TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DESENV. ECONOMICO

Ensaios: ATPS DESENV. ECONOMICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  4.202 Palavras (17 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 17

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Valparaíso de Goiás (GO), 02 de junho de 2014.

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

Alunos:

Cristina Seabra - RA: 3811650283

Janaina Nepomuceno – RA: 4346851034

Monalise Stefânia – RA: 6500245935

Raul Lopes – RA: 6301184200

Wilker Kenedy – RA: 1299247073

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Trabalho de Atividade Prática Supervisionada de curso apresentado a banca examinadora da Faculdade de Valparaíso de Goiás da Anhanguera Educacional, como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis sob orientação da professora Rúbia Tatiane.

Valparaíso de Goiás (GO) - 2014.

SUMÁRIO

Introdução ................................................................................................................ 04

CAPÍTULO 1 – PRODUTO INTERNO BRUTO .................................................. 05

CAPÍTULO 2 – CURVA DE LORENZ ................................................................. 07

CAPÍTULO 3 – ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO ....................... 07

CAPÍTULO 4 – BRICS ........................................................................................... 09

CAPÍTULO 5 - IDH DO ESTADO DE GOIÁS .................................................... 14

Conclusão ................................................................................................................ 17

Referências Bibliográficas ...................................................................................... 18

INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta uma visão sobre desenvolvimento econômico, quais os índices utilizados para medir esse desenvolvimento, tais como o Índice de Gini, o Índice de Desenvolvimento Humano e a Curva de Lorenz e seus respectivos criadores e como são calculados.

Apresentamos os países que fazem parte do BRICs, e como esses países estão se desenvolvendo, suas economias, os investimentos em educação, a sua importância na economia mundial.

Expusemos o IDH e a educação do estado de Góias.

1. PRODUTO INTERNO BRUTO - PIB

Produto Interno Bruto, é a soma de valores monetários de todos os serviços e bens produzidos em uma determinada região seja, continente, país, estado ou cidade num período que pode ser mês, semestre ou ano. O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região. O PIB se expressa em valores monetários e é um importante indicador da atividade econômica de uma região, representa como está o seu crescimento econômico. Vale dizer que no cálculo do PIB não são considerados os insumos de produção (matérias-primas, mão-de-obra, impostos e energia).

Os investimentos que as empresas efetuam também influenciam no PIB das regiões. Se as empresas crescem, compram máquinas, expandem atividades, contratam trabalhadores, elas movimentam a economia. Os juros altos atrapalham, pois, os empresários não gastam tanto se tiverem de pagar muito pelos empréstimos para investir. Os gastos do governo são outro fator que impulsiona o PIB. Quando faz obras, como a construção de uma estrada, são contratados operários, havendo um gasto com material de construção, o que ele eleva a produção geral da economia.

As exportações também fazem o PIB crescer, pois mais dinheiro entra no país e é gasto em investimentos e consumo. O índice foi desenvolvido em 1990 pelos economistas Amartya Sen e MahbubulHaq, e vem sendo usado desde 1993 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no seu relatório anual.

1.1. Como se Calcula o PIB?

Para se calcular o PIB de uma determinada região utilizou a seguinte fórmula: PIB = C+I+G+X-M, onde:

 C (consumo privado);

 I (investimentos totais feitos na região);

 G (gastos dos governos);

 X (exportações);

 M (importações).

1.2. PIB per capita

Este indicador é calculado a partir da divisão do PIB pelo número de habitantes da região. Ele indica quanto cada habitante produzido em determinado período. PIB per capita brasileiro em 2013 chegou à soma de riquezas produzidas chegou a R$ 4,84 trilhões com crescimento de 2,3% e o PIB per capita (por pessoa) atingiu R$ 24.065,00.

1.3. Quem calcula o PIB?

No Brasil, o PIB é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), instituição federal subordinada ao Ministério do Planejamento, desde 1990. Antes disso, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) era responsável pela medição. Em 1953, foi publicado pela primeira vez nas Nações Unidas o cálculo da produção nacional baseado em um documento de Richard Stone com um título de “ A primeira versão do manual de conta nacional’’.

1.4. O que é Índice de GINI

É um parâmetro internacional que mede a desigualdade de distribuição de renda entre os países, e foi desenvolvido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com