TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DIDATICA

Dissertações: ATPS DIDATICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  2.080 Palavras (9 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 9

ETAPA 1 – 1º RELATÓRIO PARCIAL

1. - PERFIL DA TURMA – PÚBLICO-ALVO QUE SERÁ APLICADA A AULA

Ano/Série/Ciclo:

1º Ano – 1º Ciclo - Ensino Fundamental

Descrição da Turma:

Período: Manhã

Número de Salas: 1

Número de Alunos Atendidos: 54

Duração das atividades: Três aulas de 50 minutos

Faixa Etária: 6 a 8 anos de idade.

Principais Características: A turma na qual será aplicada a aula se encontra na A EMEIEF AUGUSTO BOAL que atualmente atende 417 crianças que de acordo com a faixa etária, subdividem-se em Educação Infantil com nove salas e oito para o Ensino Fundamental. Esta escola está localizada no bairro Jardim Alzira Franco, próximo aos bairros: Parque Erasmo, Parque João Ramalho, Jardim Sorocaba, Jardim Rina e Parque Capuava. Culturalmente os usuários se restringem a passeios no CESA Parque Erasmo, casas de parentes e igrejas, sendo necessário o incentivo a visita a centros culturais e atividades educativas realizadas pelas unidades escolares apresentadas.

Recursos de ensino disponibilizados na sala de aula:

Para a realização da atividade, a sala de aula dispõe de materiais básicos necessários que fabricados por alguns professores, serão utilizados para instrução dos alunos, tais como apitos e placas de sinalização de trânsito. Será apresentado aos alunos material impresso para realização de atividades escritas, com a intenção de arquivo escrito do trabalho realizado. Será apresentado ao aluno através de vídeo, disponibilizado pela escola, um vídeo com imagens para reflexão e debate entre a turma.

Possibilidade de organização dos alunos em grupos ou em duplas.

A aula teórica em sala de aula manterá a turma em um único grupo. Posteriormente com a saída da turma a uma visita exploratória a “Cidade do Trânsito” no parque Sabina – Santo André – a turma será dividida em duplas para o passeio aos carrinhos.

Acesso dos alunos a veículos informativos.

As atividades educacionais se restringem ao CESA Parque Erasmo, a EMEIEF Cidade Takasaki e a Creche Gonzaguinha, assim como o Centro Profissionalizante de Formação Profissional João Amazonas próxima a nossa Unidade Escolar. As escolas estaduais mais próximas são: E.E. Professor Percio Puccini, E.E. Professor José Augusto Leite Franco, E.E. Professor Beneraldo de Toledo Piza e E.E. Professor Joaquim Lúcio Cardoso Filho, E.E. Prof. Nagib e E.E. Prof. Nelson Cardim de Brito. Por entendermos que a comunidade é carente de infra-estrutura social e necessita de estímulos e recursos para uma melhor qualidade de vida, se faz necessário o desenvolvimento de ações com intuito de qualificar ainda mais o trabalho, fortificando a parceria com a comunidade escolar.

Pode-se observar que cerca de 80% das crianças possuem computador e têm acesso a internet ou em casa ou em casas chamadas Lan house, onde por um valor baixo podem acessar a internet. Já 100% dos alunos possuem Aparelho de televisão, tendo total acesso a noticiários e entretenimento oferecido por canais de televisão aberto.

A escola escolhida disponibiliza aos alunos uma biblioteca com um acervo grande de livros de diversos temas que os alunos podem ler na própria escola ou levar para casa. Fica a disposição dos alunos uma sala de informática com dois monitores que assessoram as aulas de informáticas que são aplicadas toda sexta-feira.

ETAPA 1 – 2º RELATÓRIO PARCIAL

1.1 – TEMA DA AULA E OBJETIVOS

“O Trânsito no entorno da Escola: Da Reflexão à Ação”

Objetivos Conceituais: Identificar o significado das placas de regulamentação observando e registrando os problemas relacionados ao trânsito no entorno da escola.

Objetivos Procedimentais: Compreender que a sinalização é fundamental para a organização do trânsito, pois, orienta os condutores e pedestres e Comparar e analisar os problemas observados pelos alunos e as dificuldades apontadas por pais e profissionais da escola, com base nas regras de trânsito de nosso país.

Objetivos Atitudinais: Reconhecer os cuidados ao transitar, de forma a desenvolver pequenos hábitos de respeito às regras e divulgar as informações coletadas e propor ações para o combate dos problemas relativos ao trânsito no entorno da escola, envolvendo toda a comunidade escolar.

Descrição das Atividades Propostas: Visita monitorada a Cidade do Trânsito no Parque Sabina em Santo André – SP (imagens abaixo) e, caminhada com a turma indagando o significado de cada placa de regulamentação afixada, anteriormente pelo professor, nos espaços da escola.

Público e Perfil da Turma

As famílias em sua grande maioria, mantém sua origem na região Nordeste, seguida da região sudeste e uma pequena parcela nas regiões Sul, norte e centro oeste.

Residem no município em média há 10 anos com exceção do grupo de moradores da comunidade do Gamboa, vindo para esta comunidade desde 2008.

A organização familiar se dá em número significativo de casamentos (união legal ou não) as famílias são constituídas: pelos pais, filhos e agregados (avós, tios, primos, etc.)

Percebemos que o número de filhos únicos e ou só um irmão é grande, porém o número de filhos, 3, 4 ou mais também é grande. Observa-se que os casais são bastante jovens.

Quanto à ocupação dos pais, os registros apontam grande quantidade em atividade de trabalho, uma média de 25 a 30%, desempregado se ocupando de subempregos. Aparecem também muitos empregos na área da construção civil, empregadas domésticas, colaboradores de cooperativa, e catadores de lixo. Muitas famílias sobrevivem com o benefício da bolsa-família.

Com relação ao grau de instrução dos pais, uma quantidade expressiva possui o ensino médio completo, uma boa porcentagem possui o fundamental I e o fundamental II é maior que a porcentagem apontada no fundamental I. Aparecem também alguns analfabetos. Diante desta realidade da comunidade estaremos tendo cuidado de transmitir os bilhetes e informações também oralmente. Culturalmente os usuários se restringem a passeios no CESA Parque Erasmo, casas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com