TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS De AUTOMOVEL ANHANGUERA

Monografias: ATPS De AUTOMOVEL ANHANGUERA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  1.640 Palavras (7 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 7

O Mutualismo

A Historia do Mutualismo.

O mutualismo privado e livre desenvolveu-se muito na Europa, até a primeira Grande Guerra, abrangendo setor da população que não os operários e arregimento vultuosos capitais privados nas sociedades de socorro mútuos. Mutualismo privado e livre que irá desenvolver a técnica dos seguros privados, em que o assistido não é a um só tempo segurado e segurador de si mesmo, mas pela qual, a função seguradora é transferida a terceiro: Precedência Social a sua técnica de formação de reservas de capitais pra distribuição de benefícios de previdência.

Mutualismo também é a divisão das perdas entre interessados. Historicamente, umas das historias de onde começou o seguro foi da seguinte forma, navegadores se reuniam e estimavam as perdas anuais no patrimônio conjunto (embarcação e suas cargas). Então, repartiam essa perda estimada entre eles, segundo a participação de cada um no patrimônio total. Atualmente, o mutualismo ainda é utilizado pelas seguradoras em alguns paises, mas pouco usado pelos consumidores. Estes optam por não incorrer nos elevados custos de administração da modalidade, que exige conhecimento especializado.

Mutualismo no Seguro

Sendo assim o mutualismo é uma característica é bem marcante no seguro é a união de esforços entre partes envolvidas (mutualismo), formado desta forma um fundo comum cujo objetivo é a mitigação de risco. Em outras palavras, quando contrato um seguro o premio que pago não é apenas meu, ou melhor, não é apenas para pagar a minha possível indenização, mas sim, para fazer parte de um clube. Desta forma a indenização é patrocinada com o dinheiro do fundo comum e não com o lucro da seguradora como pensam algumas pessoas.

Definição de Mutualismo.

Mutualismo é um sistema privado de proteção social que visa criar e promover organizações de política mutualista, sociedades de seguros mutualistas e fundo de pensões mutualistas. O mutualismo foi percussor do moderno sistema de se seguros, cujos princípios assentam na reciprocidade dos serviços e na entre ajuda. Consubstancia-se na existência de um fundo comum para o qual todos convergem através de contribuições ou quotas, de modo a permitir de forma previdente, acautelar o futuro próprio ou dos seus familiares através de retribuições pecuniárias ou de assistência.

Tipos de Mutualismo:

Mutualismo (Biologia) - relação de interdependência entre espécies.

Mutualismo (Sociedade) – movimento de solidariedade que traduz a interajuda entre as pessoas, precursor do moderno sistema de seguros

Mutualismo (político) movimento político fundado pelo anarquista Pierre Joseph Proudhon.

Fraude

O que seria a Fraude ?

Fraude é um esquema de mentiras ou de má fé criado para obter ganhos pessoal. Fraude é enganar , lesar.

Num sentido amplo, uma fraude é um esquema ilícito ou de má fé criado para obter ganhos pessoais, apesar de ter, juridicamente, outros significados legais mais específicos (os detalhes exatos divergem entre as jurisprudência). Num sentido amplo, mas legal, uma fraude é qualquer crime ou ato ilegal para lucro daquele que se utiliza de algum logro ou ilusão praticada na vitima como seu método principal.

Segundo o dicionário Aurélio: Abuso de confiança; ação praticada de má fé. Contrabando, clandestinidade. Falsificação, adulteração.

A Fraude no Seguro

Fraude em seguro é comum, em varias vertentes são contadas historias de vantagens ilícitas entre segurado e seguradoras. Comete Fraude contra o seguro quem engana a seguradora para obter vantagem indevida, ou seja, quem tenta receber beneficio não garantido pelo contrato de seguro. A fraude no seguro acontece no dia-a-dia e é cometida de forma internacional, geralmente com a apresentação de documentos falsos, omissão ou alteração de informações importantes, simulação de situações e outros artifícios.

Dados levantados pelo CNSEG – Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, os sinistros somaram um total de 20,9 bilhões no ano de 2011 e houve um acréscimo de 13,6% em 2012. Desse total 1,9 bilhões, correspondendo a 9,1%, são suspeitos de fraudes.

As fraudes impactam diretamente no bolso dos segurados, ou seja, a fraude contamina o preço do seguro; e atuar na redução das fraudes, PE agir em favor do segurado, bem como na prestação de serviços das Seguradoras.

Pesquisa realizada pelo IBOPE a pedido da CNSEG – Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, e também divulgada no ultimo ano, mostra que 61% dos entrevistados, todos os clientes são prejudicados pela fraude no seguro. Já 20% acham que a Seguradora é a maior prejudicada e 15% acreditam que os dois saiam no prejuízo.

Existem diversas modalidades de fraudes no mercado segurador, mas uma de maior relevância é a do “SEGURO PIRATA”.

Os seguros piratas são praticados, principalmente por cooperativas, como por exemplo, “cooperativa dos taxistas”, onde oferecem as mesmas coberturas de mercado com um custo impraticável e desleal, fazendo com que a categoria dos corretores de seguros se mobilizasse para impedir este tipo de comercialização.

As atuações dessas organizações são irregulares, mas mesmo assim elas ludibriam os consumidores com uma operação sem regulamentação e sem atendimento às exigências legais, como o lastro de capital que o governo estipula para todas as coberturas.

Devido ao alto número de fraudes em seguros detectados, foi criada uma “FORÇA TAREFA”, juntamente, policia x seguradora x corretor para investigar os falados “golpes de seguros”.

Podemos afirmar a importância do consenso das categorias regulamentadas e fiscalizadas por órgãos competentes de combaterem a fraude, visando a conquista de um mercado limpo.

A Fraude de seguros é considerada falta de ética, mas principalmente pela lei Brasileira também é crime, e é tratada no inciso V do artigo 171 do código penal Brasileiro onde: Fraude para recebimento de indenização ou valor de seguro:

Conduta: destruir total ou parcialmente, ou ocultar coisa própria, ou lesar o próprio corpo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com