TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DIDATICA

Exames: ATPS DIDATICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  3.132 Palavras (13 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 13

Projeto: O Mundo Encantado do Sítio do Pica-Pau Amarelo 05

4 – Construtivismo – Um bom método de aprendizagem 08

Registro Reflexivo

09

Relatório de Vivencia Escolar 10

Planejamento: Aula de Artes 11

Aspectos considerados em relação a teoria e prática do Ensino 13

Conclusão 14

Bibliografia 15

INTRODUÇÃO

A dificuldade de aprendizagem, vem se tornando motivo de questionamento e angustias e para suprir tamanha carência na aprendizagem, as escolas tentam a motivação através de projetos voltados principalmente para o lado da leitura e escrita lúdicas, buscando com isso minimizar os problemas que se estendem as áreas do conhecimento.

A viabilidade e concretude desses projetos é que fazem o aluno conhecer e dar significados à sua vida educacional e pessoal, preenchendo as lacunas em aberto durante o processo de construção de sua aprendizagem.

O DESAFIO COTIDIANO DE ENSINAR A LEITURA E A ESCRITA NA ESCOLA

O ser humano sempre possuiu a necessidade de ler e escrever para fazer um registro de suas ações cotidianas assim como suprir necessidades na sua vida em sociedade. Para concretizar e aperfeiçoar tais conhecimentos, a Educação que antes atingia a poucos veio crescendo cada vez mais com a intenção de erguer-se para sempre a inteligência humana.

A leitura ganha novos significados. As pessoas a utilizam em vários momentos da vida, sejam para leitura de panfletos, livros, revistas, jornais entre outros.

O homem passou a assimilar muitos conhecimentos através da leitura, sendo inserido em um mundo ainda mais dinâmico e globalizado, conhecendo seus direitos e deveres, e a passou a entender mais da consciência de seus valores.

A família é fundamental na aprendizagem da criança na leitura e na escrita, pois será ela a primeira a dar o suporte e incentivar os atos e as práticas, e uma forma de incentivo muito importante é a de ler, pois sendo exemplo a criança se espelha e acaba criando o habito da leitura.

Mas verificamos que a falta de política pública de qualidade e moralidade deixa marcas negativas e a Educação caminha em passos lentos e com atrasos, faltando onde mais deveria ser presente. Associado a isto, existe também a carência familiar, e o aluno se vê desprovido de recursos e motivações para prosseguir na própria alfabetização, tornando-se descompromissado com o seu aprender.

A criança passa de uma serie para outra com uma enorme carência escolar de conteúdos e o que seria fácil de construir nas primeiras fases de aprendizagem, passa a ser um problema automático e contínuo nas series seguintes prejudicando o desenvolvimento do aluno.

Para que haja um aprendizado mais eficiente, as escolas, por meio de seus profissionais dedicados à Educação, inserem projetos direcionados a aquisição de conteúdos linguísticos de maneira que o aluno consiga aprender através do concreto e do criativo para que posteriormente tenha prazer ao conhecer a leitura.

A leitura está estritamente ligada a escrita, com isso surge a necessidade de se discutir sobre o processo de leitura e escrita nas series iniciais do ensino fundamental dada a sua relevância para o processo Ensino-Aprendizagem.

A leitura serve para que o aluno obtenha conhecimentos e serve de motivação e estímulos para que a criança goste de estudar e goste propriamente da escola.

PROJETO: O MUNDO ENCANTADO DO SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO

Duração: 4 meses.

Infantil II – 2014.

Tema: “O Mundo Encantado do Sítio do Pica-Pau Amarelo”

Eixo: Linguagem Oral e Escrita.

Justificativa:

Os personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo criados por Monteiro Lobato despertam grande interesse nas crianças. A observação e o conhecimento de cada personagem possibilitarão a ampliação dos conhecimentos da escrita instigando também a leitura.

Objetivo Compartilhado:

Montar uma coletânea com os personagens do sítio (sendo opcional a elaboração da coletânea uma para cada criança ou por sala).

Objetivo Didático:

∙ Ampliar o repertório de comunicação e expressão através da oralidade e linguagem escrita;

• Utilizar estratégias de leitura;

• Ampliar suas hipóteses sobre a escrita;

• Produzir textos descritivos orais tendo a professora como escriba;

• Conhecer as principais características dos personagens do sítio.

Conteúdos Conceituais:

• Conhecimentos sobre a vida e a obra de Monteiro Lobato;

• Conhecimento dos personagens do Sítio;

• Produção de textos descritivos orais.

Conteúdos Procedimentais:

• Coleta de material;

• Leitura de histórias do Sítio e sobre as características dos personagens;

• Listagem dos personagens;

• Utilização de estratégias de leitura e escrita;

• Ilustração da coletânea com os personagens.

Conteúdos Atitudinais:

• Interesse pelo universo da escrita;

• Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com