10 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CEAD

Curso Superior: Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Polo: FACNET

ANA CAROLINE - 6790452453 – RA

LUCIANA ALVES - 6785405314 – RA

MELISSA ALVES - 6789432067 – RA

DISCIPLINA ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA - ATPS

Semestre 1º

Taguatinga/DF

Junho / 2013

ATPS - DISCIPLINA: ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Semestre 1º

Relatório apresentado como atividade avaliativa da disciplina de (ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO) do Curso de Tecnologia em GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a orientação da professora-tutor presencial Douglas Duarte Moniz, e professor EAD Joyce Santta Vicca Huber

Taguatinga/DF

Junho / 2013

SUMÁRIO

PG

INTRODUÇÃO 4

1. RELATÓRIO ETAPA 1 5

1.1. ..5

1.2. ..6

2. RELATÓRIO ETAPA 2 ..7

2.1. ..7

2.2. ..8

3 RELATÓRIO ETAPA 3 ..9

3.1 ..9

3.2 10

3.3 11

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................12

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................13

INTRODUÇÃO

O tema abordado nesse trabalho será ética e relações humanas no trabalho, dentro desse tema, abordaremos vários assuntos como: ética profissional em administração, ética empresarial, ética no trabalho, entre tantos outros. Também trabalharemos com o filme (Amor sem escalas), tratando da ética profissional nas empresas, e abordando também outros assuntos que estarão relacionados com o tema.

Falaremos de sua importância em nosso cotidiano e em nosso campo de trabalho, explorando suas principais e fundamentais finalidades.

RELATÓRIO ETAPA 1

Ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Em todas as atividades humanas, sejam aquelas de caráter econômico ou não, exige a contratação de pessoas que exercerão a posição de comando para que os objetivos desejados sejam atingidos com eficácia. O nome que se dá a essas pessoas são os mais diversos, como: chefe, coordenador, líder, gestor, diretor, administrador, etc.

Dentre todos, elegemos como uma importância especial, o administrador, aquele que tem a competência formal adquirida no ensino superior. Com toda a sua bagagem de conhecimentos, ele é preparado para ter uma visão de conjunto no meio em que atua ou irá atuar, tanto dos recursos materiais como humanos. É preciso reconhecer que as atitudes de cada indivíduo sejam responsável por seção, departamento, diretor ou presidente de uma empresa ou qualquer organização publica ou privada, quando dotados do sentimento de justiça atuando de acordo com os valores éticos e morais, será o suficiente para que tenhamos uma sociedade mais justa. Cada um no seu posto deve ser a força transformadora da sociedade, principalmente os administradores de empresas que são devidamente preparados para exercer essa função.

Vários autores afirmam que a ética é um conjunto de valores instituídos e vivenciados concernentes ao bem e ao mal, ao justo e ao injusto, ao permitido e ao proibido. Essa afirmação nos leva a considerar que a ética é um conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão.

Considerando que a ética sendo um conjunto de condutas pode confundir-se com moral, visto que o moral é o costume, os valores instituídos e evidenciados na sociedade. Entretanto, a simples existência da moral não significa, naturalmente, a existência da ética. Somente dispomos de quatro princípios de moral: – O Filosófico: fazer o bem pelo bem mesmo, por respeito as leis; o religioso: fazer porque é a vontade de Deus, por amor a Deus; o humano : fazer porque teu bem-estar o requer, por amor próprio; o político : fazer porque demanda a prosperidade da sociedade e de suas partes, por amor à sociedade e por consideração a ti.

O principio da moralidade, quando aplicado na administração pública e incorporando o conteúdo ético, transmite o anseio da sociedade, da certeza e da segurança jurídica, com base na garantia da lealdade e boa fé, que preside os atos da administração pública que recepciona os pleitos, instrui e decide, incluindo-se o destinatários de seus atos.

A ética profissional, nessa perspectiva, estuda e regula o relacionamento do profissional com sua clientela, com vista a dignidade humana e a construção do bem-estar no contexto sociocultural onde o gestor público exerce sua atividade.

Em geral, as profissões apresentam a ética firmada em questões muito relevantes que ultrapassam o campo profissional em si. O aborto, pena de morte, sequestros, eutanásia, aids, por exemplo, são questões morais que se apresentam como problemas éticos, porque pedem uma reflexão profunda. O profissional, ao se debruçar sobre elas, não o faz apenas como tal, mas como um pensador, um "filósofo da ciência“, desta forma, a reflexão ética entra na moralidade de qualquer atividade profissional humana, sendo a ética um comportamento inerente ao ser humano, sua importância é significativa na vida profissional, considerando que cada profissional tem responsabilidades individuais e coletivas, pois envolvem pessoas que dela se beneficiam.

A ética é ainda indispensável ao profissional, visto que a ação humana, o fazer e o agir, estão interligados. O fazer refere-se à competência, à eficiência, a eficácia que todo profissional deve possuir para exercer bem a sua profissão. O agir, por sua vez, refere-se à conduta do profissional, isto é, ao conjunto de atitudes que deve assumir no desempenho de sua profissão.

Um dos fatores que possui significativa predominância na relação da ética com o

profissionalismo é a individualidade. Em princípio, é evidente ser uma tendência do ser humano, a de defender, primeiro os seus interesses próprios e, quando esses interesses mostram-se de natureza pouco recomendável, ocorrem graves problemas decorrentes dos aspectos morais e éticos que cada indivíduo possui.

O procedimento ético do ser humano apresenta-se de forma variável em razão da função de seu alcance face a comunidade em que se insere. Como exemplo, se o trabalho executado é só para auferir renda, de forma geral, tem seu valor restrito; nos serviços realizados com amor, visando ao benefício de terceiros, dentro de vasto raio de ação, com consciência do bem comum, passa a presidir a expressão social do mesmo.

RELATÓRIO ETAPA 2

Situações que envolvem questões de ética profissional.

- Deficiências nos processos de demissão;

- Em algumas partes ele zomba dos funcionários dizendo que perder o emprego é

começo de

uma nova vida;

- Ele demonstra ser uma pessoa fria, calculista, sem nenhum tipo de sentimento;

- Trata as pessoas como objetos que são descartadas quando na tem mais utilidade para a

empresa, não oferecendo a elas nem o direito de questionarem e muito menos

reclamarem .

Relações do filme com a ética profissional em Administração e as atitudes tomadas pelos personagens.

O filme nos faz refletir a importância da comunicação dentro das empresas o momento da demissão é muito delicado é requer um processo de comunicação adequado e planejado pois não temos idéia de como será a reação das pessoas cada uma tem uma história de vida.

A comunicação deve ser clara, franca e com muito respeito à realidade de cada um; não há um modelo pronto de demissão, mas uma postura que deve considerar cada pessoa de forma distinta.

Muitas demissões foram feitas por e-mail, por telefone, no meio das férias, no final do expediente quando o individuo já estava no estacionamento, o que é totalmente anti-ético.

Foi negado a pessoa demitida, o direito de se despedir dos colegas de trabalho, o direito de limpar as suas gavetas ou armários, até mesmo o direito de expressarem sua dor diante da situação.

Cinco questões sobre ética profissional observadas no filme.

- Mentira;

- Falta de respeito;

- Não cultiva os relacionamentos;

- Em algumas cenas ele se mostra individual, defendendo sempre seus interesses próprios e

nunca pensa nos interesses do próximo;

- Anti-ético, não cumpre nenhuma norma ética, muito pelo contrário, desrespeita todas elas sem

levar em consideração os interesses do outro.

RELATÓRIO ETAPA 3

A ética tem se colocado como um eixo fundamental para que o homem

possa conviver bem em sociedade, dentro de parâmetros voltados para o dever de

agir de acordo com o bem comum entre os homens, e em concordância com os

valores morais que prezam pela ação virtuosa preocupada com o bem entre os diferentes.

Mesmo sabendo que a reflexão ética se apropria dos valores morais considerados bons, no sentido de uma ciência do comportamento moral do homem em sociedade.

Admitimos que a dificuldade de se pensar a ética no mundo dos negócios está no

fato de que o mundo da administração em organizações econômicas e complexas,

muitas vezes exige posturas do administrador que possam dar conta de enfrentar os

desafios colocados por uma ação pautada na “ética convencional”, e de uma ação pautada nas exigências do mundo dos negócios, ou uma “ética dos negócios”.

SINOPSE

O filme retrata a história de um homem, especialista em demissões coorporativas, contratado pelas grandes corporações para desligar o pessoal e também mostrar a eles , como uma forma de consolo, que o mundo não acabou e existem grandes opções para melhorar o futuro. Para obter resultados é necessário o envolvimento de todos os colaboradores e, para isto, adotar uma filosofia de trabalho e um conjunto de práticas consistentes de planejamento, recrutamento e seleção pessoal é o primeiro passo a ser dado.

No filme podemos perceber claramente a importância de se praticar bem a comunicação, tendo como resultado a mudança no comportamento dos funcionários. Como no exemplo, onde os funcionários demitidos assistiam a palestras. Nestas, Ryan Bingham dá a entender que a demissão pode ser algo positivo. Vale nesse momento abrirmos um parêntese. Podemos usar a comunicação de uma maneira, onde se possa demonstra o lado positivo, mesmo em situações difíceis como esta.

Com uma boa Comunicação, ele consegue mudar o comportamento dos demitidos, fazendo com que o desespero natural, fosse substituído por um sentimento de otimismo. Assim percebemos que para a Organização é importante uma boa gestão da comunicação, pois através dela os gestores conseguem condicionar o comportamento dos funcionários, tanto na execução de suas tarefas, como também (no caso do filme) em situações de demissão.

Portanto num contexto mais global, as empresas têm que se preocuparem mais com a maneira de se passar os objetivos da Organização e as regras as quais os funcionários terão que seguir e também com forma a qual cada um enxerga aquilo que está sendo passado. Pois para que a comunicação tenha como resultado a mudança no comportamento é necessário levar em consideração os receptores destas mensagens.

Outro fato importante é a presença da cultura Organizacional da empresa em alguns momentos, procurando sempre manter a mesma maneira como faz seus negócios e trata seus clientes e colaboradores, se vestem de maneira parecida e utilizam a mesma forma de falar. Buscam funcionários que se comprometam a manter o perfil que já existe.

Quando Natalie é contratada tenta mudar a cultura da empresa, deixar os funcionários em terra e utilizar a videoconferência. Porém, Ryan já criou o hábito de viajar e se sente em casa dentro de um avião.

Ele prefere manter os valores que a empresa já tem, achando que dando a notícia pessoalmente diminui o impacto negativo e entrega ‘’pacotes’’, que seria um roteiro com dicas e recursos para sua recolocação no mercado, vendendo assim a imagem que a empresa demite mais se preocupa com o demitido. Apesar de Natalie entrar em conflito com Ryan num primeiro momento, eles terão que conviver por um tempo para que ele ensine a cultura da empresa para ela.

Fazendo um paralelo com mudanças organizacionais, podemos perceber que na verdade, as mudanças no processo de gestão de pessoas fazem o ato de demitir, uma disciplina que requer constante aprimoramento, necessariamente de muito aprendizado, aonde os indivíduos não se adaptam ao processo de mudança que ocorre na empresa, e precisam saber que esse andamento é um ciclo do trabalho, pois devemos está aberto ás mudanças no ambiente de trabalho, pois ajudam no crescimento profissional e faz você rever algo de positivo ou negativo que te fazia mal naquele momento na empresa e com isso ajudou no seu desempenho organizacional.

Em relação a liderança, nota-se que o ator principal, Ryan Bingham, não possuía característica de um líder autocrático, pois esse tipo de líder empunhe sua vontade, dá ordem, centralizando todas as decisões em uma só pessoa, o líder, ao contrário de seu superior que delega e acompanha de perto como a atividade está sendo desenvolvida pelo seu funcionário, e também pode vir a ser semelhante com um chefe.

Cena 03

Após demitir um funcionário Ryan apresenta um kit contendo as soluções para a sua atual situação, porém essas soluções não existem de fato, e as promessas sobre o futuro não acontecerão. No final das explicações apresentadas por Ryan, o funcionário pergunta quando ele entrará em contato para iniciar sua recolocação no mercado, Ryan afirma que em breve. Após o funcionário sair da sala ele pensa “eu nunca mais o verei”. A solução mais coerente para essa ação é que ele diga a verdade porque alem de não “iludir” os funcionário ele está tendo uma atitude ética.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao longo da atps, fomos desenvolvendo um conceito de ética empresarial

fundado em conceitos-chave como o diálogo, a empresa como comunidade, a

centralidade do indivíduo e a responsabilização meta jurídica dos indivíduos e das

empresas. No entanto, e antes de mais avançar, será conveniente recapitular o que é a

ética.

Em primeiro lugar, a ética empresarial não pode ser uma mera crítica destrutiva das empresas “as empresas não são nem poderão nunca ser éticas'”. No tratamento do tema deve-se, pelo menos, levar o objeto de estudo a sério; foi de resto isso que se pretendeu, procurando não só definir o conceito de ética aplicada às empresas, mas também definindo que empresa pode ser ética, quais os pressupostos a cumprir, e a ética deve ser preservada em qualquer ambiente junto com a moral, pois sem a ética é impossível uma empresa ser considerada exemplar.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

• www.portaleducaçao.com.br

• www.seplan.am.gov.br

• www.administradores.com.br

• http://neoncontabil.blogspot.com.br/2010/11/resenha-do-filme-amor-sem-escalas.html

• http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Analise-Filme-Amor-Sem-Escalas/561748.html

• http://www.nead.unama.br/site/bibdigital/pdf/artigos_revistas/254.pdf

• http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/459/10/17652_10Conclusao.pdf

• Acesso em 08/05/2013 a 08/06/2013.

...

Baixar como  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »