TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Didática E Práticas De Ensino

Pesquisas Acadêmicas: Atps Didática E Práticas De Ensino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  1.263 Palavras (6 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O objetivo do presente texto é apresentar um relato de experiência na realização de atividades na disciplina de Didática e práticas de ensino para a formação do licenciado em Pedagogia, falando sobre o desenvolvimento acadêmico vivenciado na disciplina.

Na experiência relatada, serão abordados um projeto, atividades e pesquisas realizadas durante o estudo da disciplina. Podemos dizer que a nossa experiência nessa disciplina caracteriza-se como um contexto totalmente novo para alguns graduando e com isso cheios de dilemas e desafios.

No entanto, tais experiências nos dar a certeza que teoria e prática devem caminhar juntas, possibilitando reflexões a cerca da profissão docente e na construção da identidade profissional de educador. Tudo isso é de grande importância para que possamos ter consciência da realidade dos alunos e professores das escolas, quando observamos adquirimos experiência, quando questionamos, tiramos nossas dúvidas antes mesmo de nossa própria prática. A monitoria em realidades diversas como tem efetivado, é de grande riqueza cultural e para um futuro profissional.

Vivências realizadas na disciplina, de Didática e Práticas de Ensino.

Nosso primeiro contato com a escola e o ambiente da sala de aula foi através de observação e reconhecimento do espaço, além de conhecer quem são os alunos e os profissionais envolvidos observamos alguns problemas, o que mais nos chamou atenção, é a violência entre as crianças desta escola daí a ideia de desenvolvermos um projeto que busque diminuir tal desafio.

A violência vivenciada pelos jovens nas escolas é uma realidade clara. A sociedade terá que se organizar e entrar ativamente contra este fato. Deste modo, a escola terá que ajustar os seus conteúdos programáticos e aproximando-se mais das crianças e dos seus familiares, pois devido às exigências, as famílias muitas vezes não se dão conta da sua função educativa, e confiam apenas na escola. No meio de toda esta confusão, estão as crianças, que, atuam conforme aquilo que observam e agem mediante os seus costumes.

A questão da disciplina pede, para seu enfrentamento, a ajuda de um conjunto de áreas do conhecimento, como a Sociologia, Psicanálise, Ética, Política, Psicologia, História, Tecnologia, entre outros além dos próprios saberes pedagógicos. Outro fato a ser considerado é que a disciplina é apenas a aparência do processo de educação escolar, que por sua vez também é extremamente complexo e exigente. E então a ideia de desenvolvermos um projeto com esse tema. VIOLÊNCIA NA ESCOLA: QUAL A ORIGEM DESSE PROBLEMA? O mesmo foi desenvolvido para o 4º ano do ensino fundamental.

Percebe-se que a cada dia que passa os alunos demonstram comportamentos e atitudes agressivas, ferindo tanto a se próprio como também os próprios colegas, professores, ou seja, toda a comunidade escolar. Daí surge à necessidade de uma verificação mais sólida dos “porquês” dessa violência, como também, as prováveis opções para entender e transformar essa condição porque no mundo moderno em que vivemos os incentivos ao alto consumo para toda a sociedade e principalmente para as crianças e jovens, através dos meios de comunicação, as mudanças nos valores das famílias e tantos outros problemas, tem causado maiores índices de violência, chegando estes a atingir o âmbito das instituições de ensino.

Importante sabermos distinguir quando um determinado comportamento agressivo é temporário, por motivos passageiros, por exemplo, um irmãozinho que nasceu separação conjugal dos pais, por mudança escolar, ou também se esse comportamento é um desvio de conduta, daí a necessidade de um acompanhamento especial. Se o professor, a instituição de ensino e a família não der a necessária seriedade suas atitudes irão evoluir prejudicando-o na adolescência e vida adulta.

Este projeto tem como objetivo compreender até que ponto estas transformações comprometeria o comportamento dessas crianças, como uma criança com comportamentos agressivos conseguirá aprender em uma sala de aula com outras crianças, que possuem outras culturas comportamentos, bem como os riscos que acarretam a violência.

Ainda na disciplina visitamos um espaço de aprendizagem infantil, no qual tivemos a oportunidade de observar vários momentos importantes. O espaço fica localizado no bairro Frei Damião (nesta cidade) e recebe o nome de centro educacional Aurélio Buarque.

Na observação do ensino infantil, verificaram-se muitos aspectos positivos, visto que a professora mostrou empenho, dedicação, compromisso, bem como a ocorrência de troca de saberes e experiência entre professor-aluno ocasionando por tanto uma aprendizagem significativa. Durante a observação constatou-se também que há um planejamento de aula por parte da professora; existe domínio de conteúdos que são definidos todas as sextas; ela segue uma sequencia do seu planejamento e das propostas no livro didático. Segue-se um a rotina diária com os alunos, os mesmo são acolhidos com um beijo, sentando cada um em suas cadeiras onde já está fixado um pequeno bloco, fazem a contagem dos alunos e seguindo para o lanche e em sequência a escovação dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com