TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DIREITO EMPRESARIAL

Trabalho Escolar: ATPS DIREITO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  5.113 Palavras (21 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 21

ATPS DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO

INSTRUTOR EAD: LUIZ EDUARDO BETONI

INSTRUTOR PRESENCIAL: ANDRÉ MARQUES

Sumário

Introdução 3

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi elaborado com o objetivo de enfatizar a origem e a importância do Direito Empresarial e Tributário, seu conceito e aplicabilidade como ferramenta de ajuda em nosso cotidiano e os benefícios que nos trazem, além de contribuir para o aprendizado acadêmico.

ETAPA 1

PASSO 01

DIREITO COMERCIAL

Os bens e serviços de que todos precisaram para viver, isto é, os que atendem ás nossas necessidades de vestuário, alimentação, saúde, educação, lazer etc. São produzidos em organizações especializadas e negociadas no mercado. Quem estrutura essas organizações são pessoas vocacionadas á tarefa de combinar determinados componentes os fatores de produção e fortemente estimuladas pela possibilidade de ganhar dinheiro, muito dinheiro, com isso.

A atividade dos empresários pode ser vista como a de articular os fatores de produção, que no sistema são quatro: capital, mão de obra, insumo e tecnologia. As organizações em que se produzem os bens e serviços necessários ou úteis á vida humana são resultado da ação dos empresários, ou seja, nascem do aporte de capital, próprio ou alheio, compra de insumos, contratação de mão de obra e desenvolvimento ou aquisição de tecnologia que realizam. Quando alguém com vocação para essa atividade identificada a chance de lucrar, atendendo á demanda de quantidade considerável de pessoas quer dizer, uma necessidade, utilidade ou simples desejo de vários homens e mulheres na tentativa de aproveitar tal oportunidade, ele deve estruturar uma organização que produza a mercadoria ou serviço correspondente, ou que os traga aos consumidores.

O direito comercial cuida do exercício dessa atividade econômica organizada de fornecimento de bens ou serviços, dominada empresa. Seu objeto é o estudo dos meios socialmente estruturados de superação dos conflitos de interesses envolvendo empresários ou relacionados ás empresa que exploram. As leis e a forma pela qual são interpretados pela jurisprudência e doutrina, os valores prestigiados pela sociedade, bem assim o funcionamento dos aparatos estatal e paraestatal, na superação desses conflitos de interesses, formam o objeto da disciplina.

DIREITO EMPRESARIAL

É o conjunto de normas jurídicas que disciplinam as atividades das empresas e dos empresários comerciais, abrangem em geral da empresa em sociedades empresariais, títulos de credito, contratos mercantis, propriedade intelectual, relação jurídica de consumo, relação concorrencial, locação empresarial, falência e recuperação de empresas.

O direito empresarial leva em conta uma organização e efetivo desenvolvimento de atividade econômica organizada onde os empresários individuais e as sociedades empresárias são considerados agentes econômicos fundamentais, pois geram empregos, tributos, além da produção e circulação de certos bens essenciais a sociedade, por isso, a legislação garante estes uma serie de vantagens. Assim é que são deferidos institutos que dão efetividade ao principio da preservação da empresa, de origem eminentemente neoliberal em razão da necessidade de proteção ao mercado.

EMPRESA E SUA EVOLUÇÃO

Os bens e serviço que homens e mulheres necessitam ou desejam para viver isto é, vestir, alimenta- se, dormi divertir- se. São produzidos em organizações econômicas especializadas, nem sempre foi assim, porém na antiguidade, roupas e viveres eram produzidos na própria casa, para seus moradores: apenas os excedentes eventuais eram trocados entre vizinhos ou na praça. Na Roma antiga, a família dos romanos não era só o conjunto de pessoas unidas por laços de sangue, mais também incluía os escravos, assim como a morada não era apenas o lugar de convívio intimo e recolhimento, mas também o de produção de veste, alimentos, vinho e utensílios de uso diário.

Alguns povos da antiguidade, como os fenícios, destacaram-se intensificando as trocas e, com isto, estimularam a produção de bens destinados especificamente a venda. Esta atividade de fins econômicos, o comércio, expandiu-se com extraordinária vigor, graças a ela estabeleceram- se intercâmbios entre culturas distintas, desenvolveram-se tecnologias e meios de transporte, fortaleceram-se os estado, povoou-se o planeta de homens e mulheres.

EMPRESÁRIO

Empresário é definido na lei como o profissional exercente de atividade econômica para a produção ou a circulação de bens ou de serviço. Destacam-se da definição as noções de profissionalismo, atividade econômica organizada.

Profissionalismo a noção de exercício profissional de certa atividade é associado, na doutrina, a considerações de três ordens, a primeira diz a respeito a habitualidade, não se considera profissional quem realiza tarefas de modo esporádico.

Atividade se empresário é o exercente profissional de uma atividade econômica organizada, então empresa é uma atividade a de produção ou circulação de bens ou serviço.

Econômica a atividade empresarial é econômica no sentido de que busca gerar o lucro para quem explora, nota-se que o lucro pode ser um objetivo da produção ou circulação de bens e serviço, ou apenas um instrumentos para alcançar outras finalidades.

Organizada a empresa é atividade organizada no sentido de que nela encontram articulados, pelo empresário, os quatro fatores de produção: capital, mão de obra, insumos e tecnologia.

PASSO 2

Empresa R A SOARES NUES ME localizada na Rua Teófilo de Castro n° 51 Centro Itapipoca CE sob CEP 62500-000, sendo uma microempresa optante pelo simples nacional, de modo que visa seu valores ser diferenciado no mercado competitivo, assim trabalhando com produtos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com