TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - DIREITO EMPRESARIAL

Exames: ATPS - DIREITO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  1.876 Palavras (8 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 8

Sumário

Introdução 3

Etapa 1 4

2.1. Passo 1 4

2.2. Passo 2 5

2.2. Passo 3 6

Etapa 2 6

3.2 Passo 2 7

3.3 Passo 3 8

Bibliografia 10

Introdução

O presente trabalho irá apresentar os principais conceitos que leva um empresário a citar sua própria empresa. A globalização vem provocando inúmeras mudanças no mundo organizacional e na sociedade em que vivemos.

Segundo o livro “Direito Empresarial e Tributário” as atividades dos empresários podem ser definidas como combinação dos fatores de produção que podem ser divididos em capital, mão de obra, insumo e tecnologia, para a produção de bens ou serviços. Ou seja, o empresário, utilizando da conjugação desses fatores. Identifica-se uma oportunidade que produz e atende uma demanda de pessoas obtendo com isso, lucro ou riqueza.

Apresentaremos neste trabalho passo a passo da organização de uma empresa no qual aplicaremos os nossos conhecimentos obtidos neste livro, pois criaremos uma empresa, qual aplicará todo o processo que levará a sua existência no mundo organizacional, dentro dela colocaremos quais são os motivos da sua existência e que tipo de serviço prestará.

Abordaremos também tudo sobre direito comercia de um empresário que é o conjunto de regras jurídicas que regulam as atividades das empresas e dos empresários, bem como os atos considerados comerciais, mesmo que esses atos não se relacionem com as atividades das empresas. Esse conceito será muito importante para esclarecer todos os direitos comerciais de um empresário.

Etapa 1

Passo 1

Definir em no máximo duas linhas por item citados abaixo, os seguintes termos e expressões constantes do conceito legal de empresário analisado no artigo 966 do Código Civil, essa definição deverá ser anotada, pois, contribuirá com a atividade que será executada no passo 4 desse desafio.

Profissionalmente:

O empresário é aquele que da tom a propriedade de bens de produção, atividade econômica e organizada para a produção ou circulação de bens ou serviços.

Atividade econômica:

A pessoa só se dedica a exploração da atividade econômica , em relação ao trabalho, a expectativa de receber dentre as diversas alternativas oferecidas pela lei, a mais adequada aos seus investimentos no que diz respeito à neutralização dos riscos e à otimização dos resultados.

Atividade Organizada:

A atividade de um empresário é organizada, pois nela estão presentes os quatro fatores de produção: capital, insumos, mão-de-obra e tecnologia.

Etapa 1

Passo 2

Reunir o grupo e pesquisar quais são as condições para se tornar um empresário, na legislação atual e sair da informalidade.

Após a pesquisa anotar os pontos principais, elaborando um relatório de uma página.

- Identificar e buscar oportunidades constantemente;

- Estar atento para expandir o negócio com novos produtos, preços.

- Faça as coisas antes de ser solicitado, antes de ser forçado;

- Calcular os riscos que a empresa pode enfrentar;

- Expressar confiança na sua própria capacidade para enfrentar dificuldades;

- Utilizar pessoas chaves como agentes para atingir seus próprios objetivos;

- Dividir tarefas de grande porte e estabelecer prazos definitivos;

- Mantenha registros financeiros e utilizar para tomar decisões;

- Estabeleça metas e objetivos que são desafiantes e que tenham significado pessoal;

- Aja diante de um obstáculo;

- Faça um sacrifício pessoa, ou faça um esforço extraordinário para completar uma tarefa;

- Aja de maneira a fazer coisas que satisfaçam ou excedam padrões de excelências.

Etapa 1

Passo 3

Reunir as informações do passo 1 e 2 e preencher o quadro 1, conforme os dados solicitados. Condições para se tornar um empresário.

Qual é o conceito de empresário?

É aquele que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou serviços.

Quem a legislação não considera empresário?

Quem exerce profissão intelectual de natureza cientifica, literária ou artística, salvo se o exercício da profissão constituir como empresa.

Cite 5 características do empresário.

Criatividade, procura de oportunidades, independência, acreditar em si e flexibilidade.

Quais são os pressupostos fundamentais ao exercício de atividade empresarial?

Estar em pleno gozo da capacidade civil; Não estar impedido por --- específica, de --- a atividade empresarial; Ser maior de 18 anos ou menor emancipado; Não ser viciado em tóxicos; Deficiente mental;.

O que é uma empresa?

A empresa é o empresário, pois o empresário é quem exercita a atividade econômica, organizada, de forma continuada. A empresa pode ser uma pessoa física ou jurídica, pois ela é titular de direitos, deveres e obrigações.

Etapa 2

Passo 1

Pesquisar tipos de sociedade existentes no Brasil, conforme o novo Código Civil que entrou em vigor em 11 de janeiro de 2003. Após essas informações escreva uma sugestão de tipo de sociedade para apresentar para seu grupo.

Tipos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com