TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DIDÁTICA E PRATICA DE ENSINO

Artigo: ATPS DIDÁTICA E PRATICA DE ENSINO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.828 Palavras (8 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSDIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO MOSSORÓ (7240)-RN

Curso: Pedagogia

Disciplina:Didática e Prática de Ensino

Aila Maria Lopes – RA 8172747138

Andrea Carla de Sousa Câmara – RA 8172747147

Maria Ariana de Lima – RA 7441708870

Maria Elisa de Oliveira Freitas – RA 8112710582

Roberta Riany Rocha e Silva – RA 8112718800

Atividade Prática Supervisionada

Tutora a distância: Profª:Ausdy Nazareth Castro

Atividade apresentada como exigência da Universidade Anhaguera-UNIDERP junto à disciplina Didática e Prática de Ensino, no 3º período do Curso de Pedagogia.

Mossoró/RN, 02 de abril de 2014.

SUMÁRIO

1- Reflexões e compreensões dos desafios da prática docente

1.1- Texto critico/reflexivo

2- Proposta de atividade e metodologia aplicada/Projeto de ensino aprendizagem

2.1- Projeto: Família e Escola

2.2- Público-alvo

2.3- Justificativa/fundamentação teórica

2.4- Objetivo Geral e Especifico

2.5- Cronograma

2.6- Desenvolver/Ações

3- Frequentar um espaço de aprendizagem infantil

4- Considerações Finais.

Reflexões e compreensões dos desafios da prática docente

Texto critico/reflexivo

Sempre houve e haverá discussões entre educadores e vários segmentos da sociedade, quanto aos desafios da prática docente principalmente no que diz respeito à participação e o envolvimento da família no cotidiano escolar de seus filhos. Atualmente, devido a necessidade de terem que trabalhar, pais e mães têm se distanciado muito do ambiente familiar, gerando assim, o ingresso precoce da criança na escolar.

A escola, por sua vez, não pode arcar sozinha com a responsabilidade de cuidar e educar crianças pequenas, sem o conhecimento das aspirações da família quanto à sua educação. Assim, torna-se necessário uma articulação entre família e instituição, visando o mútuo conhecimento dos processos de educação, valores e expectativas para que ambas se complementem, conforme o art.29 da LDB. De acordo com a UNESCO (2003), “é crucial que a Instituição de Educação Infantil respeite e valorize a cultura das diferentes famílias envolvidas no processo educativo”, devendo estimular a participação destas no cotidiano escolar. Esta, não é tarefa fácil, pois muitos pais trabalham fora de casa o dia todo, não

dispondo de tempo para acompanhar seus filhos na escola, outros mesmo que tenham tempo, consideram que sua participação não é importante, creditando ao professor a tarefa de educar sozinho seu filho.

É claro que escola e família são instituições diferentes, que se contextualizam em vários moldes culturais, merecendo respeito mútuo, devendo-se assim, encontrar o ponto de

convergência entre ambas. Cabe ressaltar ainda que tanto a escola quanto a família têm passado por transformações importantes. A família deixou de ser numerosa residindo na mesma casa, concentrando-se hoje em núcleos menores, somente um dos pais, formada por casais separados que tinham filhos de outro casamento e mesmo por casais de homossexuais.

Por outro lado, a escola está deixando de ser tradicional na busca de novas metodologias de ensino de novas formas de trabalhar a construção do conhecimento, inclusive procurando respeitar a bagagem que seus alunos já trazem tentando inserir em suas práticas cotidianas a comunidade os pais e outras pessoas a quem possam interessar suas atividades.

Proposta de atividade e metodologia aplicada/Projeto de ensino aprendizagem

1- Projeto: Família e Escola

2-Público-alvo: 3º ano fundamental menor

3-Justificativa/fundamentação teórica: O ambiente escolar tem sem dúvida, uma função importantíssima educadora. Por isso se faz necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade na escola. A participação da família no ambiente escolar sempre foi e será considerado componente importante para o desempenho ideal das instituições de ensino, e para a segurança, confiança e alto confiança da criança em sua vida escolar.

4- Objetivo Geral e Especifico: Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento da auto confiança. Precisa-se valorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importância do diálogo,

promovendo a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar, ressaltando a importância da afetividade na escola e na família, trabalhando o lógico - matemático, lingüístico e produção de textos coletivos, orientando os alunos sobre os direitos e deveres de cada um dentro e fora da escola, adotando atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação e ensinando a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros.

5- Cronograma: 15/04 á 15/05 tempo de mais ou menos 2 horas diárias

6- Desenvolver/Ações:

 Conversação sobre a importância da escola e o porquê deles, alunos, estarem naquele ambiente

 Eleger o ajudante de cada dia dando-lhe atribuição, trabalhando a auto-estima e a responsabilidade de cada aluno (a), partindo do ajudante do dia;

 Assistir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com