TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DIDATICA

Casos: ATPS DIDATICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  1.968 Palavras (8 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 8

Faculdade Anhanguera de Valinhos

Pedagogia

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Didática e Práticas de Ensino

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) en-tregue como requisito para conclusão da disciplina “Didática e Práticas de Ensino”, sob orientação da professora tutora à distância: Profa. Ma. Ausdy Castroe tutora presencial

Valinhos/ SP

2014

Sumário

Introdução 3

Projeto - Despertando a Leitura 4

Visitação a uma escola do Ensino Fundamental Ciclo I... 5

Atividade didática em uma escola de Ensino Fundamental Ciclo I 6

A Aprendizagem. 6

Conclusão 9

Referências Bibliográficas: 10

Introdução

O presente trabalho aborda, de maneira clara e objetiva, a didática e as práticas de ensino, elucida também as dúvidas relacionadas à relação professor-aluno.

O projeto incentivando a prática de uma atividade de leitura muito contribui para a propagação da mesma, bem como, o conhecimento de novos autores, novos assuntos e até disciplinas que despertem o interesse aos alunos/leitores.

Através da visitação de uma escola em específico, pode-se observar a interação dos alunos com os funcionários e professores dessa escola, bem como as atividades lá desenvolvidas, tanto na parte de recreação, quanto nas atividades pedagógicas.

Projeto - Despertando a Leitura

JUSTIFICATIVA

Atualmente com as dificuldades de interpretação de textos e o pouco hábito de leitura, observados em sala de aula, necessário é a implementação do presente projeto, cuja finalidade é despertar o interesse pela boa literatura e o conhecimento de novos autores. Dessa maneira leva o aluno a participar ativamente do projeto, descobrindo o que ler, criando e recriando situações literárias e adequando-as à sua realidade.

PÚBLICO ALVO

Ensino fundamental II, do 5º ao 9º ano.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS

- Despertar o gosto pela leitura e o hábito de ler;

- Desenvolver o senso crítico e a criatividade;

- Melhorar a concentração;

- Melhorar o vocabulário;

- Melhoria dos textos criados.

DESENVOLVIMENTO

Na sala de leitura serão selecionadas previamente, obras de diversos autores, destacando aquelas que cheguem mais próximas à realidade e a vivência dos alunos. A partir desta seleção, serão trabalhadas, poesias, versos e histórias. O aluno escolherá o livro que mais lhe agradar e juntos criar-se-á, a partir da leitura sugerida, várias atividades como, leitura interpretativa, teatrinhos, jograis, músicas, construção de livros de história, envolvendo o tema trabalhado. A Sala de Leitura promoverá o Dia de Contação de História, convocando pessoas da classe para esta atividade.

CRONOGRAMA

Este projeto será constante na Biblioteca da escola, numa freqüência de uma vez por semana por classe, fazendo com que todas as classes participem.

CONCLUSÃO

Ao término das atividades do projeto de Leitura, será organizada uma apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos, para que serem apreciados por todos os professores da escola, valorizando assim, o trabalho, a participação e o empenho de todos na realização do Projeto.

Visitação a uma escola do Ensino Fundamental Ciclo I...

O que vimos na escola visitada de ensino fundamental do ciclo 1 é que as crianças de 1° e 2 ° ano chegam e vão direto para o pátio da escola, aguardando o início das aulas. Isso acaba sendo trabalhosopara a equipe escolar, logo na chegada os alunos são recebidos pelo porteiro e encaminhados ao pátio do colégio, e aguardam o sinal para irem para a sala de aula. Enquanto isso brincam ou ficam conversando com seus colegas. No horário a professora os encaminha para a sala de aula, essa mesma tem um afeto muito grande pelos pequeninos. Assim que chegam na sala de aula, a professora consegue colocar tudo em ordem e começa as atividades.

O ensino é minuciosamente explicado e dado diversos exemplos para a compreensão de todos, porém ela muitas vezes tem que ir até as carteiras dos alunos para explicar individualmente, dadas as dificuldades de algunsalunos.

A interação das crianças umas com as outras e com a própria professora é muito grande, atravésde conversas, colocando suas opiniões e debatendo assuntos cotidianos dos mesmos.

Como as crianças ainda são muito novas e acabaram de chegar ao Fundamental.1, às vezes acontecem pequenas desordens,onde a professora, muitas vezes, tem e é mais enérgica para controlar os ânimos, pois as crianças acabam dispersando do assunto dado em sala de aula.A professora precisa sempre ter atividades que interessem e agucem a curiosidade dos alunos.

No pátio vimos um parquinho, quadra e alguns brinquedos para os outros anos, eles fazem atividades fora de sala de aula na biblioteca, no laboratório de informática, onde eles observam livros e gibis e podem acessar jogos didáticos e lúdicos.

Alguns alunos ainda estranham muito o ambiente escolar, porém na maioria parece que interagem bem com o restante da turma e funcionários da escola, apesar das dificuldades e obstáculos tudo acaba evoluindo da melhor maneira possível..

Atividade didática em uma escola de Ensino Fundamental Ciclo I

Ano de escolaridade: 2° ano Ensino Fundamental Ciclo I.

Faixa etária: 7 a 8 anos;

Área do conhecimento: linguagem oral e ciências naturais.

Conteúdo: contos infantis, desenvolvimento físico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com